quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SINTRA: ACESSO À PENA, MAIS BARATO...

DEFENDER OS UTENTES DEVERIA SER OBRIGAÇÃO AUTÁRQUICA...

A AMTL – Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa deu-me conhecimento de que, desde 15 do corrente, o acesso à Pena, utilizando a carreira 434 da Scotturb, terá o custo de um só percurso – 2,75€ – igual ao que é praticado na descida:

 
A anómala situação foi divulgada em tempos num jornal local e retomada neste blogue em Junho de 2011sem que se conheçam quaisquer actos ou medidas da Câmara Municipal e dos responsáveis pelo Turismo tendentes à justa adequação do preço.

Face à aparente indiferença do Município de Sintra e sua Área de Turismo, que deveriam providenciar a correcta aplicação dos tarifários,  o assunto foi exposto à Autoridade Metropolitana que agora deu razão à reclamação apresentada.

Desta forma, o cidadão atento torneou, com êxito,  o notório desinteresse que os políticos, tantas vezes, manifestam perante pequenos e grandes problemas.

Não basta falar-se do Romantismo, é preciso ir-se mais longe porque o turismo – se bem administrado – é um segmento poderoso para o desenvolvimento económico.

A situação agora resolvida era violenta e injusta para os utentes, desagradável para a imagem turística, constituindo – no campo ético – uma exploração injustificada que deveria ter sido rapidamente proibida pela autoridade autárquica local.

Os autarcas são decisores que devem estar atentos ao que se passa no território, conhecer os problemas, não lhes ficando nada mal que atentem no que os cidadãos fazem para os alertar. Só assim evoluem as sociedades.

Este pequeno episódio dá para ver como funciona Sintra e o seu Turismo.

Os utentes, a partir de agora, passam a pagar apenas o trajecto que utilizam.







3 comentários:

Anónimo disse...

Vale sempre a pena reclamar! É uma vergonha que os principais responsáveis não tenham mostrado qualquer interesse na regularização desta situação. Convinha-lhes ...

António disse...

Eu próprio fui ludibridao por esta situação, reclamei na altura com o cobrador, dizendo-lhe que era uma injustiça e um roubo. Claro que nada adiantou e eu também fiquei por aqui. Mas, ainda bem que existem cidadãos com mais preocupação e que não se ficam por um simples desabafo. Provou-se
assim que estes contactos não são muito transparentes.Obrigado Sr. Castelo todos ficaram a ganhar.

Anónimo disse...

Parabéns por esta vitória Sr Castelo, é pena que exista uma câmara municipal que pouco se interessa por estes assuntos...