quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

SINTRA, ABANDONO FARÁ PARTE DE UM PLANO?

As notícias e fotos que correm pelo site camarário - onde a Oposição não tem espaço - deixam-nos alguma admiração, não por bem escritas, mas pelo conteúdo.

São notícias a rodos, de encher olhos, cortar uma fitapuxar bandeira que tapa lápide, que de tantas fantasias os munícipes se vão sentindo rodeados.

"Sintra cria", "Requalifica", "Abre", surgindo a espaços ritmados a foto do farol do Cabo da Roca que omite a monstruosa antena lá montada e destrói a paisagem...

...tal como omite o negro candeeiro, desadequado e de mau gosto, que um dia um autarca permitiu que fosse montado frente à Câmara, no espaço que era de flores.

Ao mesmo tempo, não há olhos responsáveis que cuidem de manter a imagem de Sintra prestigiada pela manutenção cuidada de arruamentos, de estruturas.

Os entertainers continuarão convencidos que a Vila de Sintra é uma ninharia, talvez porque a sua ignorância cada vez é mais patente, pelo pouco que conhecerão dela.

Mas vamos ajudá-los, para que levem ao Sr. Presidente as missivas, para que Sua Excelência reserve uns tostões para arranjos que dignifiquem Sintra.

Se na Vila de Sintra se observam destas coisas a que ninguém liga, imagine-se como está a outra parte da mesma Sintra que liga Casal de Cambra ao Barrunchal.

O Jardim da Correnteza apresenta imagens como as que vamos disponibilizar:


É certo que é mais antigo que Sua Excelência cá por Sintra, mas com tantos milhões comprometidos (é assim que se diz, não é?) não sobrarão umas migalhas?

Alguém de confiança leve o Sr. Presidente ao local, mas por favor rodeiem Sua Excelência para que não caia no espaço em que não há degraus...sob risco de morte.

Há dias - dizem-me - havia agitação na Correnteza devido a um visitante estrangeiro lá ter dado uma queda com aparente gravidade. Serviu de algo? De respeito?

Há quanto tempo aqui alertamos? Há quanto tempo outros sintrenses falam?

Esse risco corremos todos, os que conhecem e não conhecem e em caso de uma fatalidade a Câmara Municipal terá de responder...não é uma brincadeira.

É este o Turismo que também oferecemos?

Falamos agora da Volta do Duche. Claro que sabemos existirem entertainers que não gostam da Volta do Duche, mas queiram ou não é nobre e digna de respeito. Há quanto tempo isto está assim? Que vergonhosa imagem passamos aos visitantes?


Depois, na Volta do Duche, aberto aos visitantes, temos o Parque dos Castanheiros, outro espaço privilegiado, frequentado por pessoas que gostam de merendar.

Será prova de respeito pelos visitantes que seja "mantido" nas condições que abaixo mostramos, em estilo de terceiro mundo,  a 100 metros do Centro Histórico?

A quem se destina este bebedouro?

Sanitários de homens

Uma das entradas dos sanitários

Caixa das ligações de água

Mirante...como poderia ser espaço de encanto

Será que ninguém leva o responsável por estas estruturas ao local? Será que o Peloureiro Camarário da pasta do Turismo vive à distância destas coisas?

Ou será que nós é que estamos enganados, que assim é que é o Poder Local, ainda por cima Democrático, depois do derrube do fascismo? 

Será que os agentes da administração, remunerados ou com mordomias que todos nós pagamos, não o fazem para castigar quem alerta e aponta os erros da gestão?

E querem que se diga bem de quem tem obrigação de resolver os problemas - e só para isso foi eleito - mas dentro do seu casulo permite que as crisálidas medrem?

Claro que pode fazer parte de um Plano...

Começamos a admitir que este abandono todo tem um Plano. Que Plano? Entregar a manutenção a alguma entidade alheia aos serviços? Com que custos? 

Ou estará em reserva para seis meses antes das eleições autárquicas se apresentarem soluções que, por agora, não constituem preocupações? 

Sintra não merece isto.


1 comentário:

Anónimo disse...

A queda na Cortenteza que me contaram foi da balustrada lá para baixo. Ontem andavam a tapar buracos na Algredo da Costa.