sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SINTRA: MISTÉRIOS DE TURISMO NUM DESTINO TURÍSTICO...

Destino turístico sem um Pelouro específico de Turismo?

Quem se der ao incómodo de passar pelo site da Câmara Municipal de Sintra, notará a ausência de um Pelouro dedicado ao Turismo. Mais, notará que em nenhum dos membros do Executivo, de Presidente a Vereadores, existe a mais pequena referência.

A milhões de pessoas a quem é sugerido um destino Turístico chamado Sintra, não deveria corresponder um cuidado especial na forma como depois elas são recebidas, desde condições de transporte, alojamentos, preços praticados até à higiene pública?

Estamos mesmo mal, quando estas preocupações passam ao lado.

As primeiras (más) imagens a quem chega de comboio

O tema já aqui foi abordado, mas parece que ninguém se preocupou muito, certamente pela graciosa contradição entre "destino turístico" e falta de maneiras a receber.

Aquele mais do que provinciano cubículo no átrio da estação da CP onde se prestam informações ditas turísticas tem pormenores interessantes.


Gravado no vidro, em duas línguas, o Horário das 10 às 18 horas. Era a época em que funcionários camarários, competentes, esclareciam os turistas continuamente.

Agora, por detrás do vidro, um folheto com dois is, presta indicações sobre Horários: Um das 10 às 19 horas...outro das 10 às 12,15 e das 14,30 às 18 horas. 

O de baixo (tecnicamente devia estar em cima) é na Praça da República...o de cima (talvez devesse estar em baixo) omite que se localiza na...estação dos comboios.

Será que a intenção é ajudar os visitantes com um quebra-cabeças? 

Segue-se um assalto. Um quase assalto aos que chegam e saem pelo átrio da estação ou pelo portão. Há cartazes, folhetos, propostas, ofertas, uma actividade sem regras.


Uma imagem que se repete a cada chegada de comboios

Por ali, não se vêem pessoas credenciadas pela Câmara, antes a venda ambulante de viagens, circuitos e carrinhos. Tudo feio. Quiçá tudo fora de controlo.

Que entidade previne a qualidade do que é oferecido? Ou fiscaliza entre actividades clandestinas e legais, prevenindo a concorrência desleal?

Promove-se lá por fora os belos parques e palácios. Associa-se o nome de Sintra a figuras de proa que enchem a vaidade lusitana. Palácios, poços iniciáticos, tanta beleza.

Depois temos disto na nossa Sala de Visitas, onde deveríamos ser exemplares.


Assim se vende uma imagem de Sintra...com compostura 

Pior, envolvendo o prestigio sintrense, oferecem-se serviços de chinelos nos pés, fugindo da rua para o interior da estação ou da estação para a rua. Visitantes...olham.



Fica a imagem...veremos se alguém se preocupa com isto.

Os visitantes que por ali passam e conseguem sair ilesos são verdadeiros heróis.

Dá para acreditar?

3 comentários:

António disse...

Eu comentar gostava de comentar, mas tudo isto me tira anos de vida ao verificar que a minha Sintra enlouqueceu, Sintra foi novamente tomada de assalto, mas desta vez também por pseudos operadores turísticos de pé descalço como mostra a foto. Sintra não pode ser isto, Sintra necessita urgentemente de uma limpeza higiénica e profissional, necessita arrumar a casa o mais rapidamente possível. Não admira que o maior fluxo de turistas com poder de compra fujam ou sejam empurrados para a Costa do Sol (Cascais Estoril ou Oeiras). Senhores responsáveis da autarquia imponham-se e empenhem-se em dar outra vida a Sintra, ou então assumam o fracasso e a irresponsabilidade e demitam-se dos cargos. Mais do mesmo é que não por favor.

Ana disse...

Boa noite.Concordo com o seu post, no que diz respeito à oferta selvagem de ''serviços turísticos'' que existe em Sintra.Chegou a visitar o interior dos postos de turismo a que se refere?Foi mal atendido?Fiquei sem perceber essa parte.Quanto ao site da câmara Municipal não ter nada sobre turismo, bastou-me fazer uma busca na net e encontrei isto : http://www.cm-sintra.pt/turismo .A informação não é muita, é certo, mas já é alguma coisa....

Fernando Castelo disse...

Estimada Ana, muito obrigado por visitar este blogue.
Julgo que a Ana terá feito uma leitura apressada do artigo publicado. O que foi escrito, relacionado com a Câmara Municipal, está ligado com a ausência de um Pelouro ligado com o Turismo. Do resto, muito obrigado, há referências. Saberá - julgo que melhor que eu - que num destino turístico em que se envolvem muitos milhares de euros para o divulgar, o que se passa em Sintra relacionado com Turismo não pode ser desvalorizado do ponto de vista orgânico. É por isso mesmo que, estou certo, há a "selvajaria", um pouco ao sabor de cada um. Quanto ao interior dos postos de turismo (julgo que considera o da Estação e o do Turismo na Vila) cada um tem a sua área. No da estação não se entra dentro dele...só os funcionários. Quer na Vila quer na Estação, recordo a qualidade do atendimento que era garantido pelas senhoras funcionárias da Câmara que lá desempenhavam funções. A questão que abordei - e a Ana não se terá apercebido, é que há informações pouco claras sobre a abertura do posto no átrio da CP, tanto mais que estão sempre a chegar pessoas...valendo-lhes dirigirem-se aos funcionários da bilheteira. Não é assim que tudo deveria suceder. Cumprimentos