domingo, 15 de setembro de 2013

SINTRA: SEI EM QUEM NÃO VOTAR PARA A UFSMSMSMSPP...

CONTRA OS QUE DESTRUÍRAM A MINHA FREGUESIA

Eles andam por aí. Alguns até se dizem "Independentes". Querem fazer-nos esquecer que estiveram na primeira linha de colagem e seguidismo ao que Fernando Seara e Marco Almeida fizeram para satisfazer Relvas e a Lei de Extinção de Freguesias.

Distraídos, usam as palavras "dar continuidade", quando só o podem fazer indo contra a quase milenar e riquíssima história dos territórios sacrificados e suas gentes.

Falam da "participação democrática da sociedade civil", quando não quiseram escutar a sociedade civil para relevantes temas da vida colectiva e agravamento dos problemas locais, optando por mais afastamento em vez de proximidade.

Foram eles que fizeram a UFSMSMSMSPP, nome híbrido que apadrinharam, uma figura territorial sem nexo, desligada dos residentes e seus interesses, mas cujos objectivos - cada vez mais claros - nada têm a ver com o Poder Local Democrático.

As populações, umas mais que outras, foram traídas.

Como é possível, e com que interesses, pessoas que se vincularam à história das suas freguesias, se misturem contra naturam com os "ajustados" à Lei que traiu aquilo que foram os princípios do Poder Local democrático, de proximidade aos residentes?

Um candidato agora "Independente", que nada soube dizer - durante anos - sobre um Fontanário Histórico desaparecido a 200 metros da sua Junta, propõe-se "promover a realização de eventos que visem a projecção de Sintra nos diferentes continentes"...

NÃO VOTAREI EM QUEM - NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL - APOIOU A LEI DE EXTINÇÃO DE FREGUESIAS E QUE DELA SE POSSA APROVEITAR.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SINTRA: NA DESPEDIDA DE ANA GOMES

No passado dia 9 (segunda-feira), segundo o Calendário previsto, realizou-se a última Sessão de Câmara (obviamente privada) antes das Eleições de 29 deste mês.

Como o Senhor Presidente de Câmara cancelou a última Reunião Pública, calendarizada para 21 de Agosto, os munícipes ficaram impedidos de intervir.

Daí que - por aqui - envie uma saudação de despedida muito especial para a Sra. Dra. Ana Gomes, Vereadora, cuja candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Sintra tive a honra de publicamente apoiar.
 
É meu total convencimento que, se tivesse sido eleita Presidente da Câmara, Sintra teria dado largos e indispensáveis passos para o desenvolvimento económico de que carece, com reflexos na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes.
 
Ana Gomes não foi eleita para Presidente, mas cumpriu o seu mandato de Vereadora com elevado esforço, já que em simultâneo desempenhou funções internacionais que prestigiaram Portugal no conceito das nações.
 
Respeitada Embaixadora de profissão, Jurista e Eurodeputada, Ana Gomes tem desempenhado elevadas missões em nome da União Europeia, onde ajusta a sua dinâmica e competência à seriedade de quem sabe estar na politica. 
 
Não seria a Presidência da Câmara de Sintra o trampolim para outras ambições, mas sim uma missão mais a desempenhar, com o elevado sentido de responsabilidades que coloca em todos os seus actos.
 
A Dra. Ana Gomes ensina como se deve estar na politica. Faz parte da História. É uma cidadã do mundo no sentido mais alto do termo.

Sem exibicionismos, enquanto participou na solução de muitos e graves problemas que ocorreram e ocorrem por este mundo fora, procurou cumprir a sua eleição como Vereadora, estando presente nas reuniões da sua Câmara Municipal.

O meu reconhecimento à Sra. Dra. Ana Gomes, que gostaria de ter tido como Presidente do meu concelho - que também é o dela - numa confiança total do que seria a sua gestão e rigor a todos os níveis.

A Dra. Ana Gomes terá sempre um elevado cargo à sua espera em Portugal, para bem do nosso futuro como povo livre e onde queremos viver condignamente.

Fico à espera de Ana Gomes, no meu País.


 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SINTRA: QUEM VIER ATRÁS QUE LIMPE A CASA?

HISTÓRIA COMPLEMENTAR DAS "EMBRULHADAS"

Agora que, ao que parece, ninguém foi responsável pelo que aconteceu nos últimos 12 anos, talvez seja altura de alertar os autarcas que se seguem para as despesas a orçamentar a título de limpeza e outros compromissos que fiquem em carteira.
 
Nas Escadinhas do Hospital, em pleno Centro Histórico, também houve casas "embrulhadas", não se conhecendo outras virtudes senão alegrar os olhos de quem passava e iludir os eleitores para a campanha autárquica de 2005.

 
O tempo, na sua ingratidão, encarregou-se de desfazer o painel pintado por um artista plástico que não merecia ver assim a sua obra destruída e abandonada.
 

 
Nesta fase, sem o painel, tivemos o "bucólico" que nem Byron ou Herculano viram, mas onde qualquer distraído passeante pode ver "estrelas" pouco agradáveis.  
 
 
Nestas escadas passam diariamente residentes, turistas, pessoas que olham a apreciar estas estruturas, cada vez mais integradas no espírito da "Dedicação" que um dia seria prometida aos sintrenses e por aqui conservada. 
 
Passados 2 mandatos, 8 anos, 96 meses, 2920 dias, sem que alguém se manifestasse com vocação para retirar estas estruturas, será que um destes dias se publicita a adaptação a baloiços ou se instalam aparelhos para cultura física? 
 
A menos que se trate de algum compromisso assumido com os sintrenses.
 
E quanto custou tudo isto ao erário público e aos sintrenses?
 
NINGUÉM EXPLICA? 
 
 
 

domingo, 8 de setembro de 2013

SINTRA: SR. DR. FERNANDO SEARA, O CANDEEIRO FICA?

A história do candeeiro nunca terá sido bem contada.

Talvez, antes de deixar o cargo de Presidente da Câmara, o Sr. Dr. Fernando Seara esclareça tudo sobre o candeeiro negro - como que de mau augúrio - instalado em Junho de 2012 quase em frente dos Paços do Concelho.
 
 Completamente desenquadrado do local e do espaço
 
Trata-se de um candeeiro pesado e negro, equipado para ser espião, constando que possui dois botões, um que nos daria a música de que precisamos e outro que serviria para outros fins mais alarmistas, pouco entendíveis no local. 
 
Agora que já acende, porque raio a cinta continua a tapar os botões?
 

 Verdadeiro cinto de castidade, impedindo o acesso aos botões

Segundo uma "fonte do gabinete de comunicação da Câmara" ao Tudo sobre Sintra (10 de Julho de 2012)  o "poste foi oferecido por uma empresa do concelho", mas passados 14 meses ainda não terá sido aceitado em Reunião de Câmara.

A confirmar-se que foi oferecido, porque não foi ainda à Reunião de Câmara para ser votada a doação? A menos que a informação prestada não corresponda à verdade, o que seria extremamente grave.

Se foi comprado, quanto custou aos contribuintes.

A confirmar-se o gosto pela continuação no local, então uma modesta sugestão:

- Que na próxima (e última) Sessão de Câmara deste mandato, Extra Ordem de Trabalhos, seja proposto dar ao candeeiro o nome do promotor de tão relevante obra. Porque em Sintra não se deve só lembrar Byron e Herculano... 
 
Nestas coisas há sempre nomes disponíveis para brilhar. 
 
 
 ««»»
 
 
Lviv - Candeeiros nos quatro cantos da Praça do Mercado (à esquerda é a Câmara Municipal)