domingo, 24 de junho de 2018

HOJE É DOMINGO...VAMOS VISITAR EVA E ADÃO...

Naturalmente que a visão mais comum de Eva e Adão, aqueles felizardos que tiveram o Paraíso à disposição e o encheram de lixo, não será a mais adequada.

Sempre pensámos que seriam figuras cobertas de pelos por todos os lados, pior ainda que algumas ainda hoje vistas nas nossas praias (ou piscinas reservadas).

Como a serpente terá sido má conselheira, formámos a ideia de que pouco se lavavam, com a pele - que hoje gostamos de afagar - pouco macia e nada doce.  

Nas imaginações mais razoáveis, Eva e Adão andariam muitas vezes quase de gatas, com a sorte de não precisarem de pilates para se manterem em forma.

Isso foi o que nos convenceram quando éramos crianças, quando nos instilavam que Adão era um brutamontes, vivia numa caverna sem tarifa social de electricidade.

Há sugestões sobre a sua vida íntima, pois não tiveram filhas mas multiplicaram-se em grande escala sem que algum poder celestial seja conhecido.

Tal como ainda está por apurar em que gruta ambos despertaram, acasalaram e com que idade terão abandonado esta sua experiência terrena, isenta de IMI.  

Fica o receio de Eva e Adão terem sido mal interpretados e menos valorizados nas suas diversas performances, talvez pouco justas para a sua memória.   

Felizmente, em 1563, Giovan Angelo Marini desfez as dúvidas sobre Eva, mostrando-a em toda a plenitude de formas e beleza, capaz de tentar um Santo além de Adão:


Quem negará a beleza da nossa primeira Mulher, mesmo rodeada da serpente e dos dois filhos, manos que com ela e Adão partilharam o início da vida?

E Adão? Que devemos dizer sobre esse primeiro exemplar da masculinidade, mas nesse caso deixamos a quem nos lê a avaliação devida, segundo uma visão livre: 


Em 1502, Cristoforo Solari esclareceu todas as dúvidas sobre Adão, bem longe das  conjecturas que ao longo de séculos tinham duvidado dos seus dotes físicos. 

O estranho, com estes exemplos - um com quase 500 anos e outro com mais - é que ainda hoje se tente denegrir Eva e Adão como se tivessem sido selvagens.

Pelo que se vê selvajaria seria uma boa consequência, completamente aceitável.

Há coisas que só podem existir e dizer-se por inveja...

Que se medite...mas a Eva deslumbrou-nos.





Nota: Estas e outras maravilhosas peças podem ser apreciadas no Museu da Duomo de Milão, a duas horas e meia de Lisboa. 

Sem comentários: