sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SINTRA: REVIVER A ESTEFÂNIA?...NEM SEI QUE DIZER...

Quantas vezes penso se valerá a pena andar por ruas, vielas e zonas pedonais, desejando que nelas se realizem eventos que aproximem pessoas diferentes, onde se façam novos conhecimentos, a partilha por outros e livremente para todos.

Há dias, entusiasmei-me com uma faixa, bem alta, convenientemente publicitária: - Com o apoio da Junta de Freguesia de Sintra (Santa Maria e S. Miguel), iria realizar-se, de 19 a 24 de Agosto, a "Semana da Fotografia". Logo na Av. Heliodoro Salgado.

O "alto" patrocínio, bem visível, parece não enganar ninguém 
 
 O folheto assinala alguns estabelecimentos na..."VENIDA"

Imaginei a Heliodoro Salgado ocupada por cavaletes e painéis, numa jornada de promoção da fotografia, tudo incentivando a apreciação lúdica da arte de gravar imagens e pormenores, sentimentos e paisagens.

Defensor da excelência do espaço, acreditei que a pedonal seria um local de encontros, quiçá de debates culturais sobre os temas, objectivo que não se consegue Loja a Loja. Dizia-se "REVIVER A ESTEFÂNIA", isto é, torna-la VIVA. Um pouco assim:
 
Brasov, Roménia, exposição em zona pedonal 
 
Não vendo fotografias, quando levavam cavaletes vazios para a escadaria da Pensão, foi-me dito que "As fotografias estão dentro dos estabelecimentos assinalados" e que, "na zona pedonal não, porque isso era com a Junta e com a Câmara".
 
Teria então de, Loja em Loja e depois da saudação, manter-me em silêncio ou entrar no mundo dos proprietários e colaboradores do estabelecimento, a que se seguiria o "até já", "até logo", ou o "já vi e até à próxima".  
 
É de enaltecer a disponibilidade dos estabelecimentos, mas nada obstaria a que, na via pedonal, se instalasse o núcleo central da "Semana da Fotografia", sem prejuízo do previsto para o último dia (em que não poderei ir). Para isso servem as pedonais... 
 
Fiquei desiludido e abalei. Nestas pequenas coisas se vê a capacidade de quem gere os territórios, tanto mais que estaremos perante súbitos "Independentes"  que são mesmo independentes destas aberturas culturais...
 
O erro deve ser meu, porque - para mim -  dinamização local não é uma questão de palavreado, folhetos ou entradas e saídas em estabelecimentos. É de sensibilidade para envolver as populações em projectos largamente partilhados.
 
Recordei a bela frase que em tempos me atirou o meu amigo João Pequeno: "Quem não sabe saltar à corda, tropeça a mexer os pés". 
 
 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Senti precisamente o mesmo!
E, ao tomar café no Tirol, onde vou por vezes, porque nas outras não tive "lata" para entrar, vi 2 fotos.
Triste terra nossa que nunca mais Reviverá.

Anónimo disse...



No Tirol? Estive lá e nada vi. Afinal a Junta de freguesia pagou ou não os cartazes?
Como apoiou'?

LAMENTAVEL