sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SINTRA: DESPERDÍCIOS DE VERÃO...

E chegámos ao final do Verão, com as visitas em massa a acabar. 

A pequena pedonal da Heliodoro Salgado ainda não foi desta que se ajustou à época estival com esplanadas e animação permanente, grupos musicais, exposições de muitos artistas (que os há) desejosos de mostrarem as suas obras.

Aquela pedonal, recuperada e sem escapes, merecia melhor. Porque está melhor.

Recorde-se a Rua atafulhada de carros, com as carreiras para baixo e para cima e camionetas a caminho da praça. Os gases que se libertavam dos escapes que as carreiras deitavam quando começavam a subir para Chão de Meninos...


Foto obtida na Sintriana, da Biblioteca Municipal de Sintra
Pertence à Colecção Valdemar Alves - Livro "Eléctricos de Sintra"
O Blogue Rio das Maçãs, publicou-a em 11 de Janeiro de 2007

Saúdo os agentes da PSP Simão e Francisco - perdoem não lembrar o nome de outros - que na peanha ao meio do entroncamento apitavam pelo trânsito que entupia a caminho das praias ou alguém parava "só por um bocadinho para ir ali à loja...".

Aquela pedonal - caminho privilegiado para turistas que queiram visitar o Museu ou em busca do "histórico eléctrico" que tem dias de funcionamento... - continuou vazia, sem oferecer momentos lúdicos, vender flores ou animar culturalmente.

Não fará sentido que o "histórico eléctrico", desejado por tantos turistas e cuja imagem passa para fora, apenas esteja disponível três dias por semana. Quem nos visita não pode estar sujeito a tal e são muitas as desilusões que se notam no local. 

Da passagem pedonal sobre a linha férrea - tão necessária para a vida do local - nada mais se soube. Confiemos que a solução possa estar para breve.

São precisas alternativas para a Praça cheia do vazio das bancas, façam-se projectos para ofertas de restauração, alargue-se o horário e convidem-se artistas para ajudarem à dinâmica cultural. Hoje temos um espaço riquíssimo desaproveitado.

Tenho, para mim, que falta um murro na mesa para acabar com tudo o que se enrola.

Sintra não pode estar associada a um imenso gato especialista em enrolar novelos.

O turismo e a vida local não podem ser desperdiçados de forma tão gratuita.

Basta de tudo levar tantos meses para se resolver.

Sem comentários: