sexta-feira, 20 de março de 2015

SINTRA: MARGARET DA BAVIERA E INTERVENÇÃO CÍVICA...

"Julga um homem ou uma mulher pelo que é capaz de fazer pelos outros, não por aquilo que se propõe apenas com palavras" (Margarete di Baviera, in pag. 186 de A FILHA DO PAPA, de Dario Fo)
Perguntamo-nos, de quando em vez, "se vale a pena" o envolvimento - teimoso - de cidadãos que apenas procuram benefícios para o bem-estar colectivo.

Em sociedades mescladas de podridão sistémica, de capoeiras onde perus levantam plumas para se fazerem pavões, é fácil pensar-se que "não vale mesmo a pena".

Não frequentando tertúlias ou convívios com repastos que se arrastem horas a fio, fugimos de ambientes propícios a colagens e recolha de informações privilegiadas. 

Neste contexto, é bem melhor a entrega a causas que melhorem a vida das populações, longe dos pingue camuflados à espera do pague. E anda-se direito...

Provas de que vale a pena

Em Sintra, entre o belo e o monstro, não pode ocultar-se o que frequentemente salta à vista de todos e ameaça comprometer o inegável prestígio de uma Vila mágica.

"Valerá a pena?"...Há retornos que nos satisfazem...que nos dizem "sim"...

Pequenas coisas


Arco do Teixeira, de João Mário

Há um ano, a propósito da celebração do Dia Internacional dos Museus, referimos a valiosa Colecção Municipal de Arte de Sintra - com pinturas e gravuras de Artistas que, esses sim, perpectuaram Sintra - merecedora de ser pública em prol da Cultura.

Tanto mais que não implicaria com gastos de milhões nem lugarzinhos ou nomeações, perspectivas que, graças a muitas insistências,  acabam por ficar a descoberto.

Com satisfação, soubemos que em 2014 o Dia Internacional dos Museus seria comemorado com uma grandiosa exposição no MU.SA (Museu das Artes de Sintra).

Em 19 de Dezembro denunciámos a Estrutura Metálica montada no Hotel Central, em pleno Centro Histórico. Dias depois contámos com a intervenção da Alagamares, que não esperou pela posição do Presidente da Câmara para se pronunciar...




Em 9 de Fevereiro, sugerimos veículos rápidos como alternativa a teleférico e funicular. No debate promovido pela Alagamares sobre os 20 anos de Património da Humanidade, Cardim Ribeiro arrasou as teorias de teleférico e funicular...


   
Não deixámos esquecer as mortes de Belas . No Jornal da Região de 4/10 de Março de 2015, lemos que o Presidente da Câmara ia "pedir ao presidente da EP para que dê prioridade à EN117 (...). Se amanhã há outra cheia, ainda morre lá mais alguém".



Sentimos, assim, que vamos cumprindo com os objectivos cívicos da criação do Blogue, claramente com deficiências mas com o melhor espírito de servir a comunidade.

Ao lembrarmos Margaret da Baviera e recentes palavras do Papa Francisco sobre Egos, não os adubamos, para não passarmos por falsos cientistas ou historiadores. 


Sem comentários: