terça-feira, 12 de setembro de 2017

SR. DR. BASÍLIO HORTA: HÁ 1000 DIAS POR RESOLVER...

Foto de hoje...a estrutura de ponta a ponta (cerca de 20 metros)

Fotos de hoje

As duas imagens que acima reproduzimos, representarão - para sempre - a imagem que Sua Exa. permitiu para o respeitável Centro Histórico de Sintra.

Passados 1000 (mil) dias, não só a Rua dos Arcos se tornou um espaço de convívio à mesa para uma refeição, como passou a haver um túnel superior na Estrutura.

Arrastado mistério que sintrenses deviam conhecer...

Não comemoraremos 1000 dias de vergonha pela grosseira agressão aos históricos azulejos do Hotel Central, furados para neles se fixar uma monstruosa estrutura.

E, sendo questão prévia, diremos a Sua Excelência que nem nos enganamos nos zeros, para o deve e o haver, nem abdicamos de esperar pelas justificações que terá.


Nem a isso Sua Excelência foi sensível, deixando-nos a convicção de que, o exemplo de Frei Tomás, não o terá levado a recorrer à tal "Sintra Resolve"...

Chegados aos 1000 (mil com zeros certinhos...) dias da infausta data, só podemos dizer a Sua Excelência: "Estamos convictos de que sabe porque não resolveu".

Disfarçada incapacidade de resolver?

Não se livrará das conjecturas sobre o que estará por detrás da incapacidade de exigir aos responsáveis do Hotel Central a remoção da estrutura que só na gestão de Sua Excelência teve condições para ser montada na frontaria do edifício.

Será que há algum motivo pouco conhecido publicamente a impedir uma decisão?

Como Sua Excelência gostará de decisões de impacto, mostrar-lhe-emos - sem ónus ou encargos - como era o Hotel Central há muitas dezenas de anos.


ou,

Como era à data em que Sua Excelência apresentou a candidatura para defender os interesses dos sintrenses e tomou posse para salvaguardar o Património Histórico.


Só depois de Sua Excelência ser Presidente houve a desfaçatez de montar aquela tenebrosa estrutura, danificando dezenas de azulejos protegidos pela Unesco.

Estrutura bem "agarradinha" e impune até esta data

Tudo tão escuro. Só despercebido a alguém com dificuldades culturais ou razões impeditivas de coragem - o que felizmente não será o caso de Sua Excelência.

1000 dias (mil com três zeros, para ajudar às contas de Sua Excelência), quando se iniciava a danificação, avisámos a Polícia Municipal e demos-lhe conhecimento.

Tudo se tornou impeditivo de travar a montagem. O Despacho de Sua Excelência demorou...o destinatário parece que não seria encontrado para entrega da citação.

Por nossa infelicidade histórica, o Centro Histórico Património da Humanidade ficou com mais uma nódoa de que Sua Excelência não se livrará.

Sua Excelência falará muito, mas não #é este o caminho" desejado.

Sintra precisa de quem a respeite e a ame.


Sem comentários: