quinta-feira, 7 de julho de 2016

SINTRA: CANDIDATURA "INDEPENDENTE" CAUSA PÂNICO?

Sintra, tão rica em nevoeiros

A peça noticiosa do Público, aludindo a eventuais apoios do PSD, CDS, MPT e NÓS Cidadãos a uma candidatura de Marco Almeida para a Presidência da Câmara Municipal de Sintra, parece ter causado algum pânico entre conhecidas figuras do PS.

Devemos dizer, antes de mais, que não nos posicionamos como apoiantes do Movimento de que Marco Almeida é líder, independentemente da consideração pessoal. Do que não gostamos é do combate político assente em "barretes" ou "coerência". 

Marco Almeida foi Vice-Presidente da Câmara. Terá ambições pessoais. Mas de uma faceta da sua actividade política (não falamos partidária) podemos acusá-lo: - Conhece o Concelho de Sintra como ninguém e dedica-lhe a quase totalidade do seu tempo.

Não há associação humanitária ou de reformados e idosos, ou clubes desportivos, até escolas e outras organizações populares que não conheça e não seja estimado.

Esse facto, só por si, deveria merecer certa contenção verbal dos críticos, porque de pedrinhas para se atirarem aos políticos que por cá passam estamos cheios.

Marco Almeida tem o direito de ser ou não independente, de ser ou não apoiado por Partidos ou Movimentos, porque tal passa-se em Sintra com várias candidaturas.

O actual presidente, julga-se que ainda Democrata-Cristão - votou contra a Constituição onde consta o Poder Local - foi eleito como Independente em Listas do PS.

Ainda por cima, Marco Almeida tem um elemento relevante: - Não é sintrense, mas tem uma longa vida de ligação a Sintra e não caiu cá de para-quedas. Conhece-nos.

Não faz da política um roteiro de restaurantes onde se encontra com amigos.

O nosso futuro deve ser acautelado

Torna-se evidente que, numa futura candidatura, Marco Almeida - a ser candidato - talvez tenha de repensar nomes e personalidades que tenham crédito exemplar. 

Nomeadamente, face à experiência decorrida, as suas listas deverão ser compostas por pessoas competentes, firmemente vocacionadas para o bem comum e resolução dos problemas que nos afectam - e ele bem conhece - e a que ninguém liga. 

Nunca fez sentido que incluísse em candidaturas sob o seu nome, pessoas que, ao tempo de serem presidentes de juntas...votaram a favor da lei da sua extinção.

Obviamente que Marco Almeida tem um largo campo onde pode actuar. Nos transportes públicos rodoviários; no Hospital (agora silenciado - pasme-se - graças à existência de uma Viatura Médica de Emergência); na abertura Cultural a jovens; no Turismo. 

O PS não tem razões para pânico

Estamos em crer que o PS nas grandes questões como da poluição do Centro Histórico e trânsito inacreditável, na inimaginável concentração de carros em plena Serra, não tem soluções, agora provado com a aprovação de mais lugares para estacionamento. 

Tudo sugere que o dinheirinho está na primeira linha, fazendo lembrar velhos tempos em que havia muitas barras de ouro no banco e férrea gestão de um só homem. 

O PS tem personalidades sintrenses disponíveis, capazes das soluções, que oiçam os munícipes e façam a inventariação dos problemas, para os resolver.

Se o PS continuar a gestão da propagandinha barata, da cicloviazinha que irá atafulhar a circulação, da promoção em Nova Iorque sem resolver problemas centrais, terá efectivamente todas as razões para estar em pânico...

Mas, apenas, pela sua própria insuficiência. 


1 comentário:

Engomadoria disse...

Dr Marco Almeida não sendo Sintrense tem-se mostrado tão ó mais Sintrense que os de cá, eu estou grata a este senhor pois sei do que faz para ajudar o povo, onde me

incluo e sim será uma boa escolha ,teremos um bom presidente para Sintra.Este senhor tem mérito eu aplaudo e voto Marco Almeida.