quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SINTRA: "POLO", CENTROS DE SAÚDE E ABRUNHEIRA NORTE

Um Polo que será mais uma prestação de serviço de camas

Devemos confessar que já não nos interessam as afirmações que o actual presidente da Câmara de Sintra profere, quer sobre saúde quer sobre algumas outras matérias.

Os entusiastas teimam em chamar hospital ao que o Ministro da Saúde, misericordioso e humanista, diria que "não é um novo hospital", depois doirando a pílula em Cascais.

Na prática, a alusão a "camas" e "não internamentos" diz-nos que o "Polo" será uma Urgência Básica melhorada (sem camas para os doentes atendidos) mas um prestador de serviço de camas ao Amadora/Sintra, aliviando-o em pré e post ocupações.

É isto que os sintrenses esperam há dezenas de anos? O segundo maior concelho populacional do País, com uma área tremenda, assim servir os seus residentes?

Acabemos de uma vez por toda com populismos...

Retenhamos algo que parece positivo: - O actual Ministro da Saúde estará empenhado e desejoso de resolver os graves problemas sintrenses ligados à assistência médica, não tanto com este Polo mas com Centros de Saúde diversificados.

É obrigação dos políticos locais avaliarem as carências e, concomitantemente, checarem os vários elementos em jogo, nomeadamente ouvindo as populações.  

Centro de Saúde de Sintra a quem deve servir?

É natural que a quem reside próximo. Actualmente a maior parte dos Utentes residirá longe das actuais instalações e as anunciadas redundarão em mais incómodos.

Saberá o senhor presidente da Câmara que muitos residentes no Sul do território foram inscritos no Centro de Saúde da Várzea por não terem vaga em Sintra?

Imaginará Sua Excelência que os utentes possuem carro com motorista, sem saber que há utentes usando autocarro até Mem Martins e depois o comboio até Sintra?

Terá sido Sua Excelência sensibilizado para as necessidades logísticas de acesso a um Centro de Saúde e como adaptará as respostas à circulação no local?


"Centro de Saúde" nesta massa cinzenta, com uma placa central e sem acesso 

Acresce que, se os habitantes da zona Sul tiverem um Centro de Saúde mais próximo, este acabará por ficar reduzido significativamente no número de utentes. 

Centro de Saúde do SNS na Abrunheira

O Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN) na fase final, parecia vir a contemplar a construção de um Centro de Saúde na Abrunheira, respondendo à população residente a Sul, que vive perto da Vila mas tão longe por falta de transportes. 

Poderia envolver, com vantagens, residentes na Abrunheira, Manique de Cima, Ranholas, Linhó, Beloura a zonas de Albarraque, bem como franjas de Mem Martins. 

A ser assim, seriam drasticamente reduzidos os Inscritos no Centro de Saúde de Sintra, bem como no da Várzea para onde foram encaminhadas muitas inscrições. 

Isto deve ser pensado antes de eleitoralismos, uma vez que a futura localização do novo Centro em Sintra (a confirmar-se) complicará a acessibilidade dos doentes.

Felizmente temos confiança e consideração pelo Vereador com este Pelouro, facto que poderá garantir soluções adequadas, independentemente de eleitoralismos alheios. 

Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN)

O vetusto PPAN, que há dois anos flutua sem uma decisão final adequada aos interesses sintrenses, previa além do acima referido Centro do SNS "uma clínica com vocação mista para internamentos e ambulatório", privada evidentemente.

Além disso, o PPAN - se devidamente estruturado - poderá ser um relevante centro de desenvolvimento de Sintra, logístico com plataforma rodoviária, boas instalações hoteleiras com estruturas desportivas e um grande Centro de Congressos.

É pouco entendível que, face à caterva de Planos, Projectos, Isto e Aquilo que enxameiam as notícias desde há dois ou três meses para cá, do PPAN nada se saiba.

O Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, outra bandeira quase populista, teve tantas palavras e promessas associadas quando foi ressuscitado e até agora...NADA.

Esperamos que Sua Excelência não o inclua na bolsa de realizações a cumprir caso venha a ter um novo mandato por estas bandas.

Como Sintra precisa de um Sintrense que a conheça bem e a ela se dedique.

2 comentários:

António disse...

Depois de por aqui ter-mos apreciado os artistas do dito pelo não dito, começou a ser ampliada a nuvem passageira, esta, já de si muita nublada e espessa, mas carregada de grandes promessas e muitas ilusões. Nela carregava já o peso do Centro de Saúde e do PPAN, (Cidade da Sonae), agora ficou sobrecarregada com o Hospital que não é Hospital, é apenas um Polo, (Prestadores de serviço de camas) tudo isto não passa afinal de uma nuvem cibernética com muitos clipes, onde ali se vão pendurar e arrumar, em lista de espera e ordenados por oportunidades, aqueles variados projectos virtuais, desta nossa tão mal tratada Sintra. Ainda ninguém entendeu que Sintra necessita de um Hospital nos mesmos moldes que Amadora, Cascais ou Loures. Agora CAMAS? Para camas já temos o “ELITE” na Capa Rota com bons preços e muitas promoções. Por mais que queiramos, não temos volta a dar.

Fernando Castelo disse...

Caro visitante António,
Mais uma vez grato pela regularidade com que visita este blogue.
Se tiver oportunidade de, no Facebook, encontrar a página da Câmara Municipal de Sintra, verá que não há regras para pagar anúncios populistas.
Até a inclusão do Hospital de Cascais aparece como obra.
O desespero é mau conselheiro.
UM abraço e volte sempre