segunda-feira, 8 de junho de 2015

SINTRA: POSTO DE TURISMO NA ESTAÇÃO DA CP?

O problema já por aqui foi abordado, mas agora em que o grande fluxo de turistas se vai sentir mais, a situação descrita não pode manter-se. 

Imagine-se que chega a Sintra de comboio. A partir de 14 de Junho com a probabilidade de transbordos nalgumas estações, descendo e subindo para mudar de plataforma.

Chega a Sintra pelas 12,30 horas e o que deveria ser um Posto de Turismo operacional, onde passam - segundo dizem - mais de um milhão de pessoas por ano, está fechado.

Letras em cor pink, avisam: - "Todos os dias:"- "Every Day from:" - "10:00h-18:00h". Mas o que está escrito a pink, omite que está fechado - no mínimo - das 12,15h às 14,30h.


Ao lado, confundindo os visitantes, um cartaz indica dois postos de informação turística (um em cada ponta), obrigando à deslocação ao Centro Histórico. 


A foto acima, obtida no passado dia 28 de Maio, às 13:06h, espelha a desolação que se apossou dos turistas acabado de chegar a um destino com auréola de Lord Byron...

De súbito, serão envolvidos por um número indeterminado de vendedores de programas, nenhum deles credenciado, que por ali se encostam entre as chegadas.

Para um destino turístico de excelência a imagem de romantismo não está má

Felizmente, ainda existem funcionários da bilheteira da CP que estão sempre disponíveis para ajudar os visitantes, prestando-lhes as mais variadas informações. 

Uma má herança para o Turismo de Sintra

A actual situação resulta do Protocolo que o anterior Presidente camarário estabeleceu em 2009 com a Associação Turismo de Lisboa, uma parceria que contaria com as contrapartidas anuais do Casino Estoril para financiamento de actividades de promoção.

No acto, o antigo Presidente destacaria a "necessidade de um plano estratégico do turismo que deve ser associado com a ATL, para que a qualidade da oferta de Sintra (hoteleira e cultural) seja cada vez mais rica". Seis anos depois, vê-se... 

Depois do Protocolo, os funcionários da Câmara que, com competência, atendiam os turistas nos Postos da Vila e da Estação da CP, cederam as suas funções à nova entidade que, com pessoas de fora, iria divulgar a "capital do Romantismo".

O resultado está à vista, e a Câmara não o pode desconhecer.

A Câmara precisa de o resolver, para bem do Turismo de Sintra.


2 comentários:

SBF disse...

Não tenho nada contra quem se esforça para faturar “algum” mas, neste caso (caos) que o Amigo Castelo bem refere, o efeito é vergonhoso. Verdade; chego a ter vergonha pela forma como os incautos turistas são abordados por estes inúmeros vendedores de “programas” locais. Tem de haver forma de regularizar isto!
Abraço!
Silvestre Félix
P.S.: O horário do PT (o cumprido e o não cumprido), roça o ridículo!

Fernando Castelo disse...

Pois é verdade, caro Silvestre Félix, isto é tudo ao sabor da onda...e como é possível? Por um lado campanhas promocionais de alto gabarito, Penas, Monserrates, Seteais, e depois temos disto? EStou certo qaue a Câmara vai resolver... Um abraço e grato pela sua visita