quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

SINTRA: OUTRO MISTÉRIO, O SINAL CMS 79/08

Foi uma pena ter sido suspensa a publicação do blogue Abrunheirasintra-aldeiaviva, pois a "Aldeã" trazia, frequentemente, questões locais muito pertinentes.

Imaginem os prezados (e pacientes...) Amigos visitantes deste blogue que, um dia, na vossa rua, era marcado o pavimento e reservado um espaço para deficientes.


Quem pediu este sinal de reserva de espaço para deficientes? 

Em primeiro lugar, estou certo, queriam saber do vizinho que, eventualmente, precisasse de apoio ou solidariedade na partilha de momentos fraternos e convívio.

No entanto, depois de muitas preocupações, viriam a apurar - e ainda bem - que na vizinhança ninguém se enquadra no direito a tal reserva de espaço.

Os moradores, fisicamente, movimentam-se bem. Não há no local qualquer viatura com o dístico previsto no Código da Estrada. Torna-se estranha a colocação do sinal.

É certo que um pouco mais há frente do sinal, há uma Associação de Reformados, mas nem o lugar está reservado ao pé da sua entrada, nem felizmente há quem precise.

Passados quase oito anos sem lá verem - uma única vez - qualquer viatura estacionada, qualquer pessoa ficará a meditar no mistério da colocação do sinal.

Ao contrário do que é frequente, nem consta qualquer matrícula de veículo. 

Mas a Câmara colocou o sinal, sem matrícula. Quem o pediu?

Podemos estar perante uma situação que exija averiguação interna da Câmara, recolha de informações no local e do processo que suportou a colocação do sinal.

Nessa rua, todos os residentes têm garagens onde estacionam as suas viaturas.

O sinal CMS 79/08 passou a enriquecer os mistérios de Sintra, só a Câmara podendo explicar as razões ou apurar da verdade sobre a sua colocação.

Seria interessante saber-se quem pediu e como o mesmo foi justificado.

Obviamente que a Câmara não inventava...


2 comentários:

António disse...

Sinceramente também fiquei bastante admirado com esta reserva de estacionamento, porque conheço o morador. Nunca me apercebi que a pessoa fosse portadora de qualquer deformação física para ter um espaço privativo para estacionar as suas viaturas, mas, certamente que a entidade responsável, neste caso a Câmara Municipal de Sintra teve que aferir o suporte legal que lhe confere a autorização, mandatando os seus funcionários colocar toda a sinalética legal e adequada, de modo a reservar o lugar para a pessoa com deficiência. É verdade que havendo má fé nesta autorização, também por não ser um assunto vulgar estamos perante uma situação muito grave, estando a colocar em causa a veracidade dos deficientes e todos os espaços idênticos espalhados pelo Concelho.

Fernando Castelo disse...

Exactamente caro (a) Anónimo (a) as dúvidas são justas. Grato pela sua visita.