sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SINTRA: 2007/2012 - 1882 DIAS À ESPERA DO FONTANÁRIO...

SERÁ QUE NÃO HÁ RESPONSÁVEIS PELO PATRIMÓNIO SINTRENSE?

É verdade, caro leitor: Há mais de cinco (5) anos que o Fontanário Neo-Manuelino da Estefânia sofreu o roubo da parte superior. Digo roubo, porque foi isso o anunciado.

Poucos dias depois, por decisão a um elevado nível (os trabalhadores precisaram de ordens) foi retirado do local o que não foi roubado, portanto a peanha de suporte e as cubas intactas.

O pavimento, rapidamente reparado como se nada lá tivesse existido.

Era este o nosso Fontanário, património histórico que exige respeito:


Hoje, no local onde existia o Fontanário, continua o vazio.

O Senhor Presidente da Câmara e o seu Vice-Presidente - também Vereador do Ambiente e Gestão Urbana, onde se enquadrará esta problemática - passam diariamente no local mas talvez não se tenham apercebido de que algo ali falta.

Algum deles terá dado ordens para a retirada do Fontanário?

É de admitir que múltiplos afazeres, quiçá de novos projectos para candidaturas autárquicas, não disponibilizem tempo para a prestação de contas e esclarecimentos sobre este património. Que bela prova da Dedicação que ambos prometeram.

É certo que, para quem anda por Sintra há 11 anos - pormenor que deve ser realçado - cinco anos à espera da recolocação do Fontanário no seu local pode ser uma ninharia. Para nós é uma vergonha este tempo de espera. Esta angústia por nada sabermos do que se passa com o que é nosso:


Evidentemente que não surpreenderia o súbito aparecimento do Fontanário no local.

Começando em breve a contabilização de obras levadas a cabo, a recolocação do Fontanário, bonito, limpinho e recuperado, ajudará às fotos da praxe.

A que se seguirão os elogios - a que nos vamos habituando - pela excelente obra, inteligência quase artificial, ou elevada sapiência.

Onze anos de Dedicação exemplar...



Sem comentários: