quinta-feira, 19 de abril de 2018

SINTRA: UMA MALDADE NAS ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO

Até nos transportes públicos se falhou

Razoavelmente, a termos envolvimento de personalidades competentes, esperar-se-ia que os transportes públicos fossem dos meios próprios para alterações no trânsito.

Até nesse determinante segmento o falhanço foi total, sabendo-se do deficiente serviço que a mesma rodoviária presta a Sintra, bem pior do que garante em Cascais.

Parece, no entanto, que a transportadora - face a declarações do Presidente da Câmara - se sentirá confortável com a garantia da mina que é a carreira da Pena.

Daí que, com o objectivo de responder às alterações no trânsito em Sintra, os transportes públicos devessem assumir mais responsabilidades do que as actuais. 

Até nisso as alterações no trânsito foram um falhanço...o que é inaceitável. 

Castigo para utentes de transportes públicos

Ao invés de serem criadas condições para se exigirem melhores e mais transportes públicos, nada foi resolvido nesse sentido, denotando mais uma indiferença.     

Daí, serem castigados os utentes da carreira 467 da Scotturb, linha que há mais de 20 anos era garantida pela Stagecoach para se aceder à Estação da CP em Sintra.

Foi a única eliminada da Estação da CP em Sintra, aquela que mais idosos e pessoas com dificuldades de locomoção usam para ir ao seu Centro de Saúde.

Uma maldade a toda a prova, uma indigna decisão de marginalização cuja história mais completa vamos de seguida relatar:

No balcão da Scotturb (Sintra) disseram-nos que seria gratuita a ligação a Sintra pela  carreira 433 e se dentro de 90 minutos após a validação na carreira 467.

Com no site da Scotturb nada ainda se informava, solicitámos um esclarecimento à Sede da transportadora, que nos escreveria em 16 de Abril pelas 11:00 horas:
Associada a estas alterações, e de modo a minimizar qualquer desconforto não prejudicando financeiramente os nossos clientes a Scotturb dispõe de forma gratuita o título de transporte nas carreiras 417, 418 e 433 da Portela a Sintra. 
 Não batia certa a resposta. Fizemos um pedido de esclarecimento, desta vez:

  • Para que carreiras era extensível a validade do bilhete adquirido na 467;
  • Se para Bilhetes Pré-Comprados funcionava o mesmo princípio de validação;
  • Se, para aceder à Estação de Sintra, era possível aplicar o mesmo princípio de validação horária, utilizando a 446 até Chão de Meninos e depois (tal como na 467) fazer o transbordo para a 417 ou a 418.
  • A resposta que veio foi desta vez claraA tarifa adquirida na carreira 467 poderá ser utilizada nos 90 minutos seguintes na carreira 433.

Vejamos o que viria a ser divulgado no site da Scotturb:

Carreira 433: A partir de 27 de Março de 2018 o terminal desta carreira passa a ser no Terminal Norte da Portela (linha de baixo)

Carreira 467: a partir do dia 27 de Março de 2018 a carreira (...) passa a realizar terminal na estação da Portela de Sintra - Sul.

Ou seja, mais incómodos para os passageiros, mudando de um Terminal para outro (do Sul para o Norte) e mais custos se utilizarem as carreiras 417 ou 418.

Como isto decorreu das alterações de trânsito, mereceu um estudo sério? Ou foi uma forma ligeira de desconsiderar populações tão abandonadas pelos Autarcas?

Concluindo

O responsável por este projecto, nitidamente falhado, só conseguiu minimizar os graves problemas do trânsito e acessibilidades desviando a carreira 467 de Sintra...

Nem lhe pesou, certamente, a constituição do universo dos lesados, vítimas de transportes caríssimos, mas com a única ligação directa ao seu Centro de Saúde. 

Insistimos Senhor Presidente da Câmara: QUE MALDADE. 

Eleitos destes não devem manter-se nos cargos. 


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