quarta-feira, 24 de agosto de 2016

S.PEDRO E A DIGNIDADE DA PRAÇA D.FERNANDO II


"Parece que, decididamente,a Câmara Municipal não quer ouvir a população. Aquele espaço é, por excelência, a zona lúdica de São Pedro. O retorno da Fonte das Rãs seria um prémio para a memória de muitos e acrescentaria nobreza ao local. De base octogonal que suporta quatro rãs do mar jorrando agua pela boca, em forma de bica, teve projecto de Consiglieri Pedroso para ser colocada na Rotunda do Ramalhão, tal a beleza. Porque estamos em época de vacas magras comecem por fazer só a base, para completarem quando houver mais recursos. Mas caramba o ultimo orçamento, recente, foi de 75 mil euros!"Pedro Cansado  -  11/8/2016

A ameaça de um parque de estacionamento sem sentido na Praça D. Fernando II, em S. Pedro, tem justificado confusas opiniões de pessoas com responsabilidades políticas, misturando tudo, o que não abonará em futuras eleições.  

Sabe-se (até os próprios...) que os partidos politicos nem sempre escolhem os mais conhecedores da vida local, mas desiludimos-nos quando políticos que admiramos se deixam dominar por opiniões que não têm em conta pormenores históricos relevantes.

O comentário que acima reproduzimos, de um Pedro que notamos cansado, reflecte até certo ponto o cansaço que acaba por subsistir ao lermos certos comentários.

Com políticos a mostrar tal gabarito não admirará que as pessoas não votem. Para mal da sociedade, temos sim os desenquadrados da Vida Local. 

D. Fernando II - uma Praça com história para servir a História

Vítima de agressões nestes últimos anos, a Praça D. Fernando II é um espaço que as gentes amam, tal como era e é, sempre à espera de algo que a pudesse completar e recuperar de uma forma digna e adequada ao Homenageado.

Já lá estacionam carros? Sem dúvida. Isso não justifica que se invente um Plano para reconverter o espaço num atentatório parque de estacionamento.  

Se é certo que se recorda a Fonte das Rãs, como prémio às memórias, também no seu largo ficaria bem - muito bem, mesmo - um coreto ajustado à História do lugar.


Até nos antípodas há coretos e que belos coretos (Auckland, Nova Zelândia)

Por esse mundo fora, onde a nova religião de parques de estacionamento não vigora, vemos coretos lindos, que ajudam ao desenvolvimento Cultural e Musical.

Aproveite-se a Praça D. Fernando II para um Polo Cultural ao ar livre. Faça-se lá o Ponto de Encontro para visitas pedestres até Santa Eufémia, para se subir à Pena, para se caminhar até uma zona tão preciosa de se conhecer como é Santa Maria. 

Recupere-se a vida na Praça, fugindo do bulício da circulação automóvel. Tem todas as condições para receber visitantes, sintrenses ou não, durante todo o ano. 

Um pseudo-projecto, para fazer da Praça D. Fernando II um parque de estacionamento disfarçado, a caminho de ficar vocacionado para umas receitas, NÃO!

Claro que, tal como no Centro Histórico, é preciso arranjar alternativas de transportes.

Dizem que há milhões disponíveis...então apliquem alguns na questão nuclear de Sintra - Parques Periféricos Dissuasores - com transportes de ligação e circulações frequentes, garantindo horários alargados para incentivar a permanência de visitantes. .

E, se assim acontecer, se o Centro Histórico de Sintra e a sua Serra se projectarem como defendidos de tão elevada carga poluente de viaturas e de tantos riscos de segurança, cá estaremos para enaltecer os decisores. 

O que não concedemos é benefícios de dúvidas, quando se exaltam pequenas coisinhas e as mais urgentes ficam para quem vier atrás...

...um Sintrense que escute os seus representados e mereça ser reconduzido.

Sem comentários: