sábado, 18 de agosto de 2012

SINTRA: TURISTAS OU SEM-ABRIGO?


Senhor Dr. Fernando Seara, Presidente da Câmara Municipal de Sintra
Senhor Dr. Marco Almeida, Vice-Presidente e Vereador do Ambiente

Não podem V.Exas. desconhecer que, por ausência de decisões adequadas e rápidas, o parque de estacionamento automóvel do Rio do Porto, ligado ao Centro Histórico, está a converter-se  – vamos a ver se definitivamente – numa área de auto caravanismo selvagem.

Receia-se, até, que as autoridades recebam indicações para não intervir, pois se assim não fosse a situação de forma alguma se arrastaria como está a suceder.

O deixar arrastar, desta forma, um problemas que teria sido facilmente resolvido à nascença, permite diversas exprapolações sobre as capacidades efectivas de gerir um território modesto como o de Sintra. Como seria se a situação fosse complexa? 

Ontem, pela manhã, quem passasse no local,  para visitar o Museu Anjos Teixeira ou procurar um lugar para estacionar o carro,  deparava-se com estas imagens:

A manhã ia alta, mas o local acolhedor

Por falta de autoridade camarária, uma zona nobre de Sintra passou a dormitório ao ar livre

Neste lado do parque eram...12 os dormitórios


É disto que V.Exas.,  os dois mais altos responsáveis autárquicos,  entendem ser adequado ao prestígio de Sintra e da sua riqueza histórica?

Ou será que estamos perante um novo paradigma de contornos eleitorais, de dedicação a Sintra ou fora dela,  como um novo patamar de desenvolvimento turístico?

Os sintrenses – e talvez os lisboetas – gostariam de saber.

Sintra não merecia isto.


32 comentários:

Anónimo disse...

Não é altura para tomar decisoes incomodas .É altura para fechar os olhos e fingir que não se vê nada para não desgastar a imagem.

A um passo de Lisboa e agora é que ia entrar em polémicas ???

O homem às vezes ter um ar assim para o esquisito mas não é parvo .

E depois, quem vier a seguir que se amanhe.

Sintra já não dá para chatear.

Não deveria ser mas é assim.

João Figueiredo

Luís P. Sobral disse...

Às vezes tá lá um homenzinho q ajuda a arrumar carros e logo aparecem os sapos a chatear mas para campistas nem olham.

Anónimo disse...

E essas pessoas onde fazem as suas necessidades? certamente será na via pública.

Enfim...

Anónimo disse...

Que decadência, é o que lhe digo. Confesso que me assutei quando vi estas imagens. Um dia está lá alguem morto e ninguém dá por nada. Julgam que são os sacos-cama dos turistas campistas.

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo ou Anónima, a água corre ali mesmo ao lado. Este tipo de "turismo" até é digno de se encostarem a uma árvore e...esta a Sintra que Seara nos deixa e aquela para onde quer ir o seu Vice-Presidente...

Anónimo disse...

O Seara sempre foi um presidente sem capacidade e competência para gerir este concelho, disso nunca tive dúvidas. MAs em relação a esta situação dos campistas selvagens devo frisar que é algo que não me incomoda visto que muitos deles deixam a área por onde passam muito mais limpa do que muitos munícipes. Compreendo que para os seus olhos frágeis seja dificil ver pessoas dentro de um saco cama a dormirem com um sorriso nos lábios por desfrutarem de um sitio tão bonito como a nossa vila sem terem que se tornar nuns turistas abastados que podem pagar por um quarto de hotel ou ficar fechados em 4 paredes, mas tenho pena que na sua vida provavelmente não tenha desfrutado deste tipo de experiências pois se adormecesse olhando para as estrelas provavelmente iria dar outro tipo de reconhecimento a esta liberdade cada vez mais rara.

Fernando Castelo disse...

Caro (ou cara ?)Anónima,
Compreendo os seus gostos. Aceito que a minha visão esteja tão frágil que não permita a bela imagem do céu através dos sacos-cama onde as pessoas se embrulham para dormir. Ainda por cima, isto é, por debaixo de uma frondosa árvore que tapa as estrelas. Felizmente a sua visão será tão valiosa que conseguirá ver as estrelas em espaço limitado.
Muito seriamente, até lhe sugiro que procure arranjar um abaixo-assinado para que o local se tranforme num local para observação colectiva de estrelas, contrariando o princípio de serem observadas em planícies ou elevações.
Já agora, porque falei em abaixo-assinado, recordarei que em em 2001esteve previsto naquele local um silo de estacionamento automóvel, que - veja bem - teria entrada pela Volta do Duche. Um grande movimento lutou contra isso e agora, das mesmas pessoas que não queriam o silo (insisto, entrava-se pela Volta do Duche...) invocando a história de Sintra, NEM UMA PALAVRA SOBRE O CARAVANISMO E CAMPISMO SELVAGEM. Cada vez penso mais que era por entrar pela Volta do Duche...
Boa noite.

Anónimo disse...

Caro anónimo, devo dizer-lhe que escolheram o sítio errado para observar as estrelas. Sintra está sempre sob um manto de nuvens ... Talvez à porta de sua casa se vejam melhor, porque não convidá-los a ir até lá? Isto da liberdade tem muito que se lhe diga ...

Vladimir disse...

Nao perceber ver estrela lá em baixo,tudo dentro carros,eu ser ignorante nao parvo.

Anónimo disse...

Para perceberem o que é autocaranismo.

http://www.mendesbota.com/menu_home/pdf/20090513il.pdf

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo,
Muito obrigado por nos ter remetido para um Projecto de Lei apresentado pelos Senhores Deputados Mendes Bota e Nuno da Câmara Pereira.
O Projecto explica tudo.
Prevê as Áreas de Acolhimento de Caravanismo e auto caravanismo, com as infraestruturas adequadas e indispensáveis.
Como Sabe - bem melhor do que eu - tão relevante Projecto de Lei foi reprovado pelos votos do PS, do PCP, do BE, de Os Verdes e de 1 Deputada não inscrita.
Assim se permitiu a anarquia, sempre que os Municípios não têm capacidade para tomar decisões adequadas a tão relevante prática, mas que terá de obedecer a regras.
Mais uma vez, grato por tão relevante esclarecimento.
Fernando Castelo

Anónimo disse...

Há regras para os verdadeiros autocaravanistas ler em:

http://www.fpa-autocaravanismo.pt/#!__boas-praticas

A Federação Portuguesa Autocaravanismo está situada em Sintra.

Grato pela sua atenção.

Fernando Castelo disse...

Muito obrigado por mais esta contribuição. Como é óbvio, a falta de regras estabelecidas pela Autarquia sintrense, nomeadamente tempo de paragem nos locais ou a existência de áreas reservadas para tal fim com a devida segurança, são as principais causas da anarquia que se vive no concelho. Então os auto caravanistas não preferiam estar num local adequado,com segurança, ligações eléctricas, sanitários e água disponível, em vez de sujeitos a eventuais perigos? Não digam que não há espaço no concelho de Sintra...
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Será que essa entidade tem conhecimento do que se passa? Se sim, já fez alguma coisa junto da CS para contornar esta situação? Ou será que tem conhecimento, mas tem que andar a favor do vento? Sr. Castelo, por acaso, já lhes denunciou esta situação?

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo,
Álguma vez seria possível que na CS não soubessem? De várias fontes: funcionários que nem conseguem utilizar o parque estacionamento automóvel; ainda não há muito tempo, dizia o Sr. Presidente (em directo na TV) dava a entender que todos os dias faz o percurso da Volta do Duche a pé, o que pressupõe olhar para baixo; a polícia municipal passa por lá e não omite, pela certa, o quadro com que se depara. Quem poderá dar instruções para as autoridades não actuarem? Eu nem sou autoridade...
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Caro Castelo, estava a referir-me à Federação Portuguesa de Autocaravanismo ... Se tinham ou não conhecimento desta situação. Quanto ao sr. presidente, esse só tem olhos para o Benfica. Era um favor que fazia a Sintra e aos sintrenses, se fosse embora.

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo, como indicava CS entendi que era a Câmara de Sintra. Na realidade à FPCaravanismo não coloquei nada, mas a situação parece ter sido ultrapassada a partir do post das 14,32. A estar certo...
Obrigado

Anónimo disse...

