domingo, 25 de março de 2018

SINTRA: "GRANDES OBRAS" E "FANTASIAS" DE HÁ 18 ANOS...

Recordações que mereciam um livro

Há registos tão preciosos que, ciclicamente, deveriam ser lembrados à população local, imprimindo-se livrinhos de bolso que os levassem a toda a parte.

Com tal empenho cultural, não cairíamos facilmente nas armadilhas flagrantemente usadas em períodos eleitorais e que a memória dos homens desvanece.

Prevíamos a publicação deste texto no dia 1 de Abril, Domingo, mas publica-se hoje para que possa ser levado a sério, porque na ribalta há sempre lugar para actores. 

1. Da Volta do Duche e seu estacionamento 

Pouco falaremos do Silo na Volta do Duche, essa Grande Obra anunciada com toda a pompa e circunstância e que contribuiria para a derrota do PS em Sintra. 

A contestação primária conseguiu, na altura, alargar a mobilização aos sentimentos populares, levando a que tal projecto - com custos - revertesse para o caixote. 

Talvez hoje, com análise mais fria, vendo onde eram as entradas e saídas do Silo, percebêssemos que razões mais fortes justificavam a desadequação.

Dizemo-lo, pois contra carros estacionados na Volta do Duche (caminho pedonal de excelência em qualquer Centro Histórico na Europa) não se levantaram vozes.

Assim se evoluiu numa matéria em que a UNESCO deveria intervir.

2. Outra grande "Obra": Sintrolândia, fantasia que não foi realidade

As imagens provam não se tratar de notícia ligada ao Dia das Mentiras. 

Na Quinta-feira 8 de Junho do ano 2000, o jornal A Pena anunciava: - "Fantasia em Sintra", "Com abertura prevista para 2002". As eleições aproximavam-se.



A presidente de Câmara de então e o Ministro da Defesa estavam empolgados e mostravam-se perante uma grande Obra que deslumbraria os sintrenses. 

Tudo tão perfeito, mas não se sabe se teriam sido vendidos bilhetes antes de tempo

Muito maiores que as conhecidas fantasias de hoje, já aparecia o Parque temático, mais um Anfiteatro para 15 mil pessoas, oportunidade para as famílias portuguesas.

Eram 250 hectares (mais de três vezes o Plano da Abrunheira-Norte) de felicidade prometida. "Uma fantasia que se torna realidade", disse a Presidente da Câmara.

"Estacionamento e interface de transportes", "um novo e excitante conceito de turismo e lazer em Portugal". O mundo iria embasbacar-se com Sintra.

Propaganda. Em 29.1.2000, o mundo soube, em língua inglesa, que as "Obras no parque temático de Sintra estão finalmente em curso". "Finalmente em curso"!

Um problema relevante durou semanas: - Saber-se se Sintra deveria escrever-se com "S" ou com "C". Uma nova Empresa Municipal optou por Sintrolândia. 

Notícia em 29.01.2000 (em inglês)
A mesma notícia (em português)

        2.1 - Nascimento de uma "estrela" Municipal no Turismo E Lazer

O relacionamento entre a Câmara Municipal e a Cameron Hall Portugal levaria ao nascimento de uma "estrela" municipal especializada em Turismo e Lazer...

* Sintrolândia Turismo E Lazer E.M., com morada nos Paços do Concelho

e que, a ser 

* Depois denominada Sintrolândia Parque Temático de Sintra,SA...

...Teve como Presidente da Assembleia Geral (até 2002) Rui Pereira, actual Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Pode dizer-se, sem receio de contradição, que no campo das "Grandes Obras" e "Fantasias" a experiência é longa embora o sucesso não visível. 

Claro que munícipes distraídos não perguntam onde elas foram feitas, outros indignam-se e outros estão de braços abertos desde que lhes dêem uma palavrinha.

É verdade, isto em Sintra obriga a muito estudo. Há 18 anos prometia-se o que nunca foi feito, mas deixou a experiência...Turismo E Lazer estavam na forja. 

3. A Actualidade : "Alterações no Trânsito"

As agora anunciadas alterações de trânsito permitem idealizar que não se enquadrem na filosofia de Turismo E Lazer de há 18 anos e falhada até aos dias de hoje. 

Existindo, pela certa, há mais de 18 anos, especialistas na matéria, as Alterações no Trânsito terão ainda considerado o respeito exigido pelo Centro Histórico.    

O responsável máximo pelo processo, pela experiência e longevidade como autarca, é que faria a sua defesa, sem carecer que outros "ao corrente" o façam.

Isso seria sempre da maior utilidade, para que o Projecto (bom ou mau, veremos depois)  tenha os reflexos devidos e as suas consequências. 

Talvez Sintra até mereça...mas - meus caros - não acreditamos.


Sem comentários: