quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SINTRA: MAU SERVIÇO DA REFER...OU DA CP?

Aspecto exterior do único espaço sanitário, para ambos os sexos
 
Na estação da CP em Sintra, onde passam milhares de turistas e visitantes, há um cubículo chamado de Instalações Sanitárias, completamente desajustado às necessidades dos passageiros e às primeiras imagens que Sintra deve oferecer.
 
Há uns anos, existiam duas instalações sanitárias que foram fechadas e apresentam o aspecto que a foto mostra. Julga-se saber que ainda estarão equipadas, mas misteriosos intuitos tê-las-ão disponibilizado para outras espécies...
 
Devidamente "inacessíveis" pela Estação e pela Av. Dr. Miguel Bombarda
 
Com efeito, as antigas instalações da CP foram "ajustadas" para que só utentes com bilhete válido lá possam aceder, mesmo assim com diversas condicionantes.
 
Uma delas, a pequena moedinha, certamente um relevante empurrão para que as contas da Refer se apresentem com melhores resultados. Moeda aqui, moeda ali...
 
Outra curiosa condicionante: Das 8 às 20 horas de Segunda a Sábado, a Refer admite que as aflições fisiológicas se satisfaçam, mas aos Domingos e Feriados, os passageiros com bilhete pago apenas dispõem de umas árvores mais à frente.
 
Alternativamente, a certas horas, também o parque de estacionamento em frente ao portão da Estação é o único recurso para muitos dos passageiros.
 
Viajassem os Senhores da Refer e os da CP - a quem esta situação parece passar-lhes ao lado - nos denominados "Suburbanos" e sentissem o mesmo que os outros passageiros, talvez até adquirissem carruagens com WC, como deveriam ser.
 
Está em causa o prestígio de Sintra enquanto - pelo menos - destino turístico internacionalmente promovido, pelo que não faz sentido oferecer-se esta imagem quase de terceiro mundo. Claro que o país não anda longe disso...mas há limites.
 
A desagradável situação já vem muito de trás, pelo que se espera uma intervenção Camarária que tenha em vista a criação de condições sanitárias adequadas nas diversas estações da CP na Linha de Sintra.
 
Por seu turno a Câmara Municipal não pode alhear-se - como sucedeu nos últimos anos - da falta de instalações sanitárias, nomeadamente junto à Estação da CP, onde o parque de estacionamento tem espaço para uma construção desse tipo.
 
Fica a esperança de que o novo Executivo Camarário venha a resolver o problema que afecta a boa imagem que Sintra deve dar a quem por ela passa.
 
Estas são pequenas coisas que com vontade serão resolvidas.
 
 
 

 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceu-se de mencionar o urinol noturno atras da casinha dos táxis e do marco do correio

Ninguem liga e ao que parece até gostam do cheiro.

Tristezas de um sintrense

Fernando Castelo disse...

Tem razão estimado (a) anónimo (a). Sintra tem tido destas "particularidades" mas tem sido mais fácil falar de Byron ou de Herculano...
Grato pela sua mensagem.