quarta-feira, 28 de março de 2018

SINTRA, EXEMPLOS DE TURISMO (IN)SUSTENTÁVEL...

"Depois de bem bebido, o ébrio pediu a S. João, depois a S. Pedro, S, Bento, até a S. Basílio Magno
 que ajudassem a levantar-se. De súbito levantou-se...estatelando-se novamente.  Pediu então: "Por favor, não ajudem todos ao mesmo tempo"". (in "Histórias de Aldeias").   

Que estórias...da História recente de Sintra

Há notícias que se tornam estranhas por, aparentemente, serem um empurrãozinho a quem tão deficientemente responde aos turistas que demandam Sintra. 

Há dias, ao lermos que Sintra estará entre as "Melhores Cidades e Comunidades" "a nível mundial a proteger a sua cultura e tradições", ficámos de boca aberta.

Escrevia-se na notícia que a categoria, envolvia "a comunidade local na defesa de um turismo sustentável". Em Sintra terá de incluir a preservação do meio ambiente.

Outra vertente liga-se com a manutenção ou concepção de estruturas que protejam os patrimónios naturais, ecossistemas e biodiversidade. 

Isto certamente já terá sido dito ao Senhor Presidente da Câmara pelo novel Conselho de Cultura, que integra mais 20 autoridades nessa matéria, ou,,,. 

...Por falha dos anteriores, dito a Sua Excelência por outro Conselho (desta vez de Opinião da Paisagem Cultural) onde conta com mais 15 escolhidos membros, ou...

...Em último recurso, ainda contaria Sua Excelência com a alta autoridade dos 12 membros de mais outro Conselho: - O Estratégico Ambiental. 

Ajudando às contas dos estimados leitores, só nestes há 47 conselheiros...

Acrescentaremos ainda os 32 membros da Assembleia Municipal que institucionalmente têm o dever de aconselhar Sua Excelência...mais 10 Vereadores. 

Além dos que funcionam por fora e de ouvido dizem saber o que se passa por dentro, há 89 personalidades (dois autocarros de 45 lugares) de confiança...sustentável.

Que vêem 178 olhos, se todos existirem? 

É nossa convicção - a nossa independência não nos faz dependentes de informações privilegiadas - que todos estão atentos ao que por cá se passa.

Não deixarão de, pelo menos 0,01123% (um par de olhos) ter visto e alertado Sua Excelência para o abandono em que se encontra o Parque da Liberdade.

Parque da Liberdade que, segundo se admite pela leitura dos Pelouros atribuídos, pertence ao Presidente da Câmara manter e respeitar pelo seu prestígio Histórico. 

Tão baixa percentagem visual não terá deixado de mostrar a Sua Excelência algumas imagens como as que seguem, disponíveis nesta Quadra Pascoal. 

Fonte do Plátano, deixou de correr água e está assim...as mangueiras passam ao lado
 
Há quantos anos aquele espaço onde nos sentávamos teve a derrocada? Ficou...

Lixo que ficou ao lado de um caminho...exemplo "ambiental"

Sua Excelência sentava-se aqui num meeting ambiental?

Paisagem cultural?

Em que Conselho se integra? 

Uma imagem final. 

Será justo que se fale em distinções feitas por Organizações enfim...que ajudam a divulgar destinos e, depois, seja disto que se mostre aos visitantes? 

Ou será que tantos Conselhos acabam por enlatar ideias brilhantes, que ficam na mesa onde se reúnem sem reflexos práticos na vida corrente?

Quantos senhores Conselheiros conhecem esta realidade? . 

É por isso que depois há conclusões brilhantes de "Turismo sustentável" sem que os promotores mostrem aquilo com que os visitantes irão confrontar-se. 

Este é um exemplo do INSUSTENTÁVEL, relevante para vermos as contradições.

Sintra não merece isto.


Sem comentários: