quinta-feira, 13 de novembro de 2014

SINTRA: PLANO DE PORMENOR A EXIGIR PORMENORES

Ontem, pelas 8,18 horas de Sintra, tive o cuidado de enviar para a Presidência da Câmara um conjunto de apreciações e sugestões relacionadas com um denominado Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, que de Abrunheira pouco ou nada tem.

O fraco contributo enviado valeu mais como intenção de não vir a ser apontado como plagiador das opiniões que, à noite, surgiriam numa Assembleia de Freguesia.

Um Plano que é de Sintra e não da Abrunheira

Farei parte de quantos entendem que um Plano para aquele local é indispensável e urgente, mas, tratando-se de uma Área de grande sensibilidade em várias vertentes, deve ser tratada com pinças e não com bisturis ferrugentos que ameacem tétano.

Ao compreender e aceitar que o Presidente da Câmara se sinta entusiasmado com um Plano para o local, é minha convicção que irá recolher mais pormenores que lhe mostrarão a conveniência da sua directa intervenção em nome da imagem de Sintra.

Aliás, não querendo fazer juízo de valores, e muito menos de intenções, é inapropriada a ligação da Abrunheira (Aldeia) a tal projecto, por pouco beneficiar dele.

Usar o nome da Abrunheira só pode fazer parte de uma manobra de diversão...

Uma pílula doirada...mas fora de prazo


O folheto da C.M. de Sintra, distribuído antes da Assembleia, torna enternecedores os "Objectivos do PPAN" e "PROGRAMA DE USOS". Um deles: "Enquadramento paisagístico da Serra de Sintra"...com edifícios de 9 e 15 metros no horizonte!

"Uma clínica com vocação mista para internamentos e ambulatório"! É este o Centro de Saúde de que Sintra precisa? Na Planta consta como privado. "Unidade comercial com oferta de artigos para a casa"! Boa, não é Hipermercado? Manipulação? 

Que justificação haverá para se falar na "Qualificação da Área Urbana de Génese Ilegal" (metendo o nome da Abrunheira no Plano) e depois vedar-se o acesso viária a essa Área pelas estruturas da SONAE, forçando à circulação pelo interior da Aldeia?

Será que os Técnicos Superiores da Câmara, envolvidos no PPAN, desconhecem que o núcleo habitacional da Abrunheira é atravessado diariamente por muitos camiões TIR (chegam a partir telhas nas casas) que se dirigem à Zona desta AUGI?

Não sabem? Que levantamento fizeram? Sabem? Então o que é isto?

Este Plano é susceptível de causar convulsões se não for imediatamente chamado pelo Presidente da Câmara e atribuído a uma equipa técnica imbuída do rigor exigido pela paisagem natural de Sintra e que considere as implicações negativas do Plano.

Porque um Plano desta Natureza tem de ser muito claro a bem de Sintra.

E, sendo de Sintra, não o tentem desviar como sendo da Abrunheira.


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Castelo


Sempre na luta.

É preciso avisar toda q gente que fogo no meio da floresta...

Um abraço

Um munícipe agradecido