quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SINTRA...A CAMINHO DA "SEMANA DO AUTARCA SEM CARRO"?

"Quando disseram ao hipopótamo que iam prender os animais com boca grande, ele logo exclamou: - Coitadinhos dos crocodilos", histórias da selva  

A catadupa de anúncios de pendor eleitoral, de planos e protocolos, caminhos que dizem ser mas não são, permite sugerir um grande evento: "Semana do Autarca Sem Carro".

Suportamo-nos em declarações atribuídas ao Presidente da Câmara de Sintra segundo as quais a Câmara "está "satisfeita" com oferta de transportes". Isto é, a satisfação transcende a opinião pessoal para ser camarária. Assim era em 4 de Marco de 2016.

Certamente melhor esclarecido sobre os transportes em Sintra, em Novembro, numa entrevista ao programa Carla Rocha - Manhã da Renascença, sem alusões à satisfação sintrense...falaria sobre “as Linhas de Cascais em termos de ferrovia”.

Não sabemos se Sua Excelência contou as vias descendente e ascendente. Podemos dizer que, para nós, foi uma verdadeira lição, pois somos do tempo de uma só linha.

A diluída preocupação com os transportes em Sintra, nomeadamente rodoviários, poderia levar a que louvássemos Sua Excelência pela obra realizada nesse campo.

Apesar disso, sem melhores ou privilegiadas informações, é nossa convicção de que não estaremos longe do anúncio da "Semana do Autarca Sem Carro Oficial", uma meritória e ajustada iniciativa pelos efeitos reais e colaterais expectáveis.

Um primeiro efeito, de ordem ambiental, sentir-se-à pela pegada de carbono, para cujo cálculo uma empresa de capitais públicos poderá disponibilizar alguns monitores.

Como não estará em fase pré-eleitoral, Sua Excelência e anónima comitiva poderão adquirir bilhetes em máquinas complexas, avaliar acessos, saltar em transferes a meio do percursos, vestirem a pele dos passageiros que todo o ano utilizam os comboios.

Em dois ou três dias, Sua Excelência, disfarçado para não saberem quem é, poderá entrar em algumas carreiras de autocarro, comprar bilhetes no motorista (tantos quantos os transbordos) para rapidamente esvaziar a carteira. Uma experiência inolvidável...

Noutro dia, Sua Excelência (promotor do turismo e imbuído do desejo de bem receber quem confia no destino Sintra) não perderá a experiência única de - de pé e aos tombos - Serra acima, na carreira 434 (uma mina) sentir o que é oferecido aos passageiros.

Se Sua Excelência tiver pernas robustas, poderá ainda fazer a pé alguns trajectos que muitas crianças fazem com mochilas às costas, ou de pais empurrando carrinhos com bebés em grandes distâncias, pois a transportadora só faz as carreiras que entende.

Receamos tratar-se do mesmo operador que, como disse, "tem sido sempre correcto connosco". Este "connosco" será a Câmara Municipal, não os utentes rodoviários.

Obviamente que, para redução de custos e face à satisfação, a partir dessa semana todos os Autarcas e Altos Quadros poderão usar passes combinados nas deslocações.

Recordar a experiência de "Um Dia Sem Carros" em 2000

Depois do êxito de "Um Dia Sem Carros" em 2000, e tudo o que na altura foi proferido, a "Semana do Autarca Sem Carro" teria um êxito espectacular e projecção ímpar.

Em 22 de Setembro de 2000, esteve em Sintra o Ministro do Ambiente de então - José Sócrates - e tudo apontava para a sua repetição cada vez mais frequente.

Volta do Duche sem carros...e um medidor de ruído (foto do Jornal de Sintra - 29.9.2000)

Visita do Ministro do Ambiente e Largo em frente do Palácio (foto do Jornal de Sintra - 29.9.2000) 

O êxito foi enorme, com eventos culturais e desportivos preparados pela Autarquia.

No dia seguinte, a Presidente de então, bem conhecedora dos problemas de Sintra, avisava que voltaria a repetir a iniciativa. Em princípio todas as semanas e que aos Domingos pretenderia libertar de trânsito o Centro Histórico.

Em 2001, o então Vereador do Turismo e, actualmente, Vice-Presidente da Câmara, ao Jornal A Pena referia-se ao Dia Sem Carro em 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados.


Página do Jornal "A Pena" em 2001

Nessa entrevista, abordava o Projecto MobilSintra, com o empreendimento SisSintra que visava criar alternativas para evitar que a Vila seja um nó na rede rodoviária.

Entre outras soluções, o SisSintra do Ramalhão a Santa Eufémia teria um teleférico; o eléctrico ligaria a Ribeira à Vila Velha; um troço pedonal de Santa Eufémia à Pena.

Disse na altura o Autarca que, do plano, constavam três interfaces: Portela, Ramalhão e Ribeira e, ainda, três Parques de estacionamento (dois no Ramalhão e um na Ribeira).

Ao relermos toda a entrevista, pode dizer-se que já estava tudo inventado e com um Sintrense a saber das linhas com que se podiam resolver as questões prementes.

A "Semana do Autarca Sem Carro", ao terceiro ano deste Executivo sem capacidade para resolver problemas já inventariados em 2000 e 2001, poderia ser o pontapé que falta para as indispensáveis soluções de trânsito e acessibilidades em Sintra.

Porque no Executivo temos um Sintrense que há 16 anos conhece os problemas e, quem os não conheça, bem possa vestir a pele dos que os sofrem todos os dias.

Que bom seria os Autarcas de Sintra falarem dos transportes em Sintra.

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