domingo, 14 de fevereiro de 2016

SINTRA, PARA QUANDO O REPUXO NO LOCAL ORIGINAL?

Ao longo dos anos tem-se aguardado que o Repuxo que existia no largo fronteiro ao Palácio Nacional de Sintra volte ao seu primitivo lugar. 

A gravura mostra como era a vida no Local, estando o Esguicho, também chamado de Repuxo, colocado na zona pública e enquadrado na Praça, por todos acessível.

Numa daquelas situações em que Sintra é fértil, um dia foi retirado do centro da Praça e colocado dentro de um espaço gerido pelo Palácio Nacional de Sintra.

A "prisão" do Esguicho

Esguicho ou Repuxo, "preso" no Jardim da Preta, para onde foi deslocado 

Tirado da Praça, arranjaram um sítio bem escondidinho para o colocarem, no chamado "Jardim da Preta", cujo acesso se faz por uma escadaria lateral ao Palácio.

Após a deslocação, o acesso ao esguicho passou a ser limitado quase a conhecedores, embora nos primeiros tempos nada tivesse que se pagar para aceder ao jardim.

Mais tarde - e agora - para a apreciação daquela peça pública e da nossa história, tem de estar habilitado com aquele bilhetinho que faz parte das receitas da PS-ML.

O Esguicho, que é património público, está preso aos Euros que comandam a Cultura por quase toda a Sintra Histórica, sem intervenção da Autoridade Local: - A Câmara.

O Esguicho tem de ser libertado, não apenas de livre acesso a quem o queira apreciar, mas voltando ao local da sua colocação original, repondo a história.

A Câmara Municipal tem a palavra...


Sem comentários: