terça-feira, 19 de novembro de 2013

SINTRA: FALTA UM "FESTIVAL DE DOÇARIA ROMÂNTICA"...

Sintra tem uma história riquíssima em doçaria, pelo que é de estranhar que, até hoje, ao nível oficial, não se tenha desenvolvido um Festival da Doçaria Romântica.
 
Já provou um delicioso pastel da CRUZ ALTA?

As Queijadas de Sintra (*) são famosas, mas há mais doçaria que não lhe fica atrás, gulosa, que deve ser consumida com moderação devido às elevadas calorias.
      
                       
 
É indesmentível que as queijadas da SAPA são as mais antigas. Mas as da PIRIQUITA talvez as mais conhecidas, privilegiadas pela fábrica estar no Centro Histórico.
 
                 
 
Excelentes são também as queijadas do GREGÓRIO e da CASA DO PRETO, esta também com umas mini-queijadas que nos sabem sempre bem.
 
      
   Depois da introdução, não comeria uma destas queijadas da SAPA?
 
      
 Que dizer de um bom travesseiro da PIRIQUITA, morninho, a meio da tarde?
  
      
      E as broas do Gregório, tão procuradas que se esgotam facilmente?
 
      
 
E que dizer dos FOFOS DE BELAS que, sendo mais leves, se podem comer logo pela manhã...ao longo do dia...e à noite, como iguaria de mestres. 
 
Outras especialidades, entre elas compotas e licores, são dignas de um FESTIVAL DE DOÇARIA, onde não falte a presença romântica de um bom vinho de Colares...
 
O patrocínio da Câmara Municipal, com apoios das Associações de Comerciantes e das Antigas Fábricas de Queijadas de Sintra, garantiria o êxito do evento.
 
Um FESTIVAL deste tipo seria uma verdadeira mostra da doçaria local, estimulando a veia artesanal e o surgimento de um novo tipo de comércio.
 
Fica a sugestão de alguém que apenas sabe fazer Bolo de Nozes de Sintra. 
 
 
(*) Permitam que sugira uma visita ao blogue http://riodasmacas.blogspot.pt/search?q=queijadas onde a história das queijadas de Sintra está feita de uma forma muito cuidada, digna do maior apreço.
 
NOTA: Por favor, quem tenha outras "relíquias" gulosas de Sintra, indique-as nos Comentários. Será sempre muito agradável conhecermos.
 
 
 

5 comentários:

Ricardo Duarte disse...

Nozes Douradas de Galamares, e do Gregório o melhor de tudo são os Pastéis de Nata, que são bem melhores do que os de Belém.

Fernando Castelo disse...

Caro Ricardo Duarte, muito obrigado pela sua ajuda. Um abraço,

António disse...

Como diz o Ricardo, havia em Galamares um café à beira da estrada que fazia umas nozes douradas divinais. Actualmente não sei se ainda se comercializa em outro local de Galamares. Seria uma óptima iniciativa um certame dessa qualidade.

Fernando Castelo disse...

Caro António, temos de fazer um levantamento...ir aos sítios e depois veremos o que se consegue fazer e obter. O Ricardo Duarte sabe do que fala, pois conhece bem o terreno. Obrigado pela sua opinião e fica o convite para daqui a uns dias. Um abraço

Unknown disse...

Completamente de acordo,Fernando...um festival assim tão guloso,deveria atrair muitos «gulosos»a Sintra....