sexta-feira, 5 de agosto de 2016

SINTRA: S.PEDRO, AMOR DAS "FALSAS VIRGENS" À HISTÓRIA

Em Novembro do ano passado (p.f. clique para rever)  fizemos nova tentativa para se recuperar a Fonte das Rãs, há anos removida da Praça D. Fernando II, em S.Pedro.

Sugeria-se a recuperação da história do local, levar de novo a dignidade àquele espaço e enquadrá-lo na sua História, dar-lhe o respeito adequado. 

A sugestão, a iniciativa, morreu, sem que se vislumbrassem entusiasmos, sem que surgissem empenhos de historiadores ou franjas de movimentos pré-eleitorais.

As ofensas não são de hoje...são antigas 

Vamos por partes. 

A Praça D. Fernando II não tem merecido nos últimos anos o devido respeito, quer pela História e o que foi a vida em S. Pedro, quer pelo seu património.

Em 2009, com elevado patrocínio, até lhe arrancaram os bancos de pedra...que viriam a aparecer - depois de muito procurarmos - a quase um quilómetro de distância. 

Exemplares arrancados

Mais recentemente, com o advento do auto-caravanismo selvagem em Sintra, a Praça D. Fernando II passou a servir  de dormitório para praticantes desse tipo de turismo, a que se acrescentam outros, com toalhas estendidas e instalações sanitárias por perto...


A Praça D. Fernando II assimilou então o que de negativo foi crescendo em Sintra,  completando - graças à compreensão de Edis - a oferta de espaços para pernoitar.

Por culpa de olhos turvos dos responsáveis autárquicos, a Praça D. Fernando II passou a servir para tudo...pelo que agora um parque de estacionamento dava muito jeito.

Em nenhuma das situações de desrespeito pela Praça D. Fernando II surgiram vozes incomodadas, tudo parecia correr sobre rodas em Sintra.

Sobre a gestão sintrense, lemos até algumas honrosas e calorosas missivas de apreço, trocadas no FB, com "fraternos abraços" enviados e retribuídos...

Parque de estacionamento sem sentido

Três anos depois da tomada de posse, tudo indica que, faltando medidas efectivas para desconcentrar de viaturas a zona histórica, temos o inusitado afã de se criarem bolsas e parques de estacionamento...mantendo tudo complicado e sem solução à vista. 

Em acessibilidades, transportes públicos e protecção ambiental o falhanço de Basílio Horta é notório fazendo recear pela ausência de medidas que evitem a concentração de carros na Serra e elevada carga combustível, perigos de que Castelo de Vide foi aviso.

Sem planos conhecidos para Parques de Estacionamento Periféricos, o recurso a estas bolsas em meios urbanos só pode agravar a qualidade de vida das pessoas. 

Um parque de estacionamento na Praça D. Fernando II, além de uma aberração sem qualquer nexo, é um atentado ao bem estar de todo um núcleo populacional.

Amor de "falsas virgens"...

Para que não surjam dúvidas, insistimos que criar um parque de estacionamento na Praça D. Fernando II em S. Pedro de Sintra é uma aberração. Dizêmo-lo com a satisfação por não sermos candidatos a medalhas, abraços, mordomias ou a borlas.  

Claro que, entre residentes justamente indignados, que amam o lugar a preservar, também podem meter-se interesses pseudo-defensores da virgindade do local. 

Personalidades a que tem sido indiferente o abandono do território de S. Pedro, parece que agora se mostram, se movimentam no movimento, com vaidades ambições notórias.

Ora, até agora, têm-se alheado do desrespeito pela Praça D. Fernando II, como se tudo se resolvesse com umas queijadas e convívios mais ou menos ou semi eruditos.

A Praça servindo de parque de auto-caravanismo selvagem foi a cousa mais natural, justificando apreços e desabafos positivos perante Edis em consonância. 

Mas agora, alto lá, a coisa não vai ficar assim...adivinha-se uma luta feroz, é o que se lê.

O amor pela Praça surgiu tarde...mas falou alto e grosso...A honra será restaurada!!!

E se o retorno da virgindade puder castigar os violadores, teremos as trombetas a espalhar feitos, o deslocamento dos abraços, as fífias em novas pautas históricas. 

Mas enfim, cá estamos para ver como a congregação vai saber lidar com as novas virgens, ao que se nota quase todas unidas em volta de um esperado redentor. 

Sintra não merecia isto.







6 comentários:

Nuno Maior disse...

Caro Fernando,

DE acordo com parte do texto... em completo desacordo com a sua critica ao "auto caravanismo selvagem".
Existe de facto estacionamento (e presumo que pernoita) de Auto Caravanas no Largo de São Pedro, de vez em quando passo no local, e nunca até hoje, vi o que apelida de selvagem. Nunca vi Auto caravanas com toldos abertos, com mesas montadas, com musica alta, etc etc, isso sim é selvagem.
Recordo lhe ainda que para efeitos legais uma auto caravana pode estacionar nesse local, e salvo indicação em contrario até pode pernoitar, e ainda bem.
relembro ainda que se tal acontece é porque não foram (nem estão a ser) criadas condições para receber condignamente estes turistas.
Já que fala tanto no auto caravanismo, também nunca vi nenhum texto seu a propor alternativas.... Visto que sou autocaravanista tenho uma percepção diferente do problema.

Fernando Castelo disse...

Estimado Nuno Maior, fico muito grato pelas sua opiniões e, por isso mesmo, gostaria de esclarecer algo de importante.

Aquilo que denomino auto-caravanismo selvagem corresponde à paragem e estacionamento para os fins de caravanismo em locais não previstos para esse fim, nomeadamente falta de instalações sanitárias adequadas (não falo em banhos porque nalgumas isso é possível) e garantias de segurança para os praticantes.

Aliás, em pleno Parque Natural de Sintra (a cerca de 300 metros da Praça D. Fernando II) alguém fechou os olhos no devido tempo e passaram a usar esse espaço muitas auto-caravanas sem que tivessem as condições exigidas, ou que possamos considerar exigíveis.

O Tema da falta de local adequados para a prática e estacionamento das auto-caravanas já é velho como sabe. O parque entre a Praia Grande e a Praia das Maçãs continua naquela situação que tão bem conhecerá. A Câmara Municipal, que tem tantos terrenos e até poderá fazer permutas, não tem arranjado soluções para responder ao elevado número de viaturas que se apresentam em Sintra. Então vêmo-las em ruas, em locais mais escondidos, mas os auto-caravanistas não precisam de andar escondidos: Têm direito a espaços próprios.

De qualquer forma, ainda sobre as fotos que mostrámos, se soubesse tinha tirado uma mais perto de uma simples carrinha (à direita da foto) com toalha estendida sobre a porta aberta e outros utensílios por lá espalhados.

Acresce que, nas condições actuais, a nossa opinião é que as pessoas que por ali estacionam despreocupadamente correm sérios riscos de assaltos...o que poderia estar reduzido se estivessem em parques especificamente destinados a campismo ou caravanismo ou auto caravanismo.

Muitos, como sabe, vão por aqui para não terem de pagar taxas de estacionamento em locais legais e vigiados.

Um abraço e volte sempre

Nuno Maior disse...

Por uns... pagam todos.

Geralmente é assim, basta um Auto Caravanista "selvagem" para pegarmos em todos pela mesma bitola.
Julgo de facto que este "problema" do auto caravanismo é bem mais lato, e ultrapassa as fronteiras de Sintra, por Portugal fora posso comprovar que em alguns locais sou bem recebido e tenho condiçoes, e noutros sou mal recebido (e portanto não fico lá), visto esta situação poder ser regulamenta a nivel municipal cria discrepancias atrozes no tratamento a que estamos sujeitos.

Caro Fernando, caso não saiba, o auto caravanismo é maioritariamente estrangeiro e de uma classe média / alta.... ao nao acolhermos bem essas pessoas estamos literalmente a deitar fora dinheiro.

Completamento de acordo com a falta de condiçoes que a CMS disponibiliza, sugere o uso do parque automovel que serve a estação da Portela de Sintra, ora, e visto que já os contactei nesse sentido, apesar de ser facilmente visivel, esse local não tem uma unica sombra, não tem WC, não tem local de despejo de aguas sujas ou sanita quimica, não tem um ponto de agua.... ou seja... não serve! É ridiculo e até uma afronta que a CMS sugiro sequer esse espaço, e já nem falo do outro perto do RAmalhão junto das "roulotes" dos comes e bebes...

Enfim, sabemos que a falta de sensibilidade deste executivo tem sido, em alguns temas, total, e este será mais um caso.

Abraço

Fernando Castelo disse...

Caro Nuno, o estimado amigo coloca alguns dedos na ferida: A Câmara Municipal de Sintra tem manifestado a mais completa indiferença pela forma como deve receber os turistas, entre eles os praticantes de auto-caravanismo. Obviamente que devem existir regras...mas também devem existir espaços de oferta, devidamente equipados para isso. Quando eu refiro selvagem é porque em qualquer rua, em qualquer espaço facilmente se encontram auto-caravanas estacionadas e pessoas a dormir lá dentro. Sem segurança, sem oferta de condições dignas. Podem dizer que muitas têm condições sanitárias boas...mas melhor então em locais definidos para isso. Claro que o Nuno não ficaria feliz se à sua porta parassem umas auto-caravanas e ali fizessem poiso para uma semana de férias. Mas a Câmara é que tem de estudar e resolver, porque o território que gere a isso obriga. Vão a Nova Iorque botar figura e depois não sabem estar no terreno. Um abraço

Nuno Maior disse...

Bom dia,

"Claro que o Nuno não ficaria feliz se à sua porta parassem umas auto-caravanas e ali fizessem poiso para uma semana de férias"

Não me importaria, até já lá esteve uma e não me incomodou nada, por mim até ofereço agua para abastecerem de bom grado.

Mas já agora partilho consigo a diferença para o nosso concelho vizinho sobre este tema. Por sinal até foi aproveitada uma ex escola para usufruto dos Auto Caravanistas... Por Sintra existem escolas sem uso devido a falta de empenho e criativdade da CMS em resolver tb esse problema.

http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/apoio-institucional/mafra-um-concelho-amigo-dos-autocaravanistas

Fernando Castelo disse...

Caro Nuno, creia que defendo - gostava até de exigir sem me misturar em meandros de ordens - que sejam criadas condições adequadas para a prática de auto-caravanismo e caravanismo. Durante largos anos pratiquei a vida ao ar livre, mas sempre em parques devidamente legalizados, que os há e bons. Mas Sintra, entre pavonices sem nexo, nem disso mete ombros...e possui tantos, tão bons terrenos e tão bem localizados.

Talvez agora que se aproximam eleições surja um dia deste um Projecto para ...e...para ..., como outros que por aí andam e são um problema muito maior. UM abraço NUno.