domingo, 29 de outubro de 2017

BERGEN E ARREDORES, NOSSO DESTINO DESTE DOMINGO

Devemos aproveitar estes dias ainda com cerca de 8 horas de luz solar para visitarmos a zona central da Noruega, de grande beleza e onde nos sentiremos bem.

Partiremos às 7 horas, de forma a chegarmos a Bergen pouco depois das 14 horas.

Do aeroporto rapidamente se chega à cidade que é muito acolhedora e bonita, onde pessoas de bom trato gostarão de falar com os portugueses. 

Recomendamos roupas mais quentes, porque nestes dias as temperaturas podem não atingir os 8 graus centígrados e, nas montanhas, já haverá neve.


Das primeiras imagens temos o porto e, ao lado, as casas que dantes eram armazéns portuários e agora têm outros destinos. 

Certamente teremos vontade de comer qualquer coisa e, logo ali, junto ao porto, poderemos contar com o mercado onde se comem sandes e outros petiscos.


A cidade de Bergen tem muitos interesses turísticos e não podemos deixar de visitar o Aquário, fazer um circuito pelos fiordes (almoçando a bordo) e subir à montanha.

Jardim frente ao edifício dos Correios e Telefones

Centro Histórico

Depois de visitarmos Bergen (aqui muito resumidamente) tomamos o comboio para a cidade de Voss, a cerca de 60 quilómetros, onde dormiremos.

Além de uma bela cidade, é essencialmente logística: Nunca se sabe em que dia haverá comboio para Myrdal, pois a (súbita) neve intensa pode bloquear a linha.

Voss: em baixo o Lago que ainda não estará gelado.

Caminharemos através do cemitério julgando ser um jardim público e atravessaremos o rio de forte caudal...com uma ponte pedonal oscilante para subirmos à montanha.


Caixa de correio, junto aos caminhos da montanha

Como o nevão desta noite não bloqueou a linha férrea, vamos a Myrdal para apanhar o Fläm Raiway, que descerá 866 metros até ao nível do mar.

Myrdal, núcleo residencial 

Descemos para Fläm, passando pela queda de água de Kjosfossen (o comboio pára uns minutos) a caminho das margens do Aurlandsfjorden, onde o ferry nos espera. 

Lugares à espera dos nossos convidados...para um passeio pelo Fiorde.

Depois de um belo passeio pelo fiorde Auslands, resta-nos a foto de despedida e que perdurará nas nossas memórias. 


Faremos a viagem de regresso a Bergen de autocarro...uma experiência única em que o motorista nos sossega dizendo: "Nunca nenhum carro caiu lá em baixo..."...Na verdade, iremos com a respiração suspensa, numa subida lenta cheia de curvas...

Começam os preparativos para o regresso mas custa-nos bastante a despedida. 

Aproveitamos o tempo e subimos dois teleféricos que nos levam à montanhas que envolvem Bergen e nos oferecem imagens únicas da belíssima cidade.

Ao regressarmos ao aeroporto, são múltiplas as imagens que perpassam pelos nossos olhos, são muitas as recordações que acumulámos. 

Bergen e à sua volta, tudo nos fica de recordação. A vida calma a natureza. 

Esperamos que tenham feito boa viagem. 

Um Bom Domingo para todos. 

Uma pequena Nota: Se tivermos ocasião, poderemos verificar como se processam as reparações na via pública...vai uma maquineta que abre...uma equipa que repara...outra maquineta atrás que vai tapando...

Nada fica aberto para o dia seguinte...as reparações são feitas...os cidadãos não se enervam a reclamar...porque são respeitados. 




Sem comentários: