domingo, 15 de dezembro de 2013

SINTRA, ONDE QUASE TUDO JÁ FOI INVENTADO...

Depois de grandes invenções, entre elas a da roda no quarto milénio antes de Cristo, tantas se seguiram que, de certa forma, poucas já serão novidade.

Até a pólvora (alguma sem fumaça) que tantas mortes tem causado, foi descoberta na China quando se procurava um elixir para alongar a vida...
 
Tais exemplos são um aviso para que, neste blogue, escrevendo sobre algo, não se exagere na postura de ideias originais, porque a vida é, essencialmente, um colectivo de pensamentos ao longo do tempo.
 
Ainda há dias, notava-se a falta de "Um Festival de Doçaria Romântica" e Paulo Parracho logo lembrou - e muito bem - que "essa iniciativa fazia parte do (seu) programa de candidatura à União de freguesias de Sintra".
 
Isto para dizer que, em Sintra, a reivindicação de propostas exclusivas pode esbarrar com estudos e projectos muito antigos e não realizados. Se os recordarmos aos responsáveis já estamos fazendo um bom serviço à sociedade.
 
Ora, do Jornal de Cintra de 3 de Abril de 1887, retiramos uma notícia (*):
"Os Srs. António José d'Almeida, João Clemente Cardoso Oliveira, e Manuel Joaquim da Silva Santiago, proprietários e comerciantes em Lisboa, requereram à camara para que lhes fosse concedida licença para o assentamento de ascensores mechanicos pelo systema tramway-cabos, ou qualquer outro que não estorve a viação ordinária, para explorarem por noventa e nove annos, revertendo, terminado esse praso a concessão com todo o seu material em benefício do município.
Os pontos da Villa, onde serão assentes os ascensores, são os seguintes:
Pizões, Praça de Cintra, Rio do Porto, S. Sebastião, Villa Estephania, Estação do caminho de ferro, Pé do Boi, Portella, Quinta da Vigia, Campo do Arrabalde, S. Pedro, Calçada da Pena, Caminho da Trindade, Estrada de Santa Maria, Sabuga, Bairro do Castello, Paços do Concelho, e Estrada do Arrabalde.
A Camara de certo concederá a autorização pedida, sem dúvida um importante melhoramento para este concelho.
Oxalá que em breve principiem os trabalhos de assentamento, e que em pouco tempo Cintra tenha mais um melhoramento que vem proporcionar inúmeras vantagens aos seus habitantes e aos que a visitam, cujo numero d'uns e d'outros tende forçosamente a augmentar".
Em tese, há 126 anos que alguns problemas de acessibilidades, com influência na mobilidade, tinham projectos que os solucionariam. Hoje com barbas...

Se estes projectos tivessem sido concretizados, Sintra estaria em condições fantásticas de mobilidade para os residentes e para o desenvolvimento turístico.
 
Não conseguimos apurar o que impediu a construção de, pelo menos, alguns destes ascensores, mas que os três Senhores de Lisboa tinham visão, isso é inegável.



(*) Recolha feita na Sintriana da Casa Mantero - Biblioteca Municipal de Sintra.


 

Sem comentários: