sexta-feira, 27 de junho de 2014

SINTRA: ROTNES SKOLEKORPS EM DESFILE NA ESTEFÂNIA

Rotnes é uma bela e verdejante vila norueguesa, no município de Nittedal, próxima de Oslo, a capital do país. O município - com uma área aproximada a metade do concelho de Sintra - tem pouco mais que 20.000 habitantes. 

Não abordarei como é a vida lá. A escola e os comportamentos. O mútuo respeito entre professores e alunos. Como todos se sentem responsáveis perante a sociedade que os educa e lhes oferece tanto. O relacionamento entre gerações.


Ontem (re)vi jovens noruegueses (alguns ainda tão pequenos...) integrados numa banda escolar que desfilou na zona pedonal da Heliodoro Salgado. Senti um baque de que devo acautelar-me. Escolheram CULTURA como ocupação de férias escolares.


Desfile de jovens noruegueses numa pedonal tão "incómoda" para alguns

Senti a nostalgia de observar em cidades e vilas da Noruega, as bandas de estudantes, jovens, elegantes e educados, tocando várias composições, com os idosos perfilados nos passeios num silêncio respeitador, felizes pelos seus continuadores.

A Banda Escolar de Rotnes, frente ao Museu das Artes de Sintra

Os mais jovens da Banda na Heliodoro Salgado

Actuando na Heliodoro Salgado 

Nem todas as pessoas compreenderam o evento. Enquanto a banda tocava, um empregado de café próximo gritava para amigos. Um elegante senhor, com automóvel de boa marca, preparava-se para passar, não fosse fazer-lhe um gesto de aviso.

Pena foi que, quase a horas de futebol, não tivessem sido mais os assistentes.

Parabéns aos serviços camarários que organizaram o evento e uma saudação fraterna aos jovens noruegueses que nos trouxeram um exemplo de como podem ser felizes com projectos que só prestigiam as sociedades onde estão inseridos.

Ontem a maré da nossa vida cultural esteve em alta. 

E são as marés que fazem os marinheiros...

Bom fim-de-semana.




Sem comentários: