sexta-feira, 6 de julho de 2012

SINTRA: CANDEEIRO CURIOSO, OU A BOLA DE CRISTAL…*

As pessoas param, apreciando o candeeiro negro recém-instalado na esquina da Volta do Duche com o Largo Dr. Vergílio Horta, sobranceira aos Paços do Concelho.


Apesar do tamanho, com 5 lanternas quase em estilo imperial, ninguém ousa dizer que estaria melhor no centro de uma Praça ou do Largo Dr. Vergílio Horta. Ou em frente, onde uma frondosa árvore foi cortada, deixando sítio para o candeeiro…

Uma misteriosa bola

Olhando atentamente, logo foi notado que, por debaixo da lanterna mais alta, há uma estranha bola que parece de cristal, sem que se adivinhe qual o mago que a possa manipular de forma a sabermos o futuro dos sintrenses.


A bola mais parece uma cerejinha grande, disfarçada debaixo do bolo…

Sabendo-se que o local não é mal frequentado, que delinquentes ou gente duvidosa tem dificuldades em lá parar, a bola de cristal não encobrirá formas evoluídas de vigilância numa área pública. Se isso acontecesse, logo se levantariam forças vivas para se saber quem tinha aprovado e quem manipularia o visionamento.

Curioso, com elevada tecnologia

Ao que consta, a luminária, está equipada com tecnologia de ponta, facto que as trombetas dos feitos camarários ainda não espalharam pelo mundo virtual. Silenciar esta mais-valia é susceptível de nos fazer meditar. Mas enfim, há sempre razões...

Sem exigir código, um comando fará soltar notas…musicais. Garanto que ainda não ouvi, mas a caminho de eleições justificar-se-ia um fado de vez em quando.

Outro comando é referenciado por lançar um SOS a que as autoridades responderão de forma eficiente, correcta e afirmativa.

Infelizmente, sem se saber porquê, esses comandos terão sido interditados pela tira negra que abaixo mostramos, impedindo o usufruto por parte de curiosos e aflitos.


Porquê a aparente maldade que nos impede de beneficiar da alta tecnologia?

Como se processa a alimentação?

Caro leitor, seja curioso e ajude a comunidade. Visite o local.

Como a iluminação pública está desligada durante o dia e tão dispendioso investimento é para servir a comunidade, as ofertas tecnológicas do negro candeeiro têm de ser alimentadas durante o dia, caso contrário são só para propaganda.

Não admira, pois, que tal obstáculo possa ter sido superado usando uma linha entubada que vem de um restaurante ali ao lado, onde está instalado o contador.


Tudo para o bem-estar dos munícipes e satisfação dos curiosos..

Resta dizer que o negro candeeiro também pode ser usado para iluminação pública. Ainda bem.

* Há quem diga que faz parte de um conjunto de três. Se é verdade ou não é impossível de confirmar, tal como não se sabe onde poderão ser instalados.




14 comentários:

Anónimo disse...

O Restaurante foi restaurado... será à conta disso? estamos todos a pagar?
Silenciosamente lá puseram o objecto e não temos direito a saber de nada?
Vigiados e lixados, como sempre!

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo, compreendo as suas preocupações que são legítimas, uma vez que, aos poucos, tudo vai acontecendo por Sintra. Obviamente que o restaurante se foi restaurado foram às sua custa, porque o dono é suficientemente conhecido como pessoa séria. O que é estranho é a CMS estar ali tão perto e recorrer a um particular para lá ter um contador de electricidade, facto que faz pressupor que é a partir da linha do restaurante que vai energia para o candeeiro, certamente depois paga pela câmara.
Grato pela sua visita,
Fernando Castelo

Anónimo disse...

É disparate atras de disparate ainda mais nesta altura que nos pedem tantos sacrificios.
Li noutro local que um porta voz da Camara de Sintra confirma que a camara de vigilancia que o candeeiro tem não será utilizada .Então , para que comprá-la ? Mete-me nojo tanta irresponsabilidade e tanto desgoverno de dinheiros publicos.
A camara de Sintra faz o que quer e ninguém supervisiona ?

Não há mais comentários possiveis a fazer.

Estou como o outro - Eu quero voltar para a Ilha !!!!!!

Anónimo disse...

Sr Castelo,

Acabei de ter conhecimento que também existem sistemas de som instaladas em plantas artificiais.

Desejo que alguém da Camara de Sintra se aperceba de tal existencia e mande instalar estas plantas artificiais nos belos jardins e parques que temos em Sintra.

Passear com musica é outra coisa.

Só não consegui perceber se dava para instalar camaras de video vigilancia nas plantas mas como tanbém não são para ligar não deverá ser problema.

João Figueiredo

Anónimo disse...

Esta gente passa-se... plantas artificiais com música na serra.!?! que coisa menos natural e adequada a Sintra.

Anónimo disse...

Ó sr. João Figueiredo e que tal bonecos à imagem do Sr. Presidente, a laia de gnomos espalhados pela serra e porque não pela vila toda, a cantar e com câmaras nos olhos?
A música da serra é ouvi-la, o vento nas folhas, as aves, o silêncio.
sintrense

Anónimo disse...

Tanto comentário...fiquei com curiosidade..fiz uma visita ao local.....mas qual o meu espanto...afinal até está bem enquadrado....com musica??...isso é optimo..deve de ser virtual pois não escutei nada!!....estamos a falar de uma vila dedicada a arte e cultura..musica claro que sim....
aquela bolha é uma camara? .....optimo mais um passo dado no caminho da segurança de quem não tem nada a temer...e não cobiça a carteira alheia... importante sim saber quem utiliza as imagens recolhidas...mas partindo do principio que são agentes da autoridade...optimo!!...

Anónimo disse...

É sempre desagradável saber que vizinhos têm tanto a esconder que lhes faz confusão um câmara de vigilância, uma câmara como aquelas que há por todos os supermercados e centros comerciais.

Anónimo disse...

Candeeiros com câmaras de vigilância? Acho que sim. Deviam estar em todo os candeeiros, apanhavam-se todos os ladrões.

Fernando Castelo disse...

A questão que se coloca é mais complexa, caro (s) anónimo (s). A menos que fosse neste local a eventual existência regular de gatunos que recomendasse medidas especiais de segurança, o que não será o caso.
Por outro lado, a hipótese do local ser vigiado - se devidamente justificado - facilmente seria resolvida com duas ou três câmaras instaladas nos telhados de edifícios vizinhos.
Tratando-se de espaço público, os órgãos autáquicos teriam de conhecer, apreciar e aprovar a situação excepcional da colocação de videovigilância EM ESPAÇO PÚBLICO.
A que está instalada, é demasiado sofisticada, até aparentemente disfarçada, face ao risco.
Não se trata de um espaço privado e há leis de protecção dos cidadãos que devem ser observadas.
Veja bem: porque não as foram colocar nos largos de entrada de muitos motéis que rodeiam Sintra e estão em espaços particulares? Há, aí é preciso discriçao, não é verdade? Até com bonés na cabeça para não existirem reconhecimentos...

Anónimo disse...

Sr. Fernando Castelo, os tais moteis a que o senhor se refere, teem todos eles sistemas de vigilancia instalados para segurança do seu perimetro privado, no entato o que se questiona aqui é a segurança de um espaço publico e do comum cidadão, a legislação actual protege sim, os infractores!

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo, ainda bem que referiu tão bem estas questões de segurança, nomeadamente esclarecer que os motéis (a que aludi)possuirem "sistemas de vigilância instalados para segurança do seu perimetro privado". Agradeço desde já o esclarecimento porque não sou frequentador de nenhum deles nem visitante do perímetro privado.

Sobre este candeeiro-espião, colocado na esquina, com electricidade fornecida a partir de uma casa da comidas (por acaso onde o Sr. Presidente da Câmara às vezes almoça), aparentemente fora do local que seria lógico do ponto de vista estético (opinião minha, evidentemente)poderia inferir das suas palavras que os "infractores" estarão por tal zona, o que desde já recuso admitir.
Avalie o ridículo da situação, pois com tanta tecnologia dizem que está desactivado na vigilância.

Passo por lá e não preciso de ser vigiado, tal como muitos funcionários camarários. Infractores de trânsito? Carteiristas? E concentrações de manifestantes contra as práticas dos autarcas ou para defesa dos seus direitos não os identificam como malfeitores...
Há outros locais bem piores e não se notam tantas poreocupações.
Aliás, com a sua permissão, direi até que às vezes os malfeitores andam de colarinho branco, maltratam os dinheiros dos nossos impostos e nem são vigiados nem presos. Dizem que o candeeiro-espião foi oferecido mas, nem por isso, se prescinde da legislação aplicável. Não foi muito bonito nem democrático, que o candeeiro-espião tenha sido colocado no local sem previamente em sessão de câmara ter sido aceite a oferta.

Poderia continuar, mas, por agora o caro "Anónimo" já viu como se pode dissertar sobre vigilância e perímetros privados? Está justificado que, nalguns casos, seja bom usar um boné enfiado na cabeça, até nos arredores.

Um abraço,

Anónimo disse...

..após todas estas disertações....á boa maneira portuguesa, não se chega a nenhuma conclusão!...."...vigiar a via publica é que não..."..."..posso ser apanhado a atravessar a estrada fora da passadeira...", etc...etc...! Meus caros, temos que ser objectivos, de uma vez por todas, se queremos viver em sociedade de forma equilibrada e salutar, teem que existir regras, e quem não cupre as mesmas, está em infracção e tem que pagar pelos actos cometidos. as camaras de vigilância são meros veiculos de registo, que podem ajudar a ilibar muitos inocentes e a condenar muitos infractores! quem não deve não teme!

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo,
Por certo só agora teve acesso a este meu artigo, colocado quase há 2 meses, que continua a ter actualidade.
Naturalmente que a vigilância é útil, mas não deixa de ter de respeitar regras e leis de protecção dos cidadãos. Não fui eu que fiz as leis, mas espero que também não tenha sido o Anónimo visitante.
A questão coloca-se, mais, até pela desadequação de tal peça ao local da instalação. Aliás, este candeeiro terá de ter uma história mais completa.
Por outro lado, será que é neste local que uma disfarçada câmara se tornaria útil? A quem e porquê? É nesta zona que há carteiristas? Assaltantes de pessoas e bens? Agressores? Que saiba às vezes há, sim, trabalhadores que se manifestam, mas isso justificaria a câmara? Acho que não.
Se a Câmara desejasse a segurança do local, certamente por pouco preço poderia colocar - depois da devida autorização - dois pequenos feixes estratégicamente estudados.
O que está, salvo melhor opinião, é uma aberração, com o ridículo da alimentação eléctrica.
Por outro lado, continua a não se saber onde está colocado o monitor do visionamento. Existe ou não existe? Se existe onde está? Está ligado ou desligado? Se está desligado em que condições pode ser ligado? São feitos testes? Nos testes quem visiona?
Eu não tenho medo que me vejam, mas a Lei, quando foi feita, teria alguns objectivos, não acha?
Cumprimentos,