quarta-feira, 25 de abril de 2018

25 DE ABRIL...QUANTOS DE CRAVO AO PEITO PARA SEU JEITO?

"Mas a verdade é que ninguém sabia qual era o aspecto de um nazi até ser tarde de mais", (página 146 do livro "SHYLOCK É O MEU NOME", de Howard Jacobson)


Moeda comemorativa do 10º aniversário do 25 de Abril

As sociedades não estão imunizadas para evitar que eles apareçam.

Usam-se os mais variados artifícios, beijos para aqui e para ali, crianças acarinhadas se fotógrafos e reportagens estiverem por perto, numa indescritível hipocrisia. 

Às vezes, nem se lhes fale da Constituição, mas, se preciso "estão com ela", com a Liberdade e as crianças, Meu Deus, os pais..são o voto. 

Arranjam quem lhes consiga umas crianças à volta, flash de repórter capta. Umas festinhas a uma menina de preferência de raça não caucasiana que TV capte.

Perante olhares embevecidos, até são capazes de falar em cultura (repórter capta) e ficam imagens de arquivo para um vídeo promocional de futura campanha eleitoral.

Às populações carentes promete-se tudo: hospitais, melhores transportes, desporto, cultura e tanta coisa mais sem que o resultado final seja o cumprimento da verdade.

Aos jovens, a Cultura a que deveriam ter direito gratuitamente, só fica acessível se tiverem poder económico para pagarem quantas vezes elevados preços de entrada.

Assiste-se, frequentemente, à ausência de pudor quando se mente com ou sem dentes, se foge às responsabilidades, quando se iludem populações e gerações.

Partidos convertidos em empresas de voto, de isenções e benefícios, de profissionais da política que só dela vivem e dos seus meandros, desviados do sonho de Abril.

Quantos há 44 anos desfilando de braço dado esperavam a progressiva destruição dos sonhos, a corrupção e seus agentes libertos, todos de "consciência limpa"?

É vê-los...ver esses patifes...essa estirpe que o 25 de Abril quis acabar.

Hoje, quantos se mostrarão de cravo ao peito, cravos que murcharão de vergonha. . 

Continuarão os Sonhos...mas a sociedade sonhada todos os dias é adiada.

Que o 25 de Abril continue forte nos sentimentos e na luta por um Portugal Melhor.

Cada vez mais o 25 de Abril será um dia de luta.

Que todos passem um bom dia.





Sem comentários: