terça-feira, 18 de outubro de 2016

SINTRA...UMA CURIOSA APLICAÇÃO...PARA QUEM?

"Caixinha de queixas": três anos de atraso

Passados três anos da actual gestão e quando caminhamos para eleições, a Câmara (cujo site só pertencerá ao Poder e não à Oposição) resolveu escutar-nos contando com os nossos olhares atentos ao que de mal todos os dias se vê pelo território.

Criando uma Aplicação/Receptáculo para críticas, os munícipes lá depositam queixas e críticas,  que em princípio serão desconhecidas do eleitorado em geral.



E de tal forma a Aplicação é importante, que a sua divulgação foi patrocinada na Facebook, o que quer dizer que teve um pagamento para atingir uma maior comunidade.

Tão importante inovação mereceu notícia com o rosto do Presidente da Câmara em tamanho king size, sobreposto com o título "Câmara lança aplicação Sintra Resolve para melhorar espaço público". Numa grande obra certamente o rosto saltará a página...

Dicotomicamente teremos no Facebook as páginas da Câmara mais a pessoal do seu presidente cheias de coisas boas, obras, desporto e que "é este o caminho". Por seu turno, as queixas ficam arrecadadas na aplicação sem impacto no eleitorado.

Pela nossa parte, não embarcamos na Aplicação. Mostraremos aqui o que não é resolvido e os casos em que os munícipes se confrontam com variados desleixos.

Vejamos um exemplo das preocupações apelativas à colaboração dos munícipes: - No passado dia 11, mostrámos o estado em que estava um passeio. Rapidamente ficou ,limpo como a foto atesta:



No entanto, a 100 metros, junto à farmácia, tudo ficou com estava. É a gestão caso a caso, consoante se reclame, sem existir um plano de actuação generalizado?

Pela Aplicação, imagens destas ficam censuradas do acesso público

Devem ser os munícipes a funcionar como fiscais camarários ou o contrário? Outro exemplo, a foto abaixo foi tirada hoje, mas pode mostrar-se de ontem. 


Claro que a Aplicação - agora politicamente usada - seria bem-vinda se, na prática, víssemos empenhos para que os residentes gozem de qualidade de vida. 

Se os responsáveis autárquicos se empenhassem a visitar a profundidade das localidades, veriam o estado de abandono que se nota um pouco por todo o lado, tomando as medidas a que estão obrigados para a equilibrada gestão do território. 

Aplicação? Isso pode até ser uma distracção interessante para alguns...

Sintra não merece isto. 

Merece um Sintrense empenhado, que conheça o território, que resolva os efectivos problemas que se colocam e não fale desenquadrado deles.











Sem comentários: