segunda-feira, 9 de julho de 2018

SINTRA: SENHOR PRESIDENTE, TRATEMOS BEM OS VISITANTES

"Conselho" do Turismo...ainda não há...

O Senhor Presidente faz-nos passar por cada coisa...como seria bom vestir a pele de quem demanda Sintra, busca instalações sanitária dignas...mas não encontra.

Partindo do princípio de que Sua Excelência também terá necessidades fisiológicas (situação muito comuns entre humanos) sugerimos que vista a pele de outros. 

Imaginamos Sua Excelência a utilizar transportes públicos na caminhada para Sintra, aflito em busca de um WC higiénico e adequado aos fins previstos e...NADA! 

Confessamos: - Essa falha levou-nos, no passado dia 5 deste mês, a pedir desculpas em nome de Sintra, fazendo segredo do nome de Sua Excelência por razões óbvias.

Era um grupo de visitantes polacos, de Posnan, e as Senhoras acabariam por utilizar as reduzidas instalações sanitárias...recorrendo também às dos Homens.

Ficaram aflitas ao ver um ou dois exemplares masculinos a aproximarem-se e tivemos o cuidado de as acalmar (esperando) numa atitude de boas vindas.   


Tinham saído cedo do hotel, fila na estação do Rossio e dois comboios por hora, 40  minutos num comboio sem WC, caminhar até à Vila. Estavam desanimadas.

Falámos-lhe da Polónia, do Palácio Real em Varsóvia, da Praça do Mercado, da Barbacã, do Museu de Maria Curie, do Monumento a Chopin no Parque Lazienki...

Que sabíamos das vítimas do nacional-socialismo e seu lider Adolfo Hitler, viagem que muitos políticos portugueses deveriam efectuar para a noção do passado. 

Para que a memória não esqueça - Rua Prózna com fotos de famílias desaparecidas

Tivemos tempo de referir a casa em Zelazowa Wola onde nasceu Frederic Chopin e só um gato preto tem a honra de se deitar no sofá que foi do grande compositor.

No sofá que era de Chopin

Desta simbiose cultural, com elas mais confortáveis, recordámos Cracóvia, Gdansk e tantas tão belas cidades limpas, onde se respeitam os visitantes.

Feitas as pazes, pedidas desculpas, acabaríamos por lhes dizer que uma equipa de "Conselheiros" estava atenta ao problema para implementar soluções sanitárias.

E como seria fácil tal solução se dela houvesse preocupação, nem que com utilização paga (por exemplo 50 cêntimos) como sucede actualmente pelo mundo fora.

Apeteceu-nos mentir. Dizer que se publicitou o destino Sintra sem se ter em conta que, antes, se deveriam ter estruturas que respondessem ao fluxo turístico. 

Caímos - para o bom nome de Sintra - nas catacumbas do "Clube das Mentirolas", de onde saltam as mais diversas miragens e que arautos se encarregam de espalhar. 

Turismo não é coisa de fogachos

Estamos num mês com grande fluxo de turistas nacionais e estrangeiros, sendo o Parque dos Castanheiros um local muito procurado para merendar e descanso. 

Era esta a imagem desta manhã...dos 134 milhões que Sua Excelência agita amiúde, quanto foi conseguido ao não reparar o equipamento danificado? 

Mesa partida que não é de hoje

Banco partido com visíveis sinais de não ter sido agora

Que dizer disto, Senhor Presidente?

Claro que Sua Excelência sabe o que é Turismo, então não havia de saber. Sabe perfeitamente que promover um destino obriga a infraestruturas qualificadas.

Hoje, em que tais visitantes não nos lêem - mas outras irão sentir este problema - fica-nos a dúvida determinante: - Será que Sua Excelência se sente bem com isto?

Será que Sua Excelência tem a sensibilidade exacta, a necessária para poder avaliar a incompatibilidade entre promoção do destino e a incapacidade de resposta?

Enquanto conversávamos com aquelas visitantes, tivemos o cuidado de as desviar na direcção do Palácio Nacional, para que não vissem o "Património" do outro lado.  

Era a fachada do Paris mostrando as agressões ao Património, sem que se sintam acções por parte da Autarquia para que se responsabilize, tal como no Central. 

Este pedacinho da fachada do Paris deveria envergonhar alguns dos Conselheiros de Sua Excelência...tal como a Estrutura que, com benevolência, é mantida no Central   

Obras a decorrer no edifício do Paris? 

Não acreditamos que decorram obras neste edifício pois não vemos nenhuma Placa ou Aviso a identificá-las, mas os azulejos vê-se como estão e mais se verá...

Insistiremos até que sintamos em Sua Excelência o empenho nas soluções adequadas, para que não sejamos obrigados a pedir desculpas como recurso. 

Enquanto isto se passa, Sua Excelência viverá na nuvem dos milhões, ontem 134, amanhã uns tantos mais, prontos a justificar obras, mas com eleições ainda longe...

Quem verdadeiramente ama Sintra não se conforma com a dolorosa aventura que estamos vivendo aqui e ali ou no naipe de promessas que constroem a Sintra Virtual.

Resta-nos pedir a Sua Excelência que atente, 

Atentamente o esperamos. 

Sintra não merece isto. 


Sem comentários: