sábado, 11 de julho de 2015

SINTRA: UM CASO DE PROTECÇÃO CIVIL

As "armadilhas" da Pena


Um parque de estacionamento da responsabilidade da Parques de Sintra. Que plano de fuga?

Não são de hoje as preocupações com a acumulação de viaturas no Parque da Pena e os riscos que possam advir em caso de perigo súbito que obrigue a evacuação.

O trânsito entope e os estacionamentos que a Parques de Sintra-Monte da Lua resolveu de forma expedita criar entre árvores (!!!) são armadilhas potenciais em caso de fuga.

Daí que o verificado na noite do passado sábado, com a larga difusão de visita gratuita e transportes oferecidos...exija o esclarecimento dos responsáveis pela Protecção Civil.

O ocorrido - de noite, carros entupindo vias e parques e pessoas a pé serra acima - só terá sucedido por não terem sido ouvidas a Câmara Municipal e a Protecção Civil.

Não se trata de um caso de somenos importância, para deixar esquecer, enquanto os aplausos pela iniciativa podem surgir...como as claques em certos espectáculos.

Pretextos e gratuitidades

A "iniciativa solidária", foi um bonito gesto promocional de duas entidades: A que acabou com entradas gratuitas para portugueses não residentes em Sintra e a que tem no circuito da Pena uma galinha de ovos de oiro, onde cobra 3 Euros em cada sentido...

Evidentemente que, para gestores com o coração cheio de solidariedade, em qualquer dia e hora as portas poderiam estar abertas, recebendo as contribuições populares.

A forma escolhida, pelo menos, acautelou as receitas da bilheteira nesse dia...

Quem garantiu a segurança dos presentes?

Com trânsito bloqueado, como se faz uma evacuação nocturna?

Ao que se sabe - saliente-se ter sido à noite - o fluxo de viaturas automóveis foi de tal ordem que, desde a entrada de Sintra, o acesso à Pena ficou quase interditado.

Uma realização destas, em que se previa "uma grande afluência de visitantes", exige medidas adequadas, prévias e bem estruturadas, para as respostas necessárias.

Claro que as pessoas ansiavam por juntar a sua participação solidária à perspectiva da visita nocturna do Palácio e Parque da Pena (gratuitas...), julgando estar seguras. 

Este o cerne da questão, para que em eventuais eventos deste tipo, existam medidas de segurança, equipas de bombeiros e outras que os técnicos considerem precisas.

Será bom que a Parques de Sintra - se o não fez - passe a ouvir a Câmara Municipal, esta sim responsável pelo território e que responderá sempre pelos factos que ocorram.

Também a Empresa deveria pedir desculpa pelas desilusões decorrentes (diz-se que estariam inscritas cerca de 14.000 pessoas...mas só cerca de 7.000 conseguiram).

Esperemos que a Protecção Civil previna a segurança da Serra, não só em futuros eventos nocturnos como no dia a dia em que a carga combustível na Serra é elevadíssima.


1 comentário:

António disse...

Completamente de acordo com o autor da critica aqui postada, felizmente, tudo correu bem em termos de segurança, com excepção dos congestionamentos, filas e acesso dos transportes públicos nos corredores a si destinados.