Tenho pena da sua completa ignorância em relação a «este tipo de turismo» , sr autor deste blog, os seus devaneios são ofensivos para mim e para muitos de nós autocaravanistas. Por favor informe-se melhor antes de começar a disparar verdadeiros disparates publicamente, se quiser até pode começar por visitar o interior de uma autocaravana em qualquer stand, tem mais condições que muitos apartamentos (quem sabe até mais do que o sítio onde o sr. mora)! As pessoas que utilizam autocaravana devem pautar-se por regras e princípios mas claro, como em todos os grupos de pessoas, há de tudo, os respeitadores e os prevaricadores. A polícia pode e deve actuar em caso de infracção, aliás, se actuasse mais, seria melhor para todos. Campista não é o mesmo que autocaravanista, embora o possa ser dentro dos parques de campismo e locais autorizados, efectivamente se assistiu a actos de campismo fora dos locais autorizados, pode e deve o sr denunciá-los às autoridades, é um favor que nos faz a todos.
A autocaravana é um veículo ligeiro que paga imposto de circulação e pode estacionar onde for permitido aos veículos ligeiros da sua categoria, se porventura está alguém lá dentro a dormir confortavelmente quando estacionada,em que é que isso o incomoda? também o sr pode dormir dentro do seu automóvel(se o tiver). Já abrir toldos e janelas, mesas cadeiras espreguiçadeiras roupa estendida fogões grelhadores despejar águas...se a autocaravana aparcada tocar no chão com mais do que apenas as 4 rodas isso é prevaricar, óbvio!
Desista da idéia de que os autocaravanistas são um grupo de indigentes meu caro sr, olhe que está muito enganado! Eu e o meu marido, temos autocaravana felizmente por não falta de dinheiro (que são caras), não por não irmos para hotéis quando nos apetece que continuamos a ir, mas POR OPÇÃO, é questão de se informar melhor.
Gente que não tem higiene também nós os autocaravanistas condenamos.
confundir-nos com sem abrigo ou drogados é deveras OFENSIVO !

sugiro que se informe um pouco melhor sobre nós já que ''anda na net'' com tanta desenvoltura não deverá ser difícil.

Frederico Saraiva disse...

Sr. Fernando Castelo, não queira comparar as duas primeiras fotos com a terceira, aquela em que o senhor fala em dormitórios, não não dormitórios, são autocaravanas, devidamente legalizadas, pelos vistos bem estacionadas e na maioria dos casos quando abandonam o local deixam-no limpo. Por favor, não misture politica com os euros que esses turistas levam para Sintra e que certamente são bem recebidos pelos comerciantes locais. Pelo que vejo na terceira foto não há toldos abertos, não há mesas nem cadeiras na via pública, onde está então o campismo selvagem?
Frederico Saraiva
(Autocaravanista Itenerante)

José Ricardo Pires / jricardopires43@gmail.com disse...

Caro Sr Sintense,é notória a sua ignorância quando mistura campismo selvagem com autocaravanismo, ou melhor, com viaturas designadas autocaravanas, com existência legal no país tal como a sua (presumindo que tem um automóvel, que pagam impostos como todos e que são regidas, quando estacionadas, pelo código da estrada. Para sossegar um dos comentaristas informo que estas viaturas estão dotadas de casas de banho e não necessitam de poluir como fazem alguns automobilistas menos civilizados que, nem por isso,são proibidos de estacionar. Para mais esclarecimentos: José Ricardo Pires Tm 934143666

Fernando Castelo disse...

Cara Anónima e senhores Frederico Saraiva e José Ricardo Pires,

Creiam que tenho o maior respeito pelas práticas audáveis de vida ao ar livre, nas quais se enquadra o auto-caravanismo.

No entanto, e cada vez mais, se deveria exigir - mais os senhores do que eu que não sou praticante - a existência de parques devidamente habilitados, estruturalmente disponíveis para que possam beneficiar, com segurança, dessa prática.

Não é o Centro Histórico de Sintra o local adequado a esse fim. Por várias razões, incluíndo a segurança dos proprios praticantes.

Depois, como infelizmente se vai verificando, começam a surgir os "apêndices", que dormem em qualquer lado, de qualquer forma, com higiéne ou não.

Sei perfeitamente das condições de comodidade que muitos usufruem (há até quem venda as suas casas para depois adquirirem auto-caravanas luxuosas, (o que até evita o pagamento do IMI, como sabem) podendo viajar por onde mais gostam.

Quanto às questões económicas...bem, que mal estaria Sintra se fosse essa a fonte privilegiada de receita.

A grande questão é outra: Sintra tinha obrigação de fomentar a existência de parques de campismo e caravanismo, com as lojas de apoio para alimentação e outro consumíveis. Água. Electricidade. Esgotos.

A não oferta dessas estruturas (porque não se manifestam sobre o parque da Praia Grande estar encerrado?) não pode ser superada com o parque de estacionamento do Rio do Porto.

Terão lido o projecto "Botas" sobre caravanismo? Ele era claro no conforto que deveria ser oferecido.

De resto, podem chamar-me o que quiserem, porque da matéria - pelo mundo - tenho observado muito. Melhor, vejo como são as proibições em locais históricos.

Façam boas viagens, mas, sinceramente, usem parques oficiais, vigiados, seguros, não corram riscos diversos.

Com consideração,
Fernando Castelo

Anónimo disse...

Boas. Depois de ler o que aqui se escreveu percebi que o problema consiste na falta de informação sobre o que é o autocaravanismo. A ignorância sobre este tema leva a que mesmo pessoas de boa fé digam ou escrevam grandes disparates. Existe muita informação na net, para quem quiser ter esse trabalho, que evitaria situações como esta. Com todo o respeito pelo autor do Blog, mas convém informar-se e escrever depois.

Fernando Castelo disse...

A ver se nos entendemos. As Câmaras têm legitimidade para fixar os seus regulamentos sobre estacionamentos, competindo às autoridades existentes a verificação do respeito pelo decidido.

De outra forma, cada um faria o que muito bem lhe apetecesse, e tudo na paz do Senhor.

A Câmara de Sintra não proibe a circulação. Condiciona os locais para permanências por certo tipologia de veículos.

Para terminar este debate, notarei que o quadro que se está a criar junto ao Centro Histórico é uma vergonha, sabendo-se que alguns autocaravanistas são responsáveis e outros nem tanto (tenho piores fotos).

De qualquer forma, apesar de ser sempre essa a ênfase das minhas intervenções (agradeço desde já a Carlos Rosado por ter dado uma idéia) ainda não vi por aqui qualquer comentário onde se desenvolvesse um movimento PARA EXIGIR A EXISTÊNCIA DE PARQUES DEVIDAMENTE MONTADOS E COM ESTRUTURAS PARA O CARAVANISMO LIVRE MAS ENQUADRADO. Realmente, como sabem, isso também tem custos mas, sem eles, cada um vai para onde quer e por lá estaciona. Se este princípio não é selvagem, dêem-lhe outro nome. Claro que é gratuito, mas caramba, não se justificará que - ao menos - se tenha segurança?

Por fim, perguntaria se o que fazem junto ao Centro Histórico de Sintra conseguiriam fazer noutras paragens, em Portugal ou no Estrangeiro? Pelo menos lá fora experimentem e vejam os resultados.

Com consideração,

Anónimo disse...

Há quem ainda não tenha entendido qual o principal problema desta situação ... O que se pretende é que a CMS crie infra-estruturas adequadas para este tipo de prática, seja campismo ou autocaravanismo, de forma a evitar o que está acontecer actualmente! Nunca eu vi, e viajo bastante, turistas a dormir num colchão em pleno centro histórico de um destino considerado Património Mundial da Unesco...

José Ricardo da Silva Pires disse...

Caro Senhor Fernando Castelo é óbvio que o Sr. quer ter razão e isso impede-o de raciocinar.
Senão vejamos: - “As Câmaras têm legitimidade…” - MAS a Constituição da República, lei hierarquicamente superior, impede-as de discriminar os cidadãos. Todos somos iguais perante a lei pelo que não podem deixar estacionar TODO O TIPO de viaturas ligeiras, mesmo os furgões das “etnias nómadas” (claro que sabe a quem me refiro), MENOS AS AUTOCARAVANAS. Não podem deixar que TODOS durmam, se lhes apetecer, dentro das suas viaturas, MENOS OS AUTOCARAVANISTAS (que até são únicos cujas viaturas estão homologadas para o permitir).
A FPA – Federação Portuguesa de Autocaravanismo e todos os clubes de autocaravanismo responsáveis que conheço, divulgam pelos seus associados as normas de boa prática. Por outro lado a poluição da via pública é um caso de polícia punível pelas leis existentes. É só cumprir e fazer cumprir a lei e punir quem não a cumpre. Não li nada nos seus comentários que aponte neste sentido – apenas persegue as autocaravanas. Porquê?
Repare que nas suas fotos quem está a fazer pic-nic são automobilistas e quem está nos sacos cama ou deitado no colchão de certeza que não são autocaravanistas porque estes não têm necessidade de o fazer já que têm mesa e uma boa cama dentro das suas viaturas. Com que legitimidade é que o Sr. deduz que é a partir das autocaravanas que surgem estas situações estando à vista de todos que tal não é verdade? Note que as autocaravanas das suas fotos estão bem e legitimamente estacionadas.
O autocaravanismo é um segmento importante do mercado nacional de turismo e não estamos em condições de o desprezar. Contribui para a riqueza nacional com dezenas de milhões de euros anuais. Não tendo carácter sazonal, preenche uma lacuna que o restante turismo ainda não foi capaz de preencher. Também moro em Sintra e na estação baixa verifico que é notória a falta de turistas no centro histórico que amplamente refere.
Os autocaravanistas, se forem acarinhados e não expulsos como parece querer que aconteça, podem suprir essa falta. Precisamos de todos!
Também estudámos o projecto “Bota” e embora concordemos com a necessidade de existir uma lei que impeça que cada um legisle à sua vontade, muitas vezes de forma absurda e quase sempre de forma discriminatória e portanto inconstitucional NÃO CONCORDAMOS que se obriguem os autocaravanistas a recorrer a parques ou qualquer outro tipo de áreas de alojamento. Já acima afirmámos e reforçamos – os autocaravanistas são cidadãos iguais a todos os restantes e por isso têm os mesmos direitos de estacionamento para as suas viaturas. Pensamos que será a qualidade e o preço da oferta que poderão levar os autocaravanistas a optar pela utilização dessas infraestruturas e NUNCA por obrigação.
A FPA já se manifestou nesse sentido embora pugne pela oferta de infraestruturas de acolhimento que captem este tipo de turismo itinerante porque a sua principal característica é a mobilidade.
Para terminar, se tiver o trabalho de se deslocar ao mosteiro da Batalha poderá encontrar, ao longo de todo o ano, muitas autocaravanas no largo que fica mesmo atrás do monumento, no centro povoação, junto ao comércio e á restauração locais. Também encontrará, umas dezenas de metros mais longe uma área de serviço para autocaravanas em boa hora construída pela autarquia.
A FPA já fez uma intervenção numa reunião da Assembleia Municipal de Sintra apelando para a necessidade de construir infraestruturas de apoio ao autocaravanismo. Depois disso já foram construídas duas (1º de Dezembro no Ramalhão e Santa Susana) esperemos que surjam mais.
Penso que terá finalmente ficado totalmente esclarecido. Peço-lhe que deixe de perseguir as autocaravanas.
Continuo ao dispor para mais esclarecimentos.
José Ricardo da Silva Pires
(Presidente da FPA)
Tm 934143666 / jricardopires43@gmail.com

Fernando Castelo disse...

Caro Senhor José Ricardo da Silva Pires,
Grato pela sua missiva.
Tem muita razão nalguns pontos, nomeadamente a falta de estruturas em Sintra. Mas isso não se resolve com o Parque do Rio do Porto. Ali, por minha opinião e de muitas outras pessoas, não é o local adequado a que se pernoite em autocaravanas. Depois, como sabe, estas situações toleradas chamam outras piores (de que dei exemplos). E assim sucessivamente. Ora, meu caro, Sintra merece muito mais do que respeito, exige a verdadeira dedicação para que a sua imagem seja impoluta...a que certas imagens não ajudam. Ontem, pela manhã, fiquei chocado ao ver da Volta do Duche um casal de turistas italianos a fotografar lá para baixo. Riam, depois apontavam para as ruínas das casas pombalinas que foram embrulhadas (tal como muitos de nós), desviavam para umas toalhas espalhadas pelo chão e outra pendurada na porta da caravana talvez para secar. Isto num centro histórico?
Enfim, tudo se terá de resolver, mas para bem do turismo e da nossa vida colectiva.
Cumprimentos,
Fernando Castelo

Anónimo disse...

Caro amigo, sobre este assunto, aconselho-o a consultar algumas páginas do facebook em:
http://www.facebook.com/#!/clubeautocaravanista.saloio
http://www.facebook.com/#!/groups/218900718156628/
http://www.facebook.com/#!/groups/300722156631072/

Cumprimentos autocaravanistas itinerantes

Eduardo Silva

Fernando Castelo disse...

Caro Senhor Eduardo Silva,
Julgo que o artigo hoje publicado ajuda a esclarecer a minha posição. Da mesma forma, dos endereços que fez o favor de me enviar, em nenhum vislumbro a defesa de estacionamento fora de zonas preparadas para a prática. UMa delas, até, indica onde - no concelho de Sintra - se pode fazer caravanismo.
Talvez o que escrevi tenha merecido leituras pouco cuidadosas e difusões alargadas que, nalguns casos, geram comentários quase fora do contexto.
No entanto, continuo convicto de que, junto ao centro histórico de Sintra, só por manifesta incapacidade da autarquia a situação se tem agravado.
Grato pela sua informação,

Anónimo disse...

O Senhor está preocupado com que um casal de italianos diz, é porque o senhor nunca foi a Itália. Porque se tivesse ido não ficava chocado, mas sim chamava-os à atenção porque o pais deles não é exemplo para ninguém. Lá passam-se coisas que em muitos países africanos nunca vi acontecer, tendo muitos anos de trabalho pelo o continente africano, sim trabalho e não turismo.

Fernando Castelo disse...

Pois caro Anónimo, as minhas preocupações estão com as imagens que o nosso país dá. Admito que ter visto em Itália o que quer que seja o choquem, mas não devemos dar exemplos iguais. Aliás, a 7ª economia do mundo, por certo terá de ter problemas, nomeadamente resultantes dos fluxos migratórios clandestinos que chegam de África todos os dias. Vá até Pisa e veja os toldos de vendedores africanos, que as autoridades aceitam para que não se dediquem a outros fins. Depois não se esqueça de que a partir de 2007 (porque as autoridades romenas decidiram acabar com nómadas a viver de subsídios e obrigatoriamente a registarem os filhos nascidos (tal como na Bulgária), o primeiro país para onde foram foi a Itália pelas facilidades da língua. A grande maioria viria depois para Portugal e ESpanha, onde recebem subsídios vários.
Itália tem problemas? Tem sim, mas não me confortam e os turistas italianos, ao vir cá, será para conhecer a nossa história e os nossos lugares.
Sei que o Anónimo não pode gostar daquelas imagens. Tal como eu não gosto.
Porque além de serem Portugal, são oferecidas numa Vila que faz parte do Património da UNesco, tal como Florença, Tivoli e outras tantas cidades ou Vilas Italianas.
Votos de que continue a viajar.

Anónimo disse...

Discordo totalmente das conclusões que tirou acerca dos link’s que lhe enviei e no que ao estacionamento das autocaravanas diz respeito.
Mais uma vez, as autocaravanas poderão estacionar em qualquer local previsto para estacionamento e por favor , não confunda caravanismo com AUTOCARAVANISMO.
Prometo não mais voltar a este assunto e para terminar deixo-lhe uma excelente reportagem efetuada pela TV PORTUGAL na inauguração da Área de Serviço para autocaravanas (atenção que as autocaravanas não são OBRIGADAS por qualquer lei a lá estacionar) de Santa Susana, freguesia de São João das Lampas.
http://www.facebook.com/photo.php?v=395382017177105

Com os melhores cumprimentos autocaravanistas

Eduardo Silva

Fernando Castelo disse...

Caro Senhor Eduardo Silva,
Muito obrigado por voltar a colocar as sua opiniões.

Não valendo a pena grandes explanações, certamente compreenderá que as autocaravanas "podem estacionar em qualquer local previsto para estacionamento", estando obrigadas a respeitar indicações oficiais (as câmaras assim podem decidir) que o limitem. E tais disposições limitativas não são poucas, por esse país fora.
No entanto, para não deixar que as confusões alastrem, queira notar que não me pronuncio contra o estacionamento. A minha questão prende-se com o estacionamento para efeitos de apoio a pernoitas.
Quanto à TV Portugal e à repportagem que refere, parece-me que, no fundo, divulga as boas práticas do autocaravanismo, disponíveis numa Área de Serviço preparada para isso. Nem mais, nem menos, do que aquilo que tenho advogado.
Agora no RIo do Porto ou na Volta do Duche, mesmo juntinho ao Centro Histórico definido pela UNESCO, práticas dessas é que discordo.
Porque não estacionam e passam a noite no Largo Dr. Vergílio Horta, mesmo junto à CMde Sintra? Não há lá nenhuma placa que o impeça.
Em conclusão, os autocaravanistas (que gastam muitos milhares de euros a comprar as suas viaturas) não prefeririam que existissem parques suficientes e adequados no concelho de Sintra? De certeza, mas, por exemplo da Praia Grande há quantos anos esperam uma solução?

Os meus cumprimentos sinceros,
Fernando Castelo