quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SINTRA: ESTACIONAMENTOS NA SERRA, RESPONSABILIDADES?

CADA VEZ MAIOR CONCENTRAÇÃO DE VIATURAS

Na Edição de 4 de Maio de 2007 do Jornal de Sintra, com o título "Fim-de-Semana em Sintra", abordava-se o gravíssimo problema dos acessos e acumulação de viaturas junto à entrada do Parque da Pena, com os potenciais perigos daí decorrentes.

Foto tirada em 29.5.2008 às 9:38 da manhã. Imagem que frequentemente se repete

Na altura, além do estacionamento ao longo de quase toda a parte florestal da Calçada da Pena, só havia mais dois pequenos parques que ainda se mantêm (um em frente ao portão dos Lagos e outro quase a chegar à Pena): 

Pequeno estacionamento frente ao portão dos Lagos (esteve encerrado devido a uma derrocada)

Estacionamento a 100 metros da entrada para o Parque da Pena

Mais recentemente, a Parques de Sintra-Monte da Lua, abriu mais dois Parques de Estacionamento na Serra  - um na Tapada do Mouco (junto ao portão Poente) e outro a seguir ao Largo da Pena, já na descida para São Pedro:

Parque perto do portão Poente

Aviso colocado à entrada de Parques 

´"Ultimo Parque", já na descida da Calçada da Pena, a caminho de S. Pedro

A estreita descida da Calçada, é quase a única forma de evacuação, com elevado risco de ficar bloqueada por qualquer veículo, mais por autocarros de grande turismo, cujo acesso à Pena nenhuns responsáveis entenderam por bem condicionar: 

Descida da Calçada da Pena

Com os novos parques (indicados e chancelados com uma placa da PS-ML) aumentou a concentração de viaturas e matérias combustíveis, sugerindo riscos que podem fazer perigar pessoas e bens e poderão exigir uma evacuação rápida.

Além disso, a poluição causada pela circulação de milhares de viaturas, deveria ser uma das maiores preocupações por parte de quem tem obrigação de, mais do que tudo, promover a defesa ambiental da Serra de Sintra.

Importará saber-se a quem devem ser atribuídas responsabilidades caso algum dia - que desejamos nunca ocorra - uma situação de emergência ou pânico se verificar.

A Câmara Municipal de Sintra, autoridade máxima para a gestão de todo o território, terá sido consultada previamente e deu algum parecer positivo?

E a Protecção Civil, a ter sido requerida, que medidas exigiu para a protecção e prevenção da segurança de pessoas e bens, nomeadamente a permanência de equipas de bombeiros e equipamentos de combate a incêndios nos parques?

É que, nestas coisas, não podemos ficar à espera da protecção divina.

Para que todos estejamos protegidos, espera-se uma palavra da Câmara Municipal de Sintra e medidas urgentes que previnam os riscos a que os visitantes estão expostos. 

A Serra de Sintra, pela sua natureza, é o espaço menos vocacionado para a devassa a cada minuto por tráfego automóvel elevadíssimo, com elevados custos ambientais que estarão a passar à margem das pessoas mais sensíveis.

Antes que a época Alta encha os parques de carros e se entupam caminhos.


1 comentário:

António disse...

É muito pertinente este aviso e, espero que seja bem entendido pelas autoridades com responsabilidades na matéria. Esta é a altura ideal para reflectir e fazer já o devido projecto estudo, de forma a dar a maior protecção e segurança a pessoas e bens, e na protecção da Serra e seus monumentos.