quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

SINTRA, PRESIDENTE ATENTO AO FACEBOOK E BLOGUES?

Uma Proposta de "denúncia ou participação criminal"

Muito recentemente, um velho Amigo que por força da vida abalou de cá, mas não se desligou de Sintra, perguntava-nos o que se tinha passado sobre uma participação criminal decidida pela Câmara contra um comentador em página do Facebook.

Dizia ele que era a "cereja" sobre a história de Sintra, onde os políticos sempre consideraram que as críticas mais mordazes decorrem, naturalmente, da própria razão de se ser político e ter capacidade ou não de se enquadrar nas críticas.  

Pesquisámos e, subscrita pelo Presidente da Câmara de Sintra, na Sessão Camarária de 11.10.2016, com 14 considerandos, consta a Proposta Nº. 853-P/2016, citando um "post" colocado no Facebook em página de conhecido pendor político oposicionista.
Cópia parcial do teor público da Proposta,  divulgado no site da Câmara Municipal de Sintra

Longe de nós questionar a decisão tomada, certamente tão relevante que por todos os presentes foi aprovada contra um munícipe (julgamos) que duramente terá feito críticas, logo numa época em que se está quase em campanha eleitoral.

Como a divulgação das Propostas Aprovadas não é acompanhada da transcrição das intervenções - que redundaria em acrescida transparência - não sabemos o que foi dito pelas diferentes sensibilidades. Apenas sabemos que foi aprovada por unanimidade.  

Ora, sendo tal "post" diametralmente oponível às louvações que todos os dias lemos e parece que não ofendem, os munícipes terão curiosidade em conhecer outros políticos e o que exprimiram sobre a proposta Presidencial de "denúncia ou participação criminal".

Por outro lado, como seria gostoso saber-se se foi Sua Excelência, em tempo de ócio, que deu de olhos com o "post" e dele fez o "print screen" levado à Sessão de Câmara. A ser assim, admitimos a honrosa passagem por outros blogues e meios não afectos.

Se não foi Sua Excelência, teremos de confiar nos bons ofícios de quem - com tanta utilidade e defesa pública - se dedique ao trabalho limpo de fazer chegar comentários e autores de críticas postadas em redes sociais, para eventuais procedimentos.

Fica-nos a esperança de que outras críticas manifestadas nas redes sociais também possam ser levadas para resolução...complementando a função que...RESOLVE. 

De uma coisa podemos estar certos e ter confiança: - Há quem zele para que os políticos não sejam ofendidos e possam manter sempre o bom nome e credibilidade.

E nós, não políticos, ainda continuamos a poder falar...desde 1974. 


*******


São Coisas do Mundo, Retalhos da Vida (clique por favor) na fabulosa voz de Alcione e cuja letra de 1976 continua tão actual e nos faz meditar. 


Sem comentários: