domingo, 16 de março de 2014

VISITAR CASCAIS E O MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA...

ACESSO GRATUITO À CULTURA

Quando noutras paragens se acaba o acesso gratuito à cultura para dar lugar a mais uns euros na bilheteira, a Câmara de Cascais não só abre as portas do Museu da Música Portuguesa como até ofereceu o Recital Bartók - Lopes Graça.

Foi uma delícia escutar Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (Lilia Donkova, Gergana Bencheva, Jeanne Antoniuk e Viktória Chichkova) em obras de Fernando Lopes-Graça e Béla Bartók.

video
Danças Romenas de Bartók

O Museu - de entrada livre para portugueses e estrangeiros - apenas encerra às segundas-feiras. Está aberto das 10 às 17 e aos sábados e domingos está encerrado entre as 13 e 14 horas. Tem visitas temáticas às sextas-feiras.



Antes de vermos o valioso espólio cultural e artístico da colecção de instrumentos musicais portugueses que foram de Michel Giacometti e bens doados por Fernando Lopes-Graça, apreciemos o traçado romântico da casa projectada por Raúl Lino.

Um belíssimo instrumento

Outra belíssima peça

Finalmente, do espólio doado por Fernando Lopes-Graça, apreciemos o documento abaixo reproduzido, do qual se retira o conceito de liberdade dos cidadãos que o antigo regime tinha, autorizando Fernando Lopes Graça a regressar à sua terra.


Há pois fortes motivos de interesse em visitar o Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril, de portas abertas aos domingos e todos os outros dias, numa perspectiva cultural a todos os títulos de enaltecer.

Um bom Domingo para todos.












Sem comentários: