terça-feira, 14 de agosto de 2012

SINTRA: “TURISMO” ENTUPIDO...

As imagens são de hoje, mas podiam ser de outro dia. Onde as responsabilidades cabem à Câmara Municipal de Sintra, tudo se pode esperar, como iremos mostrar.

Entupido na Visconde de Monserrate e Volta do Duche

O Executivo Camarário e a sua promitente dedicação não resolveram  – em 11 anos – os problemas de estacionamentos ou parques periféricos. Sintra converteu-se numa Vila de “passe” de carros, com milhares a poluí-la, sem que os passageiros desçam. 
  
Entupido na Estefânia
   
O parque do Rio do Porto, que poderia aumentar em número de estacionamentos, ou como hoje é prática noutros Centros Históricos da Unesco, converter-se em zona de lazer com esplanadas e restauração, está a ser ocupado por caravanismo selvagem.

Aqui estão oito caravanas

Lavagem da louça do pequeno-almoço

Mais quatro caravanas

Será este o turismo que os responsáveis querem?

Causa estranheza que, umas vezes, se faça a exaltação de Sintra como segundo território municipal em termos de população, pretensamente para enfatizar o quanto de difícil é a sua gestão. Depois nada se faz em prol da satisfação de quem nos visita.

O Vereador do Turismo, acumula a função com a de Deputado da República, pelo que está limitado nas suas possibilidades. Outro Vereador, das Obras Municipais e Trânsito, quando surge nos ecrãs é mais por ligações ao seu clube de futebol.

Os Vereadores do Turismo e Obras Municipais (ambos do CDS) deveriam ter respondido pelo funcionamento de Eléctrico, mas as TVs foram para outro lado. Curiosidades...

Com o cenário descrito, da responsabilidade camarária, é fácil deduzir que, ao invés de progredir, o turismo de Sintra tem perdido muitas das suas características. As soluções não estão em andar de trem, mas com estudos adequados por equipas conhecedoras da realidade sintrense e inversão das práticas utilizadas.

Alguém se preocupa em receber bem os visitantes?

Referimos os visitantes que, de carro, não conseguem parar em Sintra e abalam. Talvez alguém, depois, os contabilize nas estatísticas, mas são muitos milhares que poderiam ajudar o comercio local se por cá parassem uma parte do dia.

Falemos dos que, vindos de comboio, chegam à estação da CP. Depois de 40 minutos de viagem, talvez sintam necessidade de ir a sanitários. Onde existem eles? Por vezes no parque de estacionamento fronteiro à estação – lá no canto…Nem para esse fim a Câmara avançou com soluções.

Com que impressão e agrado ficarão os turistas que, mesmo junto à paragem onde aguardam transporte para a Serra, são agredidos com contentores de lixo e mau cheiro, encostados ao monumento que é a Igreja de S. Martinho?


Uma amiga, guia turística sueca, hoje queria viajar no eléctrico. Tive de lhe dizer que hoje não. Que de terça a quinta-feira o público em geral não o pode utilizar. Disse-me: “Feliz terra, onde podem ter esses luxos…até que a crise chegue”.

É assim que a Câmara Municipal recebe quem nos visita? É assim que se promove a qualidade turística? É assim que se desenvolve o concelho?

Sintra não merecia isto.

Um sintrense para Sintra. Chega de carreirismos.


3 comentários:

António disse...

iComo Sintrense de gema, partilho inteiramente de mais este testemunho muito elucidativo e pertinente do Sr. Castelo. Também eu faço várias vezes este itenerário, que me leva a casa da minha filha e, sei o tempo que passo na fila. Raramente encontramos alguém a regular o trânsito no centro Histórico, mas Sintra é isto mesmo. Certamente existem grandes interesses em desvirtuar Sintra em favorecimento da Costa do Estoril, é muito antigo, calculem que já vem do tempo em que Sintra tinha Casino. Assim irá continuar, até porque Sintra poucos naturais interessados tem, os outros estão de passagem,(paraquedistas) que desconhecem as verdadeiras potencialidades que Sintra tem para oferecer.

Anónimo disse...

Passei por Sintra este fim‑de‑semana, no domingo, também eu testemunhei o caos no trânsito que ali existe. Como ia de mota, pensei para comigo, estou safo. Mas enganei-me, o único local que existe para as motas é no centro da vila, no entanto é reduzido e está tapado com táxis que estão parados na praça. Fica a escassos metros da tal paragem que mostra na sua fotografia, com o contentor mesmo ao lado ... Também podia deixar em cima do passeio, como muita gente faz, mas como respeito o espaço reservado aos peões, opto por não o fazer. Enfim, após umas quantas voltas lá descobri um cantinho onde não incomodava ninguém.

Mas é como diz o Sr. Castelo, se tivesse ido de carro, o mais certo era dar meia volta e vir embora.

Fernando Castelo disse...

Obrigado pela vossa visita. O que se passa é Sintra no seu pior.