terça-feira, 16 de agosto de 2016

SINTRA: UMA SÓ CAMISOLA


A Única camisola: "Sintra. Um sonho em cada lugar"


Está quase a fazer 20 anos que esta é a nossa camisola, registada na devida instituição para protecção da imagem.

Certamente será pobre, não obedece a padrões de marketing, mas nela temos a Serra, o Mar, o Castelo e os Palácios. A Lua e o Sol segundo os gostos.  

Sentimo-nos felizes, tal como no primeiro dia, temos o maior orgulho em tê-la e, aos poucos a fomos oferecendo a quem - em nossa opinião - justifica a oferta. 

Hoje já quase não existem exemplares.

Quase 20 anos depois, o símbolo representa o mesmo, sem tirar nem pôr, continuando o orgulho por vivermos tão junto, por acordarmos todos os dias vendo a Pena e o Gigante, apenas termos deixado de ver a Cruz Alta agora tapada por arvoredo. 

A realidade histórica implica resolver problemas 

Tal como sempre dissemos, Sintra é imensa, vai de Casal de Cambra ao Barrunchal ou de S. João das Lampas ao fim de Rio de Mouro, onde os munícipes têm exactamente o mesmo direito dos que moram no Centro Histórico. 

Não regateamos uma vírgula, pelo que não aceitamos que alguém - declaradamente, ou não - pretenda criar a divisão entre Vila de Sintra e o resto.

Quer queiramos, quer não, o fluxo de visitantes à Vila de a Sintra resulta de ser apelativa em termos da natureza, Património da Unesco, Palácios e sua Serra. 

Só por disparate, alguém imaginaria que campanhas turísticas de Sintra envolvessem Manique, Barrunchal ou Casal de Cambra, localidades respeitáveis mas fora do que se convenciona como destino turístico. Figuras Históricas comprovam-no. 

É nessa perspectiva que são exigíveis soluções para se receberem condignamente os convidados em campanhas publicitárias. A menos que estejamos enganados...

Perigo de muitas camisolas amarelas

Como não sobrevivemos da vida política nem precisamos de nos mostrar ou destacar para futuras escolhas, a nossa camisola é suficientemente nossa para sermos felizes. 

Parece, no entanto, que já anda por aí muito folclore, com várias camisolas amarelas dentro do mesmo pelotão, à espera que o seleccionador goste do seu pedalar.

Em coisas da política, às vezes uma camisola amarela pode dar jeito...ao ciclista...mas os eleitores podem não ficar tão bem servidos. 

Opinião de quem não corre em equipa nenhuma nem utiliza ciclovias.  

Sintra precisa, sim, de um Sintrense que saiba rolar pedalar para todos. 



Sem comentários: