quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SINTRA, GABINETE DO PATRIMÓNIO E "AMIGOS DA VILA VELHA"

A recente abertura do Gabinete do Património Mundial - Paisagem Cultural de Sintra poderá influenciar a resolução de situações anómalas que se têm arrastado no tempo.

Dizemos "poderá" porque - pelas notícias vindas a público - o Gabinete pode ser apenas mais uma peça na engrenagem, já que parece ser mais "consultivo e informativo".

"Não há paisagem cultural sem pessoas" e "A melhor forma de gerar cultura passa pela valorização do património", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Se não forem palavras de circunstância, iremos saber como se gera cultura onde um dos celebrantes pratica preços quase proibitivos e impede os jovens de entradas gratuitas.

Um sintrense de gema a coordenar o Gabinete

O Gabinete é coordenado por João Lacerda Tavares, actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia, um sintrense conhecedor de Histórias e figuras Locais, julgando-se que contará com verdadeiros Técnicos Especialistas, todos do Quadro Camarário.

Ouvir os residentes na Vila Velha

Os "Amigos da Vila Velha" representam o que de mais genuíno e puro em pessoas se pode conceber na defesa da vida e do Património do Centro Histórico.


Manifestação Cívica dos "Amigos da Vila Velha" (No edifício do antigo hospital)

Estes "Amigos da Vila Velha" são pessoas normais que tipificam - no seu todo - a verdadeira sociedade sintrense. Na sua dedicação não entram corridas estatutárias, são discretos e fogem de exibições no painel divisionista da defesa do património. 


Forma bem peculiar de intervenção pública dos "Amigos da Vila Velha". Com tantos anos...

Pegando na alusão a pessoas feita pelo Presidente da Câmara, os "Amigos da Vila Velha" são pessoas simples, sem snobismos nem hábitos de beija-mão, não difundem currículos exaustivos, mas sabem - como ninguém - os problemas da Vila onde vivem.


Forma típica de denunciar usada pelos "Amigos da Vila Velha" ("levante a cabeça e veja o sinal")

Obviamente que um Gabinete instalado em plena Vila Velha, vocacionado para a "reabilitação do património" terá de ouvir mais os que lá vivem do que forasteiros.

Justifica-se, pois, que os "Os Amigos da Vila Velha" sejam considerados, eles que lutam com um amor exemplar pela sua terra, na defesa do espírito do lugar onde nasceram.

Eles sentem os problemas e necessidades locais antes de todos, com mentalidade saudável e discretos, sem projectos ocultos nem necessidade de intermediários.



Nota: Ao que julgamos saber, pela colaboração da União de Freguesias de Sintra na disponibilidade do espaço e porque quase todo o Património a defender se encontra na Área dessa União, justificava-se um referência a esse Órgão e seus habitantes. 

Goste-se ou não, concorde-se ou não com a extinção das anteriores Freguesias, a União de Freguesias de Sintra é o Poder Local mais próximo e legitimado.

Também os "Amigos da Vila Velha" não mereceram um convite para a sua presença.

Terá sido uma questão de classe...ou de "convivências" aristocráticas?



Sem comentários: