segunda-feira, 1 de junho de 2015

SINTRA: ELÉCTRICO, MOTOR DINAMIZADOR DA ARU...

A pretexto da reabilitação, a Câmara Municipal de Sintra tomou a opção de alargar a área de intervenção até mais longe do que é conhecido por Centro Histórico.

Tenhamos em conta que uma coisa é a Área de Reabilitação Urbana (que deveria ser em todo o concelho) e outra bem diferente que é o Centro Histórico.

O alargamento poderá atenuar os efeitos da cápsula onde se defendem as castas, mesmo correndo o riscos de outras tentarem encapsular-se a reboque do alargamento.

Mesmo assim, alargar-se a umas franjas não incomoda, pelo menos para que o orgulho de se viver em casas bem apresentadas seja mais pertinente.

Eléctrico Histórico indispensável ao Projecto

Há muito tempo (sinal dos tempos...) que não surgem críticas ferozes à única pedonal sintrense - direito adquirido pelos peões - por sinal bem longe do Centro Histórico.

Diga-se que, com a graça (para desgraça) de defensores dos automóveis e seus fumos poluentes, a pedonal da Heliodoro Salgado continua livre para receber o Eléctrico.

Não faz sentido que a oferta turística do Eléctrico esteja reduzida praticamente a três dias por semana, com custos de exploração permanentes...mesmo sem funcionar.

A mais vulgar imagem que lembra o Eléctrico, quatro dias por semana

Agravando a situação, não é fácil aos visitantes caminharem até ao actual terminal do Eléctrico, onde os atractivos turísticos nessa zona de Sintra se resumem ao MU.SA.

Torna-se assim, em nossa opinião, indispensável que o Eléctrico chegue - numa primeira fase - à estação da CP, passando a efectuar circulações diárias.

O Eléctrico constituirá uma relevante mais valia para a vida e comércio local.

Novos canais turísticos descentralizadores

Os efeitos na vida local e na economia não se resolvem apenas com a reabilitação prevista para a zona, mas com medidas que levem mais pessoas a interessarem-se.  

Para os visitantes chegados a Sintra, o Eléctrico junto à estação ajudará a uma nova dinâmica dos fluxos turísticos, actualmente quase restringidos ao Centro Histórico.

A partir daí, mais no Verão ou no Inverno, muitas pessoas desejarão ver o mar,  em passeio, aproveitando os estabelecimentos locais e de restauração.

A viagem de Eléctrico tem incentivos e características entusiasmantes, com a particularidade de servir o turismo e as deslocações dos residentes no seu trajecto.

Estamos convencidos, mesmo não integrando o reduzido número de especialistas, que o Eléctrico de Sintra só precisa de novas linhas, novas extensões, para andar.

Impõe-se, isso sim, que deixe de estar recolhido...



Uma nova dinâmica turística passará, obrigatoriamente, pelo Eléctrico.

O Eléctrico Histórico representará o êxito do Projecto de Reabilitação.

Sintra merece disto...Sintra precisa disto.

2 comentários:

SBF disse...

Inteiramente de acordo. A falta de ligação do Eléctrico à estação numa primeira fase e, numa segunda, à Vila, é como “querer encher, de líquido, uma garrafa, com a rolha lá enfiada”.
Abraço Amigo Castelo
Silvestre Félix

Fernando Castelo disse...

Caro Silvestre Félix,
Por vezes temos de repensar...se queremos turismo devemos oferecer turismo...o que não faz sentido é oferecer turismo entre sextas e domingos e não o oferecer de segunda a quinta. Um abraço e grato