sexta-feira, 16 de março de 2018

SINTRA: SUBSÍDIOS PARA SR. PRESIDENTE DA CÂMARA SABER

A passagem das muitas ilusões

É nossa convicção que, se Sua Excelência o Presidente da Câmara soubesse (ou tivesse tempo para andar a pé neste território abandonado) outra seria a paisagem. 

Será um problema de competência de quem o rodeia? Mas não foi Sua Excelência que, gastos quatro (4) anos, dizia que "é este o caminho", onde tropeçamos?

Cremos que se Sua Excelência atribuísse passes de transportes e retirasse viaturas a uns tantos utilizadores, dar-lhe-iam uma visão mais cuidada da vida dos peões.

E poupar-se-iam alguns custos que não se reproduzem em benefícios comuns. 

Voltamos à zona envolvente daquele que Sua Excelência disse (em 2014) ser "um dos maiores investimentos de Sintra". Lembrar-se-à: - PP da Abrunheira-Norte!

Paragem ao longe...a que se acede caminhando pela Estrada...sem local onde atravessar


Sua Excelência utilizaria esta passagem aérea para atravessar a Estrada Nacional 249-4 entre o lado da Rua da Impala e o acesso a empresas do outro lado?

Ou preferiria, graças à boa forma física, saltar sobre a divisória central com mais de 50 centímetros, atravessando a Estrada, com risco de vida pelo intenso tráfego?

É isso que fazem diariamente dezenas de pessoas. O local da paragem incentiva. 

Com permissão de Sua Excelência, de forma reservada, contaremos a história desta passagem pedonal. Era Peloureiro das Obras Municipais um destacado socialista.

Passaram já quase 20 anos...o tempo passa e vamos ficando velhos e a precisar de ser substituídos. Mas contaremos à mesma, como prova de vida.

Um dia, na berma da Estrada, apareceu uma estrutura em mau estado, desmontada, da qual a população não sabia a origem ou intenções. E foi enferrujando...

Este munícipe - como na época os autarcas escutavam - foi a uma Sessão de Câmara alertando que alguém mal intencionado ali tinha colocado aquele mono... 

..."Não"...mais ou menos assim que os anos fazem esquecer o rigor das palavras..."é para ser recuperada" e "montada no local". Assim foi. Um dia saiu de lá...e...

...recuperada, foi montada neste local, a seguir à Placa Toponímica "ABRUNHEIRA". Placa que, por ares do PP da Abrunheira-Norte, voou 300 metros para a frente.

Durante anos (Sua Excelência, por favor, considere prescrito) fomos prometendo pagar um almoço a quem por lá víssemos atravessar a EN 249-4. Nunca pagámos.

Lá têm apodrecido os nossos escudos investidos na recuperação ("obra" paga em escudos). Às vezes ainda serve para afixação de materiais de propaganda.

Quem estuda a colocação de passadeiras pedonais?

Vamos mostrar a atenção prestada à segurança de peões na travessia de vias fortemente utilizadas por veículos automóveis que circulam em altas velocidades:  


Na Av. Raul Solnado, Rotunda Condessa D'Edla e Rotunda seguinte na EN 249-4 assinalámos as passagens pedonais (a branco) e a passagem aérea (a torrado).

Os riscos que peões correm para atravessar entre as duas Rotundas (*) são evidentes, como se pode imaginar ao visionarmos as passadeiras na foto.   

Aliás, quem caminhe no passeio da direita (sentido poente/nascente) da Av. Raul Solnado, nem sabe como atravessar quando chega à Rotunda. Quem cuidou?

Mas isto admite-se? Isto será natural? Isto faz sentido?

Andar o Sr. Presidente numa cruzada de ciclovias e quem precisa de usar os passeios para se deslocar ser confrontado com inúmeros perigos?

São demais a falta de cuidados e alheamento nesta matéria.

Julgamos ter enriquecido os conhecimentos de Sua Excelência sobre pequena parte do território, embora talvez devesse ter sido a União de Freguesias de Sintra.

Porquê? Porque comummente nos garantiam que "é este o caminho"...

Caminho que não o é para Sintra e os Sintrenses.



(Talvez por distracção, a primeira Rotunda dentro da EN 249-4 conseguiu "salvar-se" do furor da atribuição de nomes, nalguns casos totalmente desadequados).


Sem comentários: