domingo, 14 de agosto de 2016

HOJE, DOMINGO...FUJA DO STRESS DE SINTRA...VÁ A CASCAIS


Sintra tem espaços maravilhosos mas, respeitando os caros visitantes deste blogue, recomendaria que não optem por filas intermináveis de carros, esperarem por ar puro e terem poluição ambiental, quererem momentos felizes e terem frustrações. 

O trânsito caótico que nos envergonha (aos que têm vergonha...) é não só ofensa à UNESCO por ter feito a distinção de Património Mundial como aos que, acreditando em promoções de Turismo sem pés nem cabeça, por cá aparecem confiantes. 

Aqui ao lado, tão perto, em Cascais, poderão ter Cultura em condições de grande acessibilidade e aproveitar o Sol, um passeio junto ao mar, encher o peito com ar puro.


Entre o Farol da Guia e o Museu de Castro Guimarães tem espaços onde não precisa de encher o mealheiro de nenhuma empresa exploradora de moedas. Tem ciclovias a sério, e poderá apreciar imagens paisagísticas de grande interesse. 

Sugerimos que visite a Casa de Santa Maria, junta do Farol de Santa Marta. Desenhada por Raul Lino, dentro pode ver-se a representação dos meses do ano por ele feita.

Farol de Santa Marta e Casa de Santa Maria - Raul Lino à direita


É maravilhoso poder apreciar-se o tecto de madeira pintado a óleo por Oliveira Bernardes e os maravilhosos azulejos do Século XVII.


Poderá ainda apreciar os vestidos mais emblemáticos da carreira da estilista espanhola Agatha Ruiz de La Prada, patentes até Outubro.  

Ao lado, o Farol de Santa Marta mostra-nos a evolução das formas de aviso ao mar.


Com um só bilhete de 8 euros, poderá visitar os 10  museus incluídos no Bairro dos Museus (crianças até aos 12 anos e pessoas com + de 65 anos têm entrada gratuita).

Ficam alguma imagens que julgamos sugestivas:




Votos de um bom Domingo, Cultural e cheio de ar puro. 


Sem comentários: