quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SINTRA: CABO DA ROCA, O FAROL E A IMAGEM

Imagem actual, verdadeira, do Farol do Cabo da Roca. Encobri-la é MENTIR

Compreensivelmente, no site da Câmara Municipal de Sintra devem ser exibidas imagens sintrenses, mostrando a beleza paisagística e o património histórico.

Para isso, talvez até bem pago, haverá um banco de imagens que, com escolhas acertadas, espalhará Sintra pelo mundo, num desafio a sonhos e desejos de a visitar.


Cabo da Roca, a "arte" de se destruir uma paisagem. E os cúmplices?

Por princípio, há regras mínimas a observar. Uma delas é não omitir a realidade, mostrar a verdade, mesmo que se sofra com as agressões levadas a cabo.

Em tempos, na Newsletter nº. 9, de 27 de Junho, a imagem dos Paços do Concelho (p.f. clique para rever) surgia limpa daquele candeeiro negro castrado da função de espião.

Agora, no site camarário, surge a foto do Farol do Cabo da Roca, escondendo a tenebrosa torre que ofende a paisagem única, contra a qual a Câmara não bateu o pé.

É triste que a Câmara, que não soube, ou não quis, ou não ligou, ou não impediu que se manchasse em 360º a panorâmica paisagem, agora use a imagem do passado limpo.


Esta imagem já não corresponde à verdade. Engana os visitantes (do site da CMS) 

Uma história cheia de cumplicidades...

Deve-se ao blogue Riodasmaçãs a mais completa denúncia da organizada agressão. Ao contrário da notícia do Público, a antena não foi colocada a "escassas centenas de metros" do farol, mas sim a poucos metros, numa monstruosa e inadmissível ofensa.

Tudo avançou: uns empurrando para aqui, outros sacudindo para ali, uns tantos fingindo que sim, mas metidos no não. No horizonte havia eleições...e ambições.

Foi o Rio das Maçãs que iniciou e manteve a resistência a tal instalação, gerando sentimentos de repúdio contra a despropositada inclusão da torre no horizonte.

E a torre lá está, para nossa tristeza e nenhuma vergonha de alguns intervenientes.

Dúvidas que nos perseguem...

A que propósito o site da CMSintra divulga a paisagem e o Farol sem a torre? Por distracção? Por gosto? Nestas coisas não se pode acreditar em ingenuidades.

Se por distracção, tal não devia acontecer, porque ilude a boa fé de quem, em tempos indignado pela estrutura metálica, pode julgar que a mesma foi removida.

O antigo presidente, na usual forma de dedicação, reservou "para mais tarde uma posição", que na verdade nunca veio a conhecer-se.

O novo presidente, há mais de um ano, também disse umas coisas...mas estamos no mesmo caminho, facto que assume contornos tendentes à desilusão. 

Esperamos que, nesta triste imagem imagem autárquica, não venha a ser publicada no site camarário a foto do Hotel Central sem aquela estrutura montada recentemente...

SINTRA NÃO MERECIA DISTO!



Nota:

A propósito do Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa, em Março de 2013, apresentámos a aproximação ao Cabo Norte, sugerindo uma geminação...a que ninguém ligou.  



Sem comentários: