quarta-feira, 29 de maio de 2013

SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DE SINTRA

Por certo, só dificuldades de agenda impedirão que V.Exa. acompanhe as operações de bloqueamento de viaturas, desde há uns tempos levadas a cabo em Sintra pela Polícia Municipal, prática que não poderá desconhecer..
 
Teria a oportunidade de avaliar - em directo - os transtornos e prejuízos causados a pessoas que, acreditando nas campanhas, sonharam visitar Sintra, sem imaginarem os momentos pouco felizes por tanta dedicação às multas.
 
Não é que não existam desrespeitos por parte de alguns automobilistas. Mas poderia existir um aceitável equilíbrio que só prestigiaria as instituições.

Obrigada que está à boa imagem, a Câmara deveria prevenir as infracções como prova de boa fé. Isto é, onde não se deve estacionar use-se a sinalética adequada e não a sua omissão, porque a muitos turistas o Código português não diz nada.
 
Ainda anteontem, no Largo Dr. Carlos França - sem qualquer sinal proibitivo - o bloqueamento foi aplicado, alegadamente porque "sendo uma via com dois sentidos, o estacionamento não permite o cruzamento de duas viaturas".
 

Visível o espaço disponível para circulação rodoviária
 
Em sentido diferente será a interpretação do Artº. 49º. do mesmo Código, que proíbe "parar ou estacionar a menos de 5 metros para a frente e 25 metros para trás dos sinais indicativos da paragem dos veículos de transporte (...)".
 
Com efeito, como mostra a foto que segue, a não aplicação do Código  permite parqueamentos rentáveis, sem preocupações pela congestão da circulação no local sempre que os autocarros são obrigados a parar no meio da via.
 
Artº. 49º. do Código da Estrada não se aplica aqui?
 
Em tese, estando V.Exa de Presidente de Câmara há quase 12 anos, não se resolveram os problemas do Centro Histórico relacionados com acessibilidades, excesso de trânsito, falta de estacionamento e parques dissuasores.
 
Em consequência, milhares de visitantes não chegam a poder saír dos carros onde se deslocam - estranha forma turística de visitar um lugar tão nobre - e, se o fazem, correm o risco de aumentar o pecúlio camarário. 
 
Neste quadro, as acções bloqueadoras - nalguns casos e locais - talvez devam depender de ajustamentos na sinalética, evitando-se desagrados oponíveis ao TURISMO de Sintra, pelas acções que, sendo legais, não são facilmente entendíveis.
 
E a Autoridade Municipal com tantas outras frentes para se dedicar...
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

Rui Duarte disse...

De certo, este turista nunca voltará a Sintra. Ele e com com ele falar...

Anónimo disse...

Os turistas não voltam.... e nós que vivemos cá? qualquer dia teremos que "meter os carros no bolso", porque não temos onde os parar. Quantas voltas e voltas se dá, e nem pagando se consegue largar a viatura, nem na Estefânea, nem Vila e muitas vezes até na Portela? Resta-nos S. Pedro?
Muitos moradores estão agora até proibidos de parar nas suas ruas, sob ameaça de reboque por serem de 2 sentidos, ruas escuras e íngremes por vezes, o que torna a vida destes conterrâneos uma tortura, sem que ninguém queira resolver os seus problemas.
Deve ser a tal teoria do: estás velho?, não vais a pé? o melhor era morreres...

Fernando Castelo disse...

Caros Rui Duarte e Anónimo,
A situação tem contornos pouco compreensíveis. Sintra até se dá ao luxo de ver a circular, frequentemente, um reboque que deve ter a receita garantida.
Na rua João de Deus e na volta do "Caracol" ( o seu seguimento até ao largo do Morais), tal como na rua Francisco dos Santos também se fazem bloqueios e multas a quem arruma lá os carros. Curiosamente em frente à GNR há um espaço reservado para a GNR e estão lá sempre carros particulares arrumados e ninguém multa. Por outro lado, a Polícia Municipal é mais Sintral.
Começo a admitir que será por influência da EMES que isso está a ser feito, como forma de empurrar os estacionamentos para as zonas pagas, claro com apoios superiores.

Anónimo disse...

Fui indagar... na R. Francisco dos Santos se param fora do passeio estão a ocupar uma das faixas (os moradores também), se param em cima do passeio é o outro Artº.. Ora, vão parar na Volta do Caracol e aí não bloqueiam, mas até à Rua das Murtas também são 2 sentidos e só passa um de cada vez... e é aí que os visitantes param para ir trabalhar ou ao ACT ou a um organismo Florestal que há no Morais.
Os moradores já fizeram várias exposições (depois de multas e bloqueios) mas as autoridades não querem só 1 sentido na rua!

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo,
Obrigado pela achega.
Há sempre um pretexto para multar. Na Volta do Caracol também pessoa amiga foi multada pela GNR.
Moral da história, quem quer ir trabalhar é melhor ir para o IC19, poluir, perder tempo e gastar combustível.
Até que ponto a empresa que gere o parqueamento estará metida nisto?
De qualquer forma Seara é que é responsável.
Um abraço
Fernando Castelo