sábado, 10 de maio de 2014

SINTRA: AMANHÃ (DOMINGO) VIVA A FEIRA DE S. PEDRO...

Para amanhã, com dia de céu limpo, a Primavera convida a apreciar-se o bulício da Feira de S. Pedro, fazer umas compras, levar árvores e flores para os arranjos caseiros e, porque não, petiscar...

Amanhã não arrisque chegar ao Centro Histórico em viatura. Se a sugestão de S. Pedro fica adiada e quer mesmo ir a Sintra, no Ramalhão siga à direita a caminho de Chão de Meninos (clique aqui para ver a sugestão) e arrume no Parque do Urbanismo.

Amanhã, com Feira em S. Pedro, justifica-se o convite a toda a família

Na zona de Chão de Meninos (pelo menos) há sempre hipóteses de um lugar onde deixar aqueles 900 quilos de viatura com motor. Depois é fácil.


Se chegar cedo, a família senta-se na esplanada do Café da Natália e respira um tentador ar fresco com alguns aromas dos restaurantes próximos a preparar almoços. 


Antes, já tinha visto que na esplanada da Toca do Javali se poderia almoçar com ambiente paradisíaco e com ementa variada.

A família foi subindo até ao centro de S. Pedro, lá estavam outras ofertas vegetais.


De súbito, a miudagem (e porque não os pais?) ficam agitados ao darem de caras com as fantásticas sandes de leitão do Agapito. Deixe lá, uma vez de tempos a tempos não faz colesterol, até porque a carne é bem seleccionada


Espreitam as Lojas do Picadeiro, apreciam as bancas com alguns livros antigos e descansam um pouco as pernas (pouco habituadas a caminhadas...) na esplanada da Taverna dos Trovadores...onde se almoça muito bem. 


As horas passam depressa...a custo é preciso regressar, mas há qualquer coisa que falta, algo que dê um conforto especial, nem que seja para ajudar à digestão do leitão ou de outra apetitosa gastronomia.  Surge então a Garrafeira Supremo Cristal.


Depois de comprar uma ou duas cervejas artesanais, verdadeiras especialidades, então todos molham o bico com umas ginjinhas que fazem estalar a língua.

O regresso começa agora. Foi ou não um dia bem passado? 

Sabemos que irá voltar...a Feira é aos 2ºs e 4ºs. Domingos de cada mês.

Valeu a pena...Votos de um bom final de Domingo.





3 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Castelo,

Não é qure me abriu o apetite''...



igrácio

Carolina Sousa disse...

Boa tarde,
Também eu sou uma admiradora de Sintra...
Publiquei recentemente um Romance de ficção: 'O Segredo da Serra da Lua', inspirado numa reportagem jornalística sobre a existência de rituais de magia negra na Serra de Sintra.
Nessa reportagem levantava-se a possibilidade de alguns desaparecimentos de crianças no nosso país, estarem relacionados com esses rituais satânicos, numa Serra que, defendem os entendidos, tem tudo para servir esse mundo de espiritismo e crença: antas, vilas romanas, túneis e grutas; envoltos numa floresta onde habitualmente
cai um estranho nevoeiro...
A beleza enigmática do património cultural e natural de Sintra irá tornar-se o cenário de uma história que, começando com um mero acidente automóvel, desenrolar-se-á num complicado enredo sobre amor e ciúme, desconfiança e religião, ceticismo e fé, realidade e algo para além disso...
http://coisasqueacarolinaescreve.blogspot.pt/
Felicidades e que o 'Retalhos' contribua sempre para uma 'manta' bonita de Sintra :)
Carolina Sousa

Fernando Castelo disse...

Estimada Carolina Sousa, agradeço a sua visita a este blogue e registei com todo o gosto o seu livro "O Segredo da Serra da Lua".
Tal como diz, Sintra tem muitos encantos, por vezes misteriosos e que dão origem a literatura sempre nova, o que é excelente.
Também serei visita do seu blogue, com todo o gosto.
Cumprimentos
Fernando Castelo