sexta-feira, 29 de abril de 2016

MEDALHAR...SÓ POR "FEITOS EXCEPCIONAIS"...

Marcelo Rebelo de Sousa: um murro nas medalhagens...

As palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a atribuição de medalhas são verdadeiros murros nos estômagos de promotores de medalhagens com fins diversos, alguns do núcleo de seus fiéis admiradores.

Muito bem. O Presidente da República apercebe-se dos exageros com que se atribuem medalhas, alertando que o reconhecimento só por “feitos excepcionais”.

Só que Marcelo estará longe do país real, não acompanhando a patologia da medalhagem local, com elevados custos públicos mas com justificações personalizadas.

Marcelo dá murros em estômagos...com digestão fácil e sais de frutos adequados.

O Presidente está notoriamente contra a medalhagem à la carte, que tanto poderá distinguir o restaurante onde se come ou bebe ou quem nos abre a porta do carro.

Medalhar talvez seja viciante, assim como que um cocktail forte e apelativo, não admirando que mais cedo ou mais tarde se medalhe por ter sido medalhado...

Medalhar em larga escala

Nenhuma sociedade está livre de estar repleta de personalidades ilustres, de cientistas ao mais alto nível, de heróis locais, dependendo do estrato em que se encontrem.

Quem, por interesse na vida municipal, consulte o Resumo das Deliberações Camarárias, sentirá que vivemos numa sociedade muito plural em medalhagens.

No entanto, porque os Resumos não incluem os Considerandos dos "feitos excepcionais", ficamos sem conhecer critérios para as Distinções aprovadas.

Em tese, nem faz sentido que "feitos excepcionais" dignos de Distinção não sejam espalhados pela comunidade, para Honra, Orgulho e transparência pública.


Que as trombetas espalhem os feitos 

Trabalhadores da Câmara e Atribuição de Distinções

Das Sessões entre 20.1.2015 e 26 de Abril de 2016, constatamos medalhas para os mais diversos méritos, praticamente sem envolverem Trabalhadores Camarários.

Fizemos a exaustiva consulta com curiosidade. No amplo Quadro de Trabalhadores Camarários não nos apercebemos de Medalhas ou Distinções específicas.

Por uma vez houve Medalhas de Bons Serviços e Dedicação a alguns trabalhadores dos SMAS. Também um Voto de Louvor a um Agente da Polícia Municipal.

Perante a vasta concessão de Medalhas, admitimos que alguma disposição legal impeça a Câmara de Honrar os seus Trabalhadores pelo Mérito, Dedicação e Assiduidade.

Outras razões não existirão, já que no nosso imaginário, sendo o Presidente da Câmara a propor Medalhas, seria sempre o primeiro a considerar os trabalhadores da mesma.

De resto, o apreço mútuo é uma das regras que se sabe animar ambas as partes.

Medalhas de Mérito (Prata ou Ouro) e Assiduidade não serão restritas a uma parte do fantástico mundo sintrense, antes destinadas ao universo de quem as mereça.

Temos múltiplos "feitos excepcionais"...

Não devemos discutir os méritos, pois serão tantos e tão diversos que facilmente permitem o apaladar das propostas, destacando o que de mais "excepcional" comporte.

Neste quadro, as palavras do Presidente da República correm o risco de se destinarem mais a consumo interno, a uma visão de rigor pouco acompanhada.

São estas coisas, únicas e fantásticas, que fazem o progresso de Sintra.

Os feitos que venham depois.

Sem comentários: