sexta-feira, 27 de junho de 2014

SINTRA: ROTNES SKOLEKORPS EM DESFILE NA ESTEFÂNIA

Rotnes é uma bela e verdejante vila norueguesa, no município de Nittedal, próxima de Oslo, a capital do país. O município - com uma área aproximada a metade do concelho de Sintra - tem pouco mais que 20.000 habitantes. 

Não abordarei como é a vida lá. A escola e os comportamentos. O mútuo respeito entre professores e alunos. Como todos se sentem responsáveis perante a sociedade que os educa e lhes oferece tanto. O relacionamento entre gerações.

video

Ontem (re)vi jovens noruegueses (alguns ainda tão pequenos...) integrados numa banda escolar que desfilou na zona pedonal da Heliodoro Salgado. Senti um baque de que devo acautelar-me. Escolheram CULTURA como ocupação de férias escolares.


Desfile de jovens noruegueses numa pedonal tão "incómoda" para alguns

Senti a nostalgia de observar em cidades e vilas da Noruega, as bandas de estudantes, jovens, elegantes e educados, tocando várias composições, com os idosos perfilados nos passeios num silêncio respeitador, felizes pelos seus continuadores.

A Banda Escolar de Rotnes, frente ao Museu das Artes de Sintra

Os mais jovens da Banda na Heliodoro Salgado

video
Actuando na Heliodoro Salgado 

Nem todas as pessoas compreenderam o evento. Enquanto a banda tocava, um empregado de café próximo gritava para amigos. Um elegante senhor, com automóvel de boa marca, preparava-se para passar, não fosse fazer-lhe um gesto de aviso.

Pena foi que, quase a horas de futebol, não tivessem sido mais os assistentes.

Parabéns aos serviços camarários que organizaram o evento e uma saudação fraterna aos jovens noruegueses que nos trouxeram um exemplo de como podem ser felizes com projectos que só prestigiam as sociedades onde estão inseridos.

Ontem a maré da nossa vida cultural esteve em alta. 

E são as marés que fazem os marinheiros...

Bom fim-de-semana.




Sem comentários: