sábado, 18 de outubro de 2014

SINTRA: PARQUE DA LIBERDADE, TODOS OS DIAS GRATUITO...



Não se preocupe estimado ou estimada visitante deste blogue. Não precisa de Cartão de Crédito, de muitas notas ou moedas no bolso. Pode residir em Sintra ou nos arredores, ser português ou estrangeiro: A Câmara Municipal não cobra entradas.

Num primeiro prémio, oferece-lhe este bouquet de castanhas. Imaginado a partir de uma foto apresentada no FB por discreta Senhora sintrense.


Três fases: o "ouriço", a semente a sair do "ouriço" e as belas castanhas

O Parque da Liberdade merece ser visitado com calma, percorrer-se os seus espaços semi-escondidos, descobrir a História e os nossos dignos artistas.

Lá está o busto em bronze do Dr. Nunes Claro, ilustre médico e poeta, grande Amigo de Sintra e que por cá morreu em 4 de Maio de 1949. 

Busto e Lápide quase indecifrável (têm quase 50 anos) justificando a sua recuperação

Na lápide, consta que o busto foi da autoria do escultor Anjos Teixeira e "Adquirido por Subscrição Pública", uma "Iniciativa do Jornal de Sintra. 16-Maio-1965".

Perto está a cascata, jorrando água bem fria que vem da Serra, oferecendo um belo poema de Oliva Guerra, assim homenageada pelo Município.

Lápide de difícil leitura (a justificar a sua recuperação) 

"OH SINTRA, CUJAS FONTES REZAM
A ORAÇÃO PERPÉTUA DAS DISTANCIAS
EM VOZES QUE JÁ SÃO
ECOS PERDIDOS DE OUTRAS RESONANCIAS,
ONDE OS MONTES, CISMANDO PELA ALTURA
SOLUÇAM NUM RUMOR, DE QUANDO EM QUANDO,
ELEGIAS AMARGAS DA LONJURA.
O TEU PERFIL DE ALTIVA FLOR BRAVIA
É SONHO A ERGUER-SE DO TORPOR DA TERRA,
SORTILÉGIO DE VERDE SINTONIA
QUE AS ALMAS PRENDE NO DIVINO ABRAÇO
DO ENCANTO PASSIONAL DOS HORIZONTES
NA SILENCIOSA PAZ DO TEU REGAÇO".

HOMENAGEM           OLIVA GUERRA
DO MUNICÍPIO                                     
1946                                     

Junto do portão principal há algumas figuras que prendem a atenção da pequenada e foram colocadas há poucos anos, mas que não ajudam à conservação do Parque.

Figuras propriedade da Câmara ou alugadas para exposição? 

Embrenhe-se nos caminhos do Parque. No alto há estufas onde se estuda a reprodução de muitas espécies para a manutenção deste Parque e de Jardins.

Discretos trabalhadores fazem por tudo estar limpo e bonito. Se for possível dê-lhes umas merecidas palavras de apreço pelo entusiasmo da sua entrega.

Sintra tem ofertas culturais e museus com porta aberta para todos, num ou outro caso com custo de entrada simbólico, quando geridos pela Câmara Municipal.  

No Centro Histórico coma um pastel Cruz Alta, beba uma ginginha em copo de chocolate. Entre no Cantinho de Lord Byron...espreite o mar no miradouro de Seteais.

Voltaremos com sugestões para outro dia, baratas e dedicadas às famílias.

Passe um bom fim de semana...ou, num qualquer outro dia, 

Sinta-se bem em Sintra.


4 comentários:

António disse...

É sempre um local de referência, muito bonito de verão e de inverno, mas tal como refere, com alguma falta de acompanhamento, intervenção e manutenção em alguns equipamentos. Existe no local onde foi outrora o campo de ténis, um pavilhão cheio de lixo e em degradação, toda a área circundante desprezada. O ringue de patinagem precisava de ser reabilitado e ter animação aos Sábados e Domingos, podia ser através das Colectividades e Associações de Cultura e Desporto do Concelho a mostrar o fazem,etc. Alguns caminhos mais isolados precisam de reparação e limpeza. Existe um WC, está funcional e muito limpo mas poderia ser modernizado, serve muita gente e faz muita falta no local. Penso que tudo isto não esteja a passar despercebido pela CMS.

Fernando Castelo disse...

Caro António, continuarei a agradecer as sua visitas e os seus comentários. Tem toda a razão no que diz, porque há coisas que ultrapassam a grande vontade dos jardineiros. A limpeza das lápides é uma delas e deveria ser "vista" pelo quadro responsável pelo parque. Também aqueles bicharocos parece que não são da Câmara mas custam - ou custaram - umas ma$$as razoáveis o nesse espaço o jardim "já o era". Parece que o pelouro pertence ao Sr. Presidente da Câmara, certamente ainda pouco identificado com o mesmo. Aguardemos.

Anónimo disse...

Um campo de ténis que era fabuloso e com um enquadramento paisagístico único, destruído pela Edite Estela para ser vendido e fazerem um horrível barracão! Depois essa gente ainda proclama aos sete ventos defender o interesse público!! Se observarem bem, todo o discurso é sempre de apregoar direitos e mais direitos para uns, mas sempre a esmagar direitos de outros! Tal como muitos amigos meus, passei fins de semana inteiros e muitos dias de férias maravilhosos no campo de ténis mais belo do país e agora, tal como quase todos que conheço e frequentaram esse lugar, nunca mais lá voltarei para não perder e conspurcar visualmente tão belas memórias de dias maravilhosos passados no Parque da Liberdade!

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo, antes de mais obrigado pelas suas palavras. Tem toda a razão, aquele campo de ténis era um local muito utilizado e próprio para desporto. Recentemente vi o abandono em que se encontra e pedi para ser reparado e recuperado. Em breve lá irei para ver como está...mas de Japão já não tem nada. Cumprimentos