segunda-feira, 28 de março de 2016

SINTRA: INSUSTENTÁVEL INCAPACIDADE TURÍSTICA...

Isto de se falar de Sintra tem que se diga. De Turismo de Sintra, já pouco há a dizer perante as inacreditáveis contradições com que se iludem os potenciais visitantes. 

Um amigo, há dias, acusava-nos de campanha contra as campanhas: Não é verdade!

A campanha é contra um poder incapaz de resolver pequenas e grandes coisas.

Que Turismo de Sintra é vendido?

A ver se nos entendemos. A promoção da presença de Sintra em diversos fóruns estrangeiros ligados ao turismo, cria obrigações para estruturas adequadas. 

Qualquer destino credível estrutura-se para a posterior capacidade de resposta.

Nesta Páscoa, pelo que vimos, ficaram-nos dúvidas: - Ou anda por aí muita distracção ou a solução turística de Sintra é preterida por panfletadas ou ciclísticas diversões.

Insistimos, até, no ponto de não querermos trazer à colação se os anteriores autarcas fizeram ou não, é dos actuais que esperamos soluções e respostas. Ponto final.

Na verdade, enquanto surgem noticiazinhas baratas (até no Facebook), as questões nucleares do Turismo de Sintra não apresentam quaisquer evoluções positivas.

Temos razões para estar envergonhados

Neste fim de semana, milhares de pessoas vieram de comboio ou demandaram Sintra convictas de que iriam usufruir de belos momentos, nomeadamente culturais.

A chegada da esperança...


Contacto com o Turismo de Sintra...com barulho ensurdecedor

Depois de longas esperas em filas, dezenas de autocarros deixavam passageiros e partiam...para voltar - às vezes menos de uma hora depois - a recolher os visitantes.

O logro da visita ao Centro Histórico...tempo ocupado à espera do autocarro de regresso

Em vez de visitas e cultura, a longa espera. Será esta a oferta turística que se faz lá fora?  

Em automóveis, os visitantes (leram promoções de Sintra) depois do tempo perdido para chegar ao Centro Histórico, apenas o atravessaram desejosos de se livrarem dele.

Visitantes que passaram por Sintra...olharam e não puseram pés em Sintra

Trânsito parado

Como é possível tanta incapacidade?

A frequente exaltação (até no Facebook...) de obras menores, entre elas em quintas e ciclovias, convenceu-nos de terem sido resolvidos os problemas do trânsito na Vila.

É certo que não nos apercebemos de terem sido criados parques periféricos adequados, os quais terão de ser cada vez mais afastados face ao trânsito recorrente.

É nestas condições que autocarros "estacionam"...enquanto esperam

A limitação do trânsito no Centro Histórico, com acesso limitado a carreiras de circulação interna que passem pela Serra, é uma exigência que os autarcas têm de considerar.

Parece ser mais fácil a promoção de ciclovias do que resolver este problema concreto, que é nuclear e coloca em causa todo o prestígio de Sintra como destino turístico. 

No quadro actual, podem vir milhões de visitantes que farão chegar a outras pessoas aquilo por que passam ou passaram numa visita que sonharam ser magnífica.

Destino Histórico a prevenir

Se não bastassem as dificuldades logísticas, é chocante a indiferença com que se assiste à proliferação de guias turísticos que apenas são acompanhantes de grupos.

É exigível que cada grupo tenha um guia local, devidamente formado e credenciado para que a História de Sintra seja conhecida e não agredida por desconhecedores.

Assistimos a um grupo chinês (RPC): - Depois de breve dissertação, o acompanhante apontou uma conhecida casa de queijadas e para lá se dirigiu todo o grupo.

O grupo viria a espalhar-se pelas lojas e largo do Palácio, partindo uma hora depois.

É isto que os responsáveis pelo Turismo de Sintra pretendem?

Sintra não merece isto...

Nem "é este o caminho"...


Sem comentários: