sexta-feira, 17 de novembro de 2017

SINTRA: 7 MESES DE "INQUÉRITO À MAJORAÇÃO DO IMI" ?

Recentemente, no calor da noite eleitoral, o candidato Basílio Horta e reeleito Presidente da Câmara logo apontou uma série de promessas a seis meses...

Uma delas - futura - para a  "Redução do IMI", esquecendo a promessa feita - quase seis meses antes - de um Inquérito à Majoração do IMI em 30%.

Isso afectará a estabilidade pensante dos audientes, já que Sua Excelência, volta não volta, deixa informações cujos contornos confundem ou levantam questões... 

Vejamos uma delas, de que nada se sabe passados que são mais de sete meses...  

Inquérito sobre a majoração do IMI em 30%


"Vamos levantar um inquérito" foram palavras de Sua Excelência - em directo - face à reclamação de contribuintes pela Majoração de 30% sobre o IMI.

Foi em 13 de Abril deste ano que, à TSF, Sua Excelência proferiu essa intenção que não vamos sequer admitir como de circunstância.

Em 17 de Abril deste ano abordámos o assunto (por favor clique para rever).

Não pode ignorar-se que, quando da Proposta, foi chamada a atenção de Sua Excelência para a grande variação entre Contribuintes notificados em 2013 e 2016. 

Que respondeu? "Nessa altura não funcionava isso nem o resto. Agora funciona".

Sabemos no que deu...anulação de tudo...perde de receita para a Câmara.

Ao fim e ao cabo, decorridos 7 meses, houve ou não o "Inquérito"?  

Se houve, a quem assacar responsabilidades pelos danos monetários (não cobrança do se seria justo) causados à Câmara Municipal de Sintra? 

Se não houve, quem travou o compromisso assumido, denegando a "transparência" frequentemente citada pelo Presidente da Câmara?

Não vamos pensar - muito menos admitir - que o dito à TSF tenha sido uma saída airosa, por se avizinharem eleições autárquicas. 

Do que se passou haverá responsáveis, ou pela decisão menos ponderada de aplicar a Majoração ou pelo esquecimento do Inquérito prometido.

Com a anulação da Majoração quem mais beneficiou? Pequenos proprietários que se sacrificam para ter uma casa ou donos de grandes instalações abandonadas?

Estamos certos que Sua Excelência não deixará de, antes do final do ano, prestar os esclarecimentos devidos num caso em que empenhou a sua palavra.

Passaram mais de Sete Meses e os munícipes têm o direito de saber, nomeadamente os danos financeiros sofridos pela Câmara Municipal.

Esta uma promessa que não vamos deixar esquecer.


Sem comentários: