sábado, 4 de abril de 2015

SINTRA: PRIMEIRO DE ABRIL E MEIAS MENTIRAS...

O recurso a helipontos em Sintra, aqui referidos e a cumprir a tradição do dia 1 de Abril ser Dia das Mentiras, não será tão descabido como à partida se julgaria.

Das várias alternativas à circulação e acessos em Sintra, só esta não foi contestada, certamente porque especialistas e novéis cientistas não tinham pensado nisso.

O problema das acessibilidades, com transportes públicos cada vez piores e que fazem o que lhes apetece, exige intervenção oficial e a tomada de medidas de choque.

Consequentemente, temos engarrafamentos automóveis, a Serra anarquizada sem que os idolatras enxerguem os atentados ambientais que lá ocorrem e têm de acabar.

Falava-se há pouco tempo num projecto aberrante que, para chamariz, prometia uma Sintra dos Pequeninos, mas das crianças sintrenses poucas acedem a Sintra.

Por tudo isto, e mais não dizemos, entendemos que a mentira deveria ser de choque, porque de meias mentiras vivemos todos os dias.

Isto é um parque de estacionamento? Ou é uma mentira permanente? Quem encobre? Quem cala?

Campo fértil para o Primeiro de Abril

Ao longo dos tempos, a propósito ou despropósito, é sempre fácil guardar para memória futura algumas historietas do burgo, repartíveis entre o ridículo e Primeiro de Abril.

A decrépita visão - mesmo muito confinada - das duas Sintras, a dos iluminados e a dos que vivem nos restantes 90% do território, busca permanentemente a notoriedade.

É neste quadro que o poder político não pode acolher o pretensioso muro da divisão de uma comunidade, sob risco de todos os dias serem Primeiro de Abril.


Sem comentários